Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9959 |
Resumo: | O avanço da tecnologia está mudando as relações entre Mídia e Política. A internet e as redes sociais têm se consolidado como ambientes propícios para a Propaganda Política, antes e durante campanhas eleitorais. A ideia é enfatizar essa percepção, dentro dos estudos que envolvem a centralidade da mídia e como o Campo da Comunicação se tornou arena central para as disputas políticas. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que as redes sociais têm se consolidado como um terreno cada vez mais disputado pelos atores políticos brasileiros, sendo utilizado para a criação e consolidação de personagens e para a realização de Campanha Permanente. Para tanto, a análise terá por objeto o conteúdo das publicações realizadas nas páginas oficiais de quatro dos principais candidatos à presidência da república para o pleito de 2018 na rede social Facebook, antes e durante o período eleitoral. São eles: Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT). Pretende-se averiguar “se” e “como” cada um deles fez uso da ferramenta para a construção de personagens políticos, e quais estratégias adotaram, tanto no período de précampanha, quanto no período de campanha. A escolha do objeto, no interior dos debates sobre comunicação, poder e ciberespaço, justifica-se pela instabilidade do momento político atual no Brasil e a relevância de se observar, do ponto de vista teórico, seus desdobramentos. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir dela, foi possível analisar separadamente os objetos em dois momentos distintos e identificar os pontos de convergência e divergência na consolidação da imagem que os candidatos buscaram construir diante dos eleitores. O resultado da análise permitiu evidenciar traços personalistas e de Campanha Permanente no conteúdo disseminado por todos os analisados, além de identificar algumas estratégias utilizadas por cada um deles diante de sua posição no contexto político em que estavam inseridos. |
id |
UFJF_50ad63aa271e67f8acdc59caa981632c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9959 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3Oliveira, Luiz Ademir dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1Fernandes, Carla Montuorihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4170965U6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8029075A5Braga, Letícia de Castro2019-05-08T15:38:09Z2019-05-062019-05-08T15:38:09Z2019-02-22https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9959O avanço da tecnologia está mudando as relações entre Mídia e Política. A internet e as redes sociais têm se consolidado como ambientes propícios para a Propaganda Política, antes e durante campanhas eleitorais. A ideia é enfatizar essa percepção, dentro dos estudos que envolvem a centralidade da mídia e como o Campo da Comunicação se tornou arena central para as disputas políticas. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que as redes sociais têm se consolidado como um terreno cada vez mais disputado pelos atores políticos brasileiros, sendo utilizado para a criação e consolidação de personagens e para a realização de Campanha Permanente. Para tanto, a análise terá por objeto o conteúdo das publicações realizadas nas páginas oficiais de quatro dos principais candidatos à presidência da república para o pleito de 2018 na rede social Facebook, antes e durante o período eleitoral. São eles: Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT). Pretende-se averiguar “se” e “como” cada um deles fez uso da ferramenta para a construção de personagens políticos, e quais estratégias adotaram, tanto no período de précampanha, quanto no período de campanha. A escolha do objeto, no interior dos debates sobre comunicação, poder e ciberespaço, justifica-se pela instabilidade do momento político atual no Brasil e a relevância de se observar, do ponto de vista teórico, seus desdobramentos. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir dela, foi possível analisar separadamente os objetos em dois momentos distintos e identificar os pontos de convergência e divergência na consolidação da imagem que os candidatos buscaram construir diante dos eleitores. O resultado da análise permitiu evidenciar traços personalistas e de Campanha Permanente no conteúdo disseminado por todos os analisados, além de identificar algumas estratégias utilizadas por cada um deles diante de sua posição no contexto político em que estavam inseridos.The advancement of technology is changing the relationship between Media and Politics. The internet and social networks have been consolidated as favorable environments for Political Propaganda before and during election campaigns. The idea is to emphasize this perception within the studies that involve the centrality of the media and how the Field of Communication became the primordial arena for political disputes. In this sense, our argument is based on the hypothesis that social networks have become consolidated as a field increasingly disputed by the Brazilian political actors, being used for the creation and consolidation of characters and for the realization of a Permanent Campaign. To do so, the study object in this analysis will be the content of the publications made in the official pages of four of the main candidates for the presidency of the republic in 2018 election, stem from the social network Facebook, before and during the election period. In particular: Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT) and Ciro Gomes (PDT). It was sought to find out "if" and "how" each of them made use of these tools to build political characters, and what strategies they adopted, both in the pre-campaign period and in the campaign period. The choice for this object, in particular, aligned within the debates about communication, power and cyberspace, is justified by the instability of the current political moment in Brazil and the relevance of observing, from the theoretical point of view, its unfolding. As a methodological approach, we used the Bardin Content Analysis (1977). From it, it was possible to analyze the objects separately at two different moments and to identify the points of convergence and divergence in the consolidation of the image that the candidates sought to construct in front of - and in the imaginary - of the voters. The result of the analysis made it possible to highlight personalistic and Permanent Campaign traits in the content disseminated by all the subjects analyzed, besides identifying some strategies used by each of them stem from their position in the political context in which they were inserted.