Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Jerusa Furtado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11016
Resumo: A importância do samba para a Música Popular Brasileira deve-se a sua transformação em música nacional. Portanto, a análise da canção popular brasileira, motivo de estudo de alguns autores mostra o samba, surgido nos anos 30, como principal gênero musical no país, tornando-se parte integrante da constituição da identidade nacional. Vários autores apontam Ary Barroso como um dos maiores compositores populares modernos, sendo ele o responsável por projetar no exterior o samba-exaltação e a marchinha, abrindo caminho para a bossa-nova. Destacam- se, também, as suas facetas múltiplas como locutor esportivo, redator, radialista, vereador. O presente trabalho aborda a obra de Ary Barroso, como compositor, particularmente, os sambas-exaltação, um gênero musical sofisticado e que apresenta características de grande sentimento ao Brasil. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma análise dos sambas-exaltação do compositor Ary Barroso, mostrando traços de relato épico. Pesquisou-se, também, se a concepção musical dos sambas-exaltação pode ser compatível com o estilo do modernismo. Como suporte para o estudo das letras das músicas, utilizou-se o livro Canção popular no Brasil, de 2010, de Santuza Cambraia Naves, e O violão azul, escrito pela mesma autora, datado de 1998. Podem ser observadas características de relato épico como o uso de palavras repetidas, bem como de adjetivos veementes e do discurso direto. Ressaltam-se outras particularidades como a apresentação das músicas em estilo pomposo, com o uso de epítetos majestosos e o uso de tons de glorificação ao povo eleito como na epopéia. Os arranjos grandiloquentes, autenticamente nacionais como a estética desenvolvida por Villa- Lobos no início dos anos 30, mostram que o samba-exaltação concilia-o com o estilo do modernismo.
id UFJF_4dfd458ade96564103dd46b8dc393b8c
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11016
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Carvalho, Luiz Fernando Medeiros dehttp://lattes.cnpq.br/6714127200206716Rios, André Rangelhttp://lattes.cnpq.br/8975046005480738Oliveira, Marcus Vinícius Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/6549728673155891Vital, Jerusa Furtado2019-10-08T16:49:15Z2019-09-302019-10-08T16:49:15Z2018-09-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11016A importância do samba para a Música Popular Brasileira deve-se a sua transformação em música nacional. Portanto, a análise da canção popular brasileira, motivo de estudo de alguns autores mostra o samba, surgido nos anos 30, como principal gênero musical no país, tornando-se parte integrante da constituição da identidade nacional. Vários autores apontam Ary Barroso como um dos maiores compositores populares modernos, sendo ele o responsável por projetar no exterior o samba-exaltação e a marchinha, abrindo caminho para a bossa-nova. Destacam- se, também, as suas facetas múltiplas como locutor esportivo, redator, radialista, vereador. O presente trabalho aborda a obra de Ary Barroso, como compositor, particularmente, os sambas-exaltação, um gênero musical sofisticado e que apresenta características de grande sentimento ao Brasil. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma análise dos sambas-exaltação do compositor Ary Barroso, mostrando traços de relato épico. Pesquisou-se, também, se a concepção musical dos sambas-exaltação pode ser compatível com o estilo do modernismo. Como suporte para o estudo das letras das músicas, utilizou-se o livro Canção popular no Brasil, de 2010, de Santuza Cambraia Naves, e O violão azul, escrito pela mesma autora, datado de 1998. Podem ser observadas características de relato épico como o uso de palavras repetidas, bem como de adjetivos veementes e do discurso direto. Ressaltam-se outras particularidades como a apresentação das músicas em estilo pomposo, com o uso de epítetos majestosos e o uso de tons de glorificação ao povo eleito como na epopéia. Os arranjos grandiloquentes, autenticamente nacionais como a estética desenvolvida por Villa- Lobos no início dos anos 30, mostram que o samba-exaltação concilia-o com o estilo do modernismo.The importance of samba to Brazilian popular music due to its transformation into a national music. Therefore, the analysis of Brazilian popular song, the object of study of some authors shows the samba that emerged in the '30s as a major musical genre in the country, making it an integral part of the constitution of national identity. As presented in the introduction, several authors point Ary Barroso as one of the greatest composers of popular modern and is responsible for designing abroad samba-exaltation and marching, paving the way for the bossa nova. It also stands out, its multiple facets as sportscaster, writer, broadcaster, Alderman. This paper discusses the work of Ary Barroso, as a composer, particularly the samba-exaltation, a musical genre that has sophisticated features great feeling to Brazil. Accordingly, the objective of this study is to present an analysis of exaltation samba composer Ary Barroso, showing traces of epic account. The survey is also the conception of musical exaltation samba can be compatible with the style of modernism. As support for the study of the lyrics used the book Popular Song in Brazil, 2010 in Santuza Cambraia Naves and the same author, The Blue Guitar, 1998. Can observe features epic account of how the use of repeated words and adjectives vehement and direct speech. We emphasize other particulars as the