Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14616 |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre as mudanças realizadas no código de ética da OAB quanto à publicidade, realizadas no dia 15 de julho de 2021, buscando abordar os acontecimentos responsáveis por elas. Além disto, também procurou-se fazer uma análise da qualidade destas mudanças, sob a perspectiva do advogado, tendo em mente aspectos pragmáticos da profissão e perspectivas mais subjetivas, como a visão da “imagem” que a advocacia quer passar. Para isso, além dos acontecimentos recentes, responsáveis pelas mudanças, foi realizada uma análise histórica do direito e da evolução tecnológica e do marketing na sociedade. |
id |
UFJF_42ae762fc801856b63c500ca1e1bffc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14616 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Bruno Stigert dehttp://lattes.cnpq.br/5440392856722878Curi, Abdalla Danielhttp://lattes.cnpq.br/8210803135500787Brum, Idalla Mariahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/Nunes, Gabriel Almeida2022-11-09T17:40:02Z2022-10-132022-11-09T17:40:02Z2021-10-10https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14616O presente trabalho trata sobre as mudanças realizadas no código de ética da OAB quanto à publicidade, realizadas no dia 15 de julho de 2021, buscando abordar os acontecimentos responsáveis por elas. Além disto, também procurou-se fazer uma análise da qualidade destas mudanças, sob a perspectiva do advogado, tendo em mente aspectos pragmáticos da profissão e perspectivas mais subjetivas, como a visão da “imagem” que a advocacia quer passar. Para isso, além dos acontecimentos recentes, responsáveis pelas mudanças, foi realizada uma análise histórica do direito e da evolução tecnológica e do marketing na sociedade.This paper deals with the changes made in the OAB's ( Ordem dos Advogados do Brasil, the Brazilian equivalent of ABA) code of ethics regarding advertising, carried out on July 15, 2021, seeking to address the events responsible for them. In addition, an analysis of the quality of these changes was also sought, from the perspective of the lawyer, bearing in mind pragmatic aspects of the profession and more subjective perspectives, such as the vision of the “image” that the law firm wants to convey. For this, in addition to recent events responsible for changes, a historical analysis of law and technological and marketing evolution in society was carried out.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Direitohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOMarketing jurídicoCódigo de éticaOrdem dos AdvogadosPublicidadeLegal marketingCode of ethicsBar AssociationAdvertisingImportância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocaciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52ORIGINALgabrielalmeidanunes.pdfgabrielalmeidanunes.pdfapplication/pdf184518https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/1/gabrielalmeidanunes.pdf5fa4d0acfb64a2677edce6f7d1ed44d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTgabrielalmeidanunes.pdf.txtgabrielalmeidanunes.pdf.txtExtracted texttext/plain52682https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/4/gabrielalmeidanunes.pdf.txt7678f61ed76a313d23dbfcc63c82424eMD54THUMBNAILgabrielalmeidanunes.pdf.jpggabrielalmeidanunes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/5/gabrielalmeidanunes.pdf.jpg6542650337be610038b57dbf22e0d87dMD55ufjf/146162022-11-10 04:15:59.597oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-10T06:15:59Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia |
title |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia |
spellingShingle |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia Nunes, Gabriel Almeida CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Marketing jurídico Código de ética Ordem dos Advogados Publicidade Legal marketing Code of ethics Bar Association Advertising |
title_short |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia |
title_full |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia |
title_fullStr |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia |
title_full_unstemmed |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia |
title_sort |
Importância da mudança do código de ética da oab quanto à publicidade dos escritórios de advocacia |
author |
Nunes, Gabriel Almeida |
author_facet |
Nunes, Gabriel Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Bruno Stigert de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5440392856722878 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Curi, Abdalla Daniel |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8210803135500787 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brum, Idalla Maria |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Gabriel Almeida |
contributor_str_mv |
Sousa, Bruno Stigert de Curi, Abdalla Daniel Brum, Idalla Maria |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Marketing jurídico Código de ética Ordem dos Advogados Publicidade Legal marketing Code of ethics Bar Association Advertising |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing jurídico Código de ética Ordem dos Advogados Publicidade Legal marketing Code of ethics Bar Association Advertising |
description |
O presente trabalho trata sobre as mudanças realizadas no código de ética da OAB quanto à publicidade, realizadas no dia 15 de julho de 2021, buscando abordar os acontecimentos responsáveis por elas. Além disto, também procurou-se fazer uma análise da qualidade destas mudanças, sob a perspectiva do advogado, tendo em mente aspectos pragmáticos da profissão e perspectivas mais subjetivas, como a visão da “imagem” que a advocacia quer passar. Para isso, além dos acontecimentos recentes, responsáveis pelas mudanças, foi realizada uma análise histórica do direito e da evolução tecnológica e do marketing na sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-09T17:40:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-13 2022-11-09T17:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14616 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/1/gabrielalmeidanunes.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/4/gabrielalmeidanunes.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14616/5/gabrielalmeidanunes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e 5fa4d0acfb64a2677edce6f7d1ed44d6 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 7678f61ed76a313d23dbfcc63c82424e 6542650337be610038b57dbf22e0d87d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813194038905405440 |