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPolíticaPersonalismoCampanha permanenteFacebookEleições presidenciais 2018PoliticsPersonalistic strategiesPermanent campaignFacebookPresidential elections 2018Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILleticiadecastrobraga.pdf.jpgleticiadecastrobraga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/4/leticiadecastrobraga.pdf.jpged1d356dab59605a0c9b8d541439746fMD54ORIGINALleticiadecastrobraga.pdfleticiadecastrobraga.pdfapplication/pdf4422891https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/1/leticiadecastrobraga.pdf47ea39d867a1694b9c299231eca46db9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52TEXTleticiadecastrobraga.pdf.txtleticiadecastrobraga.pdf.txtExtracted texttext/plain515689https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/3/leticiadecastrobraga.pdf.txt4a778d528207e9ca4c58c58030cac300MD53ufjf/99592019-06-16 13:35:41.458oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T16:35:41Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 |
title |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 |
spellingShingle |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 Braga, Letícia de Castro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Política Personalismo Campanha permanente Eleições presidenciais 2018 Politics Personalistic strategies Permanent campaign Presidential elections 2018 |
title_short |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 |
title_full |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 |
title_fullStr |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 |
title_full_unstemmed |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 |
title_sort |
Redes sociais como novo palco para o espetáculo na política: uma análise da construção de personagens políticos no Facebook antes e durante a campanha presidencial de 2018 |
author |
Braga, Letícia de Castro |
author_facet |
Braga, Letícia de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Ademir de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fernandes, Carla Montuori |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4170965U6 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8029075A5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Letícia de Castro |
contributor_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira Oliveira, Luiz Ademir de Fernandes, Carla Montuori |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Política Personalismo Campanha permanente Eleições presidenciais 2018 Politics Personalistic strategies Permanent campaign Presidential elections 2018 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Personalismo Campanha permanente Eleições presidenciais 2018 Politics Personalistic strategies Permanent campaign Presidential elections 2018 |
description |
O avanço da tecnologia está mudando as relações entre Mídia e Política. A internet e as redes sociais têm se consolidado como ambientes propícios para a Propaganda Política, antes e durante campanhas eleitorais. A ideia é enfatizar essa percepção, dentro dos estudos que envolvem a centralidade da mídia e como o Campo da Comunicação se tornou arena central para as disputas políticas. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que as redes sociais têm se consolidado como um terreno cada vez mais disputado pelos atores políticos brasileiros, sendo utilizado para a criação e consolidação de personagens e para a realização de Campanha Permanente. Para tanto, a análise terá por objeto o conteúdo das publicações realizadas nas páginas oficiais de quatro dos principais candidatos à presidência da república para o pleito de 2018 na rede social Facebook, antes e durante o período eleitoral. São eles: Jair Bolsonaro (PSL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT). Pretende-se averiguar “se” e “como” cada um deles fez uso da ferramenta para a construção de personagens políticos, e quais estratégias adotaram, tanto no período de précampanha, quanto no período de campanha. A escolha do objeto, no interior dos debates sobre comunicação, poder e ciberespaço, justifica-se pela instabilidade do momento político atual no Brasil e a relevância de se observar, do ponto de vista teórico, seus desdobramentos. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir dela, foi possível analisar separadamente os objetos em dois momentos distintos e identificar os pontos de convergência e divergência na consolidação da imagem que os candidatos buscaram construir diante dos eleitores. O resultado da análise permitiu evidenciar traços personalistas e de Campanha Permanente no conteúdo disseminado por todos os analisados, além de identificar algumas estratégias utilizadas por cada um deles diante de sua posição no contexto político em que estavam inseridos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T15:38:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-06 2019-05-08T15:38:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9959 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/4/leticiadecastrobraga.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/1/leticiadecastrobraga.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/2/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9959/3/leticiadecastrobraga.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed1d356dab59605a0c9b8d541439746f 47ea39d867a1694b9c299231eca46db9 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 4a778d528207e9ca4c58c58030cac300 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193980638134272 |