A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320 |
Resumo: | O presente estudo objetiva refletir sobre as possibilidades, sem que haja descumprimentos dos deveres éticos do advogado, do uso de práticas de marketing digital no exercício da advocacia, destacando as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Serão examinadas questões éticas relacionadas ao marketing e à publicidade no exercício da advocacia, além de refletir sobre a importância da função social do advogado. Também serão analisadas as principais mudanças ocorridas em relação à publicidade no universo jurídico, considerando a aprovação do uso do marketing pela Ordem dos Advogados, por meio do Provimento nº 205/2021. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, serão examinados os conceitos de marketing que podem ser aplicados à advocacia e as possibilidades de utilização destes conceitos em marketing jurídico. |
id |
UPM_4c9719641799e365e71fb04f3fe80482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/33320 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Joaquim, Isabella CoscarelliVasconcelos , RonaldoMelo, Diogo Leonardo Machado deFavero, Fabricio2023-09-07T00:16:00Z2023-09-07T00:16:00Z2023-06O presente estudo objetiva refletir sobre as possibilidades, sem que haja descumprimentos dos deveres éticos do advogado, do uso de práticas de marketing digital no exercício da advocacia, destacando as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Serão examinadas questões éticas relacionadas ao marketing e à publicidade no exercício da advocacia, além de refletir sobre a importância da função social do advogado. Também serão analisadas as principais mudanças ocorridas em relação à publicidade no universo jurídico, considerando a aprovação do uso do marketing pela Ordem dos Advogados, por meio do Provimento nº 205/2021. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, serão examinados os conceitos de marketing que podem ser aplicados à advocacia e as possibilidades de utilização destes conceitos em marketing jurídico.The present study aims to reflect on the possibilities, without violating the ethical duties of lawyers, of using digital marketing practices in the practice of law, highlighting the restrictions imposed by the Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association (Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil). Ethical questions related to marketing and publicity in the exercise of the practice of law will be examined, in addition to reflecting on the importance of the social function of the lawyer. The main changes that have occurred in relation to advertising in the legal universe will also be analyzed, considering the approval of the use of marketing by the Brazilian Bar Association, by means of Provision 205/2021. Through an interdisciplinary approach, the concepts of marketing that can be applied to the practice of law and the possibilities of using these concepts in legal marketing will be examined.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)marketing jurídico digitaléticaCódigo de Ética e Disciplina da OABpublicidade na advocaciadigital legal marketingethicsCode of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Associationpublicity in the practice of lawA ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocaciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdfISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdfapplication/pdf468163https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/47c6c1ba-3b25-46cf-bf49-b43e5627b4d7/download4805daff44a616e392e33071fc1008a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faa2b65b-dc26-49f8-be70-d9cb60b773f3/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.txtISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.txtExtracted texttext/plain73255https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fdcb2449-7d9a-4a47-a3ee-572744ff1491/downloade9cade6b7f411057768a33bc47017409MD53THUMBNAILISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.jpgISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2336https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/76075206-80d2-4e29-9f8d-ad514ae6e748/download55cd0f66942ed0405b24421ba3ef5bbbMD5410899/333202023-09-07 02:00:14.617oai:dspace.mackenzie.br:10899/33320https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-09-07T02:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia |
title |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia |
spellingShingle |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia Joaquim, Isabella Coscarelli marketing jurídico digital ética Código de Ética e Disciplina da OAB publicidade na advocacia digital legal marketing ethics Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association publicity in the practice of law |
title_short |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia |
title_full |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia |
title_fullStr |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia |
title_full_unstemmed |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia |
title_sort |
A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia |
author |
Joaquim, Isabella Coscarelli |
author_facet |
Joaquim, Isabella Coscarelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Isabella Coscarelli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vasconcelos , Ronaldo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Melo, Diogo Leonardo Machado de Favero, Fabricio |
contributor_str_mv |
Vasconcelos , Ronaldo Melo, Diogo Leonardo Machado de Favero, Fabricio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing jurídico digital ética Código de Ética e Disciplina da OAB publicidade na advocacia digital legal marketing ethics Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association publicity in the practice of law |
topic |
marketing jurídico digital ética Código de Ética e Disciplina da OAB publicidade na advocacia digital legal marketing ethics Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association publicity in the practice of law |
description |
O presente estudo objetiva refletir sobre as possibilidades, sem que haja descumprimentos dos deveres éticos do advogado, do uso de práticas de marketing digital no exercício da advocacia, destacando as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Serão examinadas questões éticas relacionadas ao marketing e à publicidade no exercício da advocacia, além de refletir sobre a importância da função social do advogado. Também serão analisadas as principais mudanças ocorridas em relação à publicidade no universo jurídico, considerando a aprovação do uso do marketing pela Ordem dos Advogados, por meio do Provimento nº 205/2021. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, serão examinados os conceitos de marketing que podem ser aplicados à advocacia e as possibilidades de utilização destes conceitos em marketing jurídico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-07T00:16:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-07T00:16:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Direito (FD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/47c6c1ba-3b25-46cf-bf49-b43e5627b4d7/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faa2b65b-dc26-49f8-be70-d9cb60b773f3/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fdcb2449-7d9a-4a47-a3ee-572744ff1491/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/76075206-80d2-4e29-9f8d-ad514ae6e748/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4805daff44a616e392e33071fc1008a4 f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16 e9cade6b7f411057768a33bc47017409 55cd0f66942ed0405b24421ba3ef5bbb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819962273300480 |