Construção identitária de escolas de sambas-exaltação: uma perspectiva dialógica
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26671 |
Resumo: | Há mais de um século, o desfile das escolas de samba continua surpreendendo o grande público, resistindo às cobranças, à mercantilização da cultura e às infindáveis mudanças em sua estrutura organizacional. Assim como qualquer outra instituição cultural, as escolas de samba passam por constantestransformações para se adequar à nova realidade e às exigências do público, que deseja sempre ser surpreendido por um grande espetáculo. Diante da proporção que a festa carnavalesca tomou e de todas essas mudanças ocorridas, dentro e fora do universo do samba, as escolas de samba são pressionadas a se afirmar e mesmo a redefinir suas identidades culturais. Considerando essa nova reordenação no universo do samba, este estudo objetiva analisar como as escolas de samba do Rio de Janeiro se constroem identitariamente a partir de seus sambasexaltação. Para tanto, assume-se, a princípio, o pressuposto de que essas canções, assim como os hinos nacionais, são propagadoras ideológicas de modos de pensar e constitutivas de identidades da agremiação e da própria comunidade. Os sambas-exaltação, também conhecidos como hinos de exaltação, são fundamentais no processo de construção e de afirmação da identidade dessas instituições culturais. São gêneros discursivos que não só favorecem a elevação da autoestima da comunidade participante mas também contribuem para desperta-lhe o sentimento de pertencimento. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada, um campo teórico que entende a linguagem como prática social e se ancora no modelo sócio-histórico, em que a linguagem é entendida como prática discursiva (Círculo de Bakhtin). Ainda no campo teórico, estabeleceu-se uma interconexão com os estudos culturais (Hall; Canclini; Bauman; Woodward), considerando que a cultura constrói valores, produzindo diferenças em função de suas condições de produção. As escolas de samba analisadas foram as três com o maior número de títulos até 2018: Estação Primeira de Mangueira, Grêmio Recreativo da Portela e Beija-Flor de Nilópolis. No percurso investigativo, constatou-se que o processo de construção identitária das escolas de samba é semelhante ao dos hinos nacionais. Constatou-se também que as escolas de samba afirmam sua identidade por meio de sistemas representacionais, como a valorização de um autêntico passado de glórias, a bandeira, as cores que as singularizam, as suas tradições e os seus valores, o bairro/morro onde estão localizadas, um discurso de amor e devoção à “terra amada” a ser assimilado e reproduzido pela comunidade, a sensação de felicidade, a identidade feminina, a identidade religiosa, e a afirmação de seu status de lugar de samba, pelo qual querem ser reconhecidas. |
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Costa, Flávia Ferreira Lopes daOliveira, Gilvando Alves deAlves, Maria da Penha CasadoFaria, Marilia Varella Bezerra de2019-03-07T20:12:05Z2019-03-07T20:12:05Z2018-07-30COSTA, Flávia Ferreira Lopes da. Construção identitária de escolas de sambas-exaltação: uma perspectiva dialógica. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26671Há mais de um século, o desfile das escolas de samba continua surpreendendo o grande público, resistindo às cobranças, à mercantilização da cultura e às infindáveis mudanças em sua estrutura organizacional. Assim como qualquer outra instituição cultural, as escolas de samba passam por constantestransformações para se adequar à nova realidade e às exigências do público, que deseja sempre ser surpreendido por um grande espetáculo. Diante da proporção que a festa carnavalesca tomou e de todas essas mudanças ocorridas, dentro e fora do universo do samba, as escolas de samba são pressionadas a se afirmar e mesmo a redefinir suas identidades culturais. Considerando essa nova reordenação no universo do samba, este estudo objetiva analisar como as escolas de samba do Rio de Janeiro se constroem identitariamente a partir de seus sambasexaltação. Para tanto, assume-se, a princípio, o pressuposto de que essas canções, assim como os hinos nacionais, são propagadoras ideológicas de modos de pensar e constitutivas de identidades da agremiação e da própria comunidade. Os sambas-exaltação, também conhecidos como hinos de exaltação, são fundamentais no processo de construção e de afirmação da identidade dessas instituições culturais. São gêneros discursivos que não só favorecem a elevação da autoestima da comunidade participante mas também contribuem para desperta-lhe o sentimento de pertencimento. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada, um campo teórico que entende a linguagem como prática social e se ancora no modelo sócio-histórico, em que a linguagem é entendida como prática discursiva (Círculo de Bakhtin). Ainda no campo teórico, estabeleceu-se uma interconexão com os estudos culturais (Hall; Canclini; Bauman; Woodward), considerando que a cultura constrói valores, produzindo diferenças em função de suas condições de produção. As escolas de samba analisadas foram as três com o maior número de títulos até 2018: Estação Primeira de Mangueira, Grêmio Recreativo da Portela e Beija-Flor de Nilópolis. No percurso investigativo, constatou-se que o processo de construção identitária das escolas de samba é semelhante ao dos hinos nacionais. Constatou-se também que as escolas de samba afirmam sua identidade por meio de sistemas representacionais, como a valorização de um autêntico passado de glórias, a bandeira, as cores que as singularizam, as suas tradições e os seus valores, o bairro/morro onde estão localizadas, um discurso de amor e devoção à “terra amada” a ser assimilado e reproduzido pela comunidade, a sensação de felicidade, a identidade feminina, a identidade religiosa, e a afirmação de seu status de lugar de samba, pelo qual querem ser reconhecidas.For more than a century, samba schools parades keep surprising the audience, resisting to certain requirements, to culture commercialization, and also facing the endless changes in their organizational structure. Like any other cultural institution, they are in