presentation of the songs in pompous style, with the use of epithets majestic tones and the use of glorification of the folk elected as the epic. Arrangements grandiloquent, authentically national and aesthetics developed by Villa-Lobos in the early 30s shows that samba- exaltation reconciles it with the style of modernism.PROQUALI (UFJF)porCentro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosCES/JFBrasilFaculdade de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMúsica popular brasileiraAry BarrosoSamba-exaltaçãoÉpicoBrazilian popular musicAry BarrosoSamba-exaltationEpicOs sambas-exaltação e o épico de Ary Barrosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALjerusafurtadovital.pdfjerusafurtadovital.pdfapplication/pdf803406https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/1/jerusafurtadovital.pdfe87e00d0f3fee5ef91f5436790921b6eMD51CC-LICENSELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTjerusafurtadovital.pdf.txtjerusafurtadovital.pdf.txtExtracted texttext/plain178013https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/3/jerusafurtadovital.pdf.txt821d7f70065533992e7b6b3bebca023dMD53THUMBNAILjerusafurtadovital.pdf.jpgjerusafurtadovital.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/4/jerusafurtadovital.pdf.jpgbe35a54f180e838b109117085af97f5eMD54ufjf/110162019-10-09 03:07:26.219oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-10-09T06:07:26Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
title Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
spellingShingle Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
Vital, Jerusa Furtado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Música popular brasileira
Ary Barroso
Samba-exaltação
Épico
Brazilian popular music
Ary Barroso
Samba-exaltation
Epic
title_short Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
title_full Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
title_fullStr Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
title_full_unstemmed Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
title_sort Os sambas-exaltação e o épico de Ary Barroso
author Vital, Jerusa Furtado
author_facet Vital, Jerusa Furtado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6714127200206716
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rios, André Rangel
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8975046005480738
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Marcus Vinícius Ferreira de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6549728673155891
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Jerusa Furtado
contributor_str_mv Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
Rios, André Rangel
Oliveira, Marcus Vinícius Ferreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Música popular brasileira
Ary Barroso
Samba-exaltação
Épico
Brazilian popular music
Ary Barroso
Samba-exaltation
Epic
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular brasileira
Ary Barroso
Samba-exaltação
Épico
Brazilian popular music
Ary Barroso
Samba-exaltation
Epic
description A importância do samba para a Música Popular Brasileira deve-se a sua transformação em música nacional. Portanto, a análise da canção popular brasileira, motivo de estudo de alguns autores mostra o samba, surgido nos anos 30, como principal gênero musical no país, tornando-se parte integrante da constituição da identidade nacional. Vários autores apontam Ary Barroso como um dos maiores compositores populares modernos, sendo ele o responsável por projetar no exterior o samba-exaltação e a marchinha, abrindo caminho para a bossa-nova. Destacam- se, também, as suas facetas múltiplas como locutor esportivo, redator, radialista, vereador. O presente trabalho aborda a obra de Ary Barroso, como compositor, particularmente, os sambas-exaltação, um gênero musical sofisticado e que apresenta características de grande sentimento ao Brasil. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma análise dos sambas-exaltação do compositor Ary Barroso, mostrando traços de relato épico. Pesquisou-se, também, se a concepção musical dos sambas-exaltação pode ser compatível com o estilo do modernismo. Como suporte para o estudo das letras das músicas, utilizou-se o livro Canção popular no Brasil, de 2010, de Santuza Cambraia Naves, e O violão azul, escrito pela mesma autora, datado de 1998. Podem ser observadas características de relato épico como o uso de palavras repetidas, bem como de adjetivos veementes e do discurso direto. Ressaltam-se outras particularidades como a apresentação das músicas em estilo pomposo, com o uso de epítetos majestosos e o uso de tons de glorificação ao povo eleito como na epopéia. Os arranjos grandiloquentes, autenticamente nacionais como a estética desenvolvida por Villa- Lobos no início dos anos 30, mostram que o samba-exaltação concilia-o com o estilo do modernismo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-08T16:49:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-30
2019-10-08T16:49:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11016
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv CES/JF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/1/jerusafurtadovital.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/3/jerusafurtadovital.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11016/4/jerusafurtadovital.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e87e00d0f3fee5ef91f5436790921b6e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
821d7f70065533992e7b6b3bebca023d
be35a54f180e838b109117085af97f5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193859322085376