A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Isabella Coscarelli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320
Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre as possibilidades, sem que haja descumprimentos dos deveres éticos do advogado, do uso de práticas de marketing digital no exercício da advocacia, destacando as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Serão examinadas questões éticas relacionadas ao marketing e à publicidade no exercício da advocacia, além de refletir sobre a importância da função social do advogado. Também serão analisadas as principais mudanças ocorridas em relação à publicidade no universo jurídico, considerando a aprovação do uso do marketing pela Ordem dos Advogados, por meio do Provimento nº 205/2021. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, serão examinados os conceitos de marketing que podem ser aplicados à advocacia e as possibilidades de utilização destes conceitos em marketing jurídico.
id UPM_4c9719641799e365e71fb04f3fe80482
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/33320
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Joaquim, Isabella CoscarelliVasconcelos , RonaldoMelo, Diogo Leonardo Machado deFavero, Fabricio2023-09-07T00:16:00Z2023-09-07T00:16:00Z2023-06O presente estudo objetiva refletir sobre as possibilidades, sem que haja descumprimentos dos deveres éticos do advogado, do uso de práticas de marketing digital no exercício da advocacia, destacando as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Serão examinadas questões éticas relacionadas ao marketing e à publicidade no exercício da advocacia, além de refletir sobre a importância da função social do advogado. Também serão analisadas as principais mudanças ocorridas em relação à publicidade no universo jurídico, considerando a aprovação do uso do marketing pela Ordem dos Advogados, por meio do Provimento nº 205/2021. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, serão examinados os conceitos de marketing que podem ser aplicados à advocacia e as possibilidades de utilização destes conceitos em marketing jurídico.The present study aims to reflect on the possibilities, without violating the ethical duties of lawyers, of using digital marketing practices in the practice of law, highlighting the restrictions imposed by the Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association (Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil). Ethical questions related to marketing and publicity in the exercise of the practice of law will be examined, in addition to reflecting on the importance of the social function of the lawyer. The main changes that have occurred in relation to advertising in the legal universe will also be analyzed, considering the approval of the use of marketing by the Brazilian Bar Association, by means of Provision 205/2021. Through an interdisciplinary approach, the concepts of marketing that can be applied to the practice of law and the possibilities of using these concepts in legal marketing will be examined.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)marketing jurídico digitaléticaCódigo de Ética e Disciplina da OABpublicidade na advocaciadigital legal marketingethicsCode of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Associationpublicity in the practice of lawA ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocaciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdfISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdfapplication/pdf468163https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/47c6c1ba-3b25-46cf-bf49-b43e5627b4d7/download4805daff44a616e392e33071fc1008a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faa2b65b-dc26-49f8-be70-d9cb60b773f3/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.txtISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.txtExtracted texttext/plain73255https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fdcb2449-7d9a-4a47-a3ee-572744ff1491/downloade9cade6b7f411057768a33bc47017409MD53THUMBNAILISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.jpgISABELLA COSCARELLI JOAQUIM ._3489381_assignsubmission_file_TCC - Isabella Coscarelli Joaquim (versão final).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2336https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/76075206-80d2-4e29-9f8d-ad514ae6e748/download55cd0f66942ed0405b24421ba3ef5bbbMD5410899/333202023-09-07 02:00:14.617oai:dspace.mackenzie.br:10899/33320https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-09-07T02:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
title A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
spellingShingle A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
Joaquim, Isabella Coscarelli
marketing jurídico digital
ética
Código de Ética e Disciplina da OAB
publicidade na advocacia
digital legal marketing
ethics
Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association
publicity in the practice of law
title_short A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
title_full A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
title_fullStr A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
title_full_unstemmed A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
title_sort A ética aplicada ao marketing digital no exercício da advocacia
author Joaquim, Isabella Coscarelli
author_facet Joaquim, Isabella Coscarelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Isabella Coscarelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos , Ronaldo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Melo, Diogo Leonardo Machado de
Favero, Fabricio
contributor_str_mv Vasconcelos , Ronaldo
Melo, Diogo Leonardo Machado de
Favero, Fabricio
dc.subject.por.fl_str_mv marketing jurídico digital
ética
Código de Ética e Disciplina da OAB
publicidade na advocacia
digital legal marketing
ethics
Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association
publicity in the practice of law
topic marketing jurídico digital
ética
Código de Ética e Disciplina da OAB
publicidade na advocacia
digital legal marketing
ethics
Code of Ethics and Discipline of the Brazilian Bar Association
publicity in the practice of law
description O presente estudo objetiva refletir sobre as possibilidades, sem que haja descumprimentos dos deveres éticos do advogado, do uso de práticas de marketing digital no exercício da advocacia, destacando as restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Serão examinadas questões éticas relacionadas ao marketing e à publicidade no exercício da advocacia, além de refletir sobre a importância da função social do advogado. Também serão analisadas as principais mudanças ocorridas em relação à publicidade no universo jurídico, considerando a aprovação do uso do marketing pela Ordem dos Advogados, por meio do Provimento nº 205/2021. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, serão examinados os conceitos de marketing que podem ser aplicados à advocacia e as possibilidades de utilização destes conceitos em marketing jurídico.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-07T00:16:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-07T00:16:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito (FD)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/47c6c1ba-3b25-46cf-bf49-b43e5627b4d7/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/faa2b65b-dc26-49f8-be70-d9cb60b773f3/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fdcb2449-7d9a-4a47-a3ee-572744ff1491/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/76075206-80d2-4e29-9f8d-ad514ae6e748/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4805daff44a616e392e33071fc1008a4
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
e9cade6b7f411057768a33bc47017409
55cd0f66942ed0405b24421ba3ef5bbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819962273300480