constant change to adequate themselves to the new reality and needs of the audience who always want to be surprised by a huge spectacle. Due to the high proportion that the carnival party has taken and to all these changes inside and outside of the samba universe, samba schools are impelled to reaffirm or even change their cultural identities. In this context, this study aims to analyze how samba schools in Rio de Janeiro have their identities built upon representations contained in their sambas-exaltação – also known as anthems of exaltation. We start out with the premise that these songs are ideological propagators of ways of thinking and constitutive of the identities of the institution and of the community itself. Sambas-exaltação are constitutive of the construction and of the affirmation of the identities of these cultural institutions. They are discursive genres that act upon building up the community’s self-esteem and they develop a feeling of belonging. This study is situated within the area of Applied Linguistics, a theoretical field that understands language as a social practice, and it is based on a social and historical model of language, with language construed as a discourse practice (Circle of Bakhtin). It also presents an interface with cultural studies (Hall, Canclini, Bauman, Woodward), taking into account the fact that culture builds up values and brings forth differences in respect of the conditions under which such values and differences are produced. Three top samba schools were analyzed according to their number of titles up to the year of 2018: Estação Primeira de Mangueira, Grêmio Recreativo de Nilópolis e Beija-Flor de Nilópolis. Analyses indicate that the process of identity construction of samba schools is similar to the one found in national anthems. Samba schools reaffirm their identities through symbolic values: an authentic past of glories; flags and school colors; traditions and values; the environment or the school neighborhood; words of love and devotion for the ‘beloved land’ that the community must develop for the school; happiness; female identity; religious identity; and the place of samba.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEnunciadoIdentidade culturalEscolas de sambaSamba-exaltaçãoSigno ideológicoConstrução identitária de escolas de sambas-exaltação: uma perspectiva dialógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTConstruçãoidentitáriaescolas_Costa_2018.pdf.txtConstruçãoidentitáriaescolas_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain287676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26671/2/Constru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1riaescolas_Costa_2018.pdf.txt70cf8d3f78a6b85887ef27922369f26bMD52THUMBNAILConstruçãoidentitáriaescolas_Costa_2018.pdf.jpgConstruçãoidentitáriaescolas_Costa_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26671/3/Constru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1riaescolas_Costa_2018.pdf.jpg67e79b5fcd9c96f612374a2a785d5491MD53ORIGINALConstruçãoidentitáriaescolas_Costa_2018.pdfapplication/pdf1030337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26671/1/Constru%c3%a7%c3%a3oidentit%c3%a1riaescolas_Costa_2018.pdf2205a32d277d12680bd37d0982a57836MD51123456789/266712019-05-26 03:07:12.32oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26671Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:07:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Há mais de um século, o desfile das escolas de samba continua surpreendendo o grande público, resistindo às cobranças, à mercantilização da cultura e às infindáveis mudanças em sua estrutura organizacional. Assim como qualquer outra instituição cultural, as escolas de samba passam por constantestransformações para se adequar à nova realidade e às exigências do público, que deseja sempre ser surpreendido por um grande espetáculo. Diante da proporção que a festa carnavalesca tomou e de todas essas mudanças ocorridas, dentro e fora do universo do samba, as escolas de samba são pressionadas a se afirmar e mesmo a redefinir suas identidades culturais. Considerando essa nova reordenação no universo do samba, este estudo objetiva analisar como as escolas de samba do Rio de Janeiro se constroem identitariamente a partir de seus sambasexaltação. Para tanto, assume-se, a princípio, o pressuposto de que essas canções, assim como os hinos nacionais, são propagadoras ideológicas de modos de pensar e constitutivas de identidades da agremiação e da própria comunidade. Os sambas-exaltação, também conhecidos como hinos de exaltação, são fundamentais no processo de construção e de afirmação da identidade dessas instituições culturais. São gêneros discursivos que não só favorecem a elevação da autoestima da comunidade participante mas também contribuem para desperta-lhe o sentimento de pertencimento. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada, um campo teórico que entende a linguagem como prática social e se ancora no modelo sócio-histórico, em que a linguagem é entendida como prática discursiva (Círculo de Bakhtin). Ainda no campo teórico, estabeleceu-se uma interconexão com os estudos culturais (Hall; Canclini; Bauman; Woodward), considerando que a cultura constrói valores, produzindo diferenças em função de suas condições de produção. As escolas de samba analisadas foram as três com o maior número de títulos até 2018: Estação Primeira de Mangueira, Grêmio Recreativo da Portela e Beija-Flor de Nilópolis. No percurso investigativo, constatou-se que o processo de construção identitária das escolas de samba é semelhante ao dos hinos nacionais. Constatou-se também que as escolas de samba afirmam sua identidade por meio de sistemas representacionais, como a valorização de um autêntico passado de glórias, a bandeira, as cores que as singularizam, as suas tradições e os seus valores, o bairro/morro onde estão localizadas, um discurso de amor e devoção à “terra amada” a ser assimilado e reproduzido pela comunidade, a sensação de felicidade, a identidade feminina, a identidade religiosa, e a afirmação de seu status de lugar de samba, pelo qual querem ser reconhecidas. |
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