Do alto do céu ao rés do chão: neotomismo e tradição nos sermões pregados por Vieira no Brasil Colonial
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5889 |
Resumo: | A partir de uma pesquisa bibliográfica, faz-se uma leitura dos sermões de Antônio Vieira, principalmente naqueles proferidos durante o seu período missionário no Maranhão, 1653-1662. Parte-se do princípio de que a filosofia neotomista, principalmente através de Francisco Suárez, emerge ao revitalizar a tradição ibérica, abalada por uma série de questionamentos à cosmologia cristã-católica e a sua noção hierárquica do mundo. Vieira desponta com sua prédica barroca em um propósito messiânico que anuncia Portugal como o grande reino salvador da humanidade. Inserindo o profetismo vieiriano na órbita do neotomismo, pode-se entender a sua atuação missionária como algo a afirmar e reforçar a ideia da tradição ibérica pela expansão dos domínios do reino português, bem como da forma de vida lusitana. Porém, ao se deparar com a população colonial, Vieira percebe que sua retórica não surte o efeito desejado. Do otimismo quanto ao inevitável fim português de condução da humanidade ao reino dos céus, através da propagação da palavra de Cristo, tem-se a resignação e o consequente lamento quanto à perda de uma infinidade de almas em pleno território colonial. Esse dado pode ser claramente visto em seus sermões. Ademais, partindo-se do princípio de uma hermenêutica filosófica, e do lugar ocupado pela retórica na construção de uma coletividade, conclui-se que a própria rejeição às palavras de Vieira sinalizam para uma semelhante rejeição da população colonial à tradição ibérica. |
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Parte-se do princípio de que a filosofia neotomista, principalmente através de Francisco Suárez, emerge ao revitalizar a tradição ibérica, abalada por uma série de questionamentos à cosmologia cristã-católica e a sua noção hierárquica do mundo. Vieira desponta com sua prédica barroca em um propósito messiânico que anuncia Portugal como o grande reino salvador da humanidade. Inserindo o profetismo vieiriano na órbita do neotomismo, pode-se entender a sua atuação missionária como algo a afirmar e reforçar a ideia da tradição ibérica pela expansão dos domínios do reino português, bem como da forma de vida lusitana. Porém, ao se deparar com a população colonial, Vieira percebe que sua retórica não surte o efeito desejado. Do otimismo quanto ao inevitável fim português de condução da humanidade ao reino dos céus, através da propagação da palavra de Cristo, tem-se a resignação e o consequente lamento quanto à perda de uma infinidade de almas em pleno território colonial. Esse dado pode ser claramente visto em seus sermões. Ademais, partindo-se do princípio de uma hermenêutica filosófica, e do lugar ocupado pela retórica na construção de uma coletividade, conclui-se que a própria rejeição às palavras de Vieira sinalizam para uma semelhante rejeição da população colonial à tradição ibérica.From literature research, it is a reading of the sermons of Antonio Vieira, especially those pronounced during his missionary period in Maranhao, 1653-1662. It starts from the principle that the neo-Thomistic revival philosophy, mainly through Francisco Suárez, emerges to revitalize the Iberian tradition, weakened by a series of questions to the Christian Catholic cosmology and its hierarchical sense of the world. The Jesuit emerges with its Baroque sermon in a Messianic purpose announcing Portugal as the great kingdom savior of mankind. Entering Vieira's prophecy in Neothomism orbit, one can understand their missionary work as something to affirm and strengthen the idea of Iberian tradition by expanding areas in the Portuguese kingdom and the form of Lusitanian life. But when Vieira is faced with the colonial population realizes that his rhetoric does not produce the desired effect. The optimism about the inevitable Portuguese destination driving humanity to the kingdom of heaven by spreading the word of Christ, ends and in its place there is the resignation and subsequent regret for loss of a multitude of souls in full colonial territory. This data can be clearly seen through his sermons. Moreover, starting from the principle of philosophical hermeneutics, and the place occupied by the rhetoric in building a community, it is concluded that the very rejection of Vieira's words indicate for a similar rejection of the colonial population of Iberian tradition.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciências SociaisUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASAntônio VieiraRetóricaBarrocoNeotomismoAntônio VieiraRhetoricBaroqueNeothomismDo alto do céu ao rés do chão: neotomismo e tradição nos sermões pregados por Vieira no Brasil Colonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTwallacefaustinodarocharodrigues.pdf.txtwallacefaustinodarocharodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain504773https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5889/3/wallacefaustinodarocharodrigues.pdf.txtcf6914189dd9a5d56f9b7a7295c05d45MD53THUMBNAILwallacefaustinodarocharodrigues.pdf.jpgwallacefaustinodarocharodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5889/4/wallacefaustinodarocharodrigues.pdf.jpg1bb0da49b4cd4d4e643871df48fce9b0MD54ORIGINALwallacefaustinodarocharodrigues.pdfwallacefaustinodarocharodrigues.pdfapplication/pdf1385718https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5889/1/wallacefaustinodarocharodrigues.pdfefe957bc6c9d6ecc9bae1146936b4da2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5889/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/58892019-06-16 07:58:25.516oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T10:58:25Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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