Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montes, Fillipe de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay.
id UFJF_61ed9fb66ce02782eb3b669466b30794
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13587
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Morgado, Débora Pinguellohttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250Morgado, Débora Pinguellohttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250Volpini, Javer Wilsonhttp://lattes.cnpq.br/7602592532946679Knop, Igor de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9170658424711012http://lattes.cnpq.br/9986154825583294Montes, Fillipe de Souza2021-11-18T15:23:19Z2021-11-082021-11-18T15:23:19Z2021-09-03https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay.This paper has as goal to introduce fashion and ergonomics knowledge in the design of in-game costumes and help players and others to materialize those costumes through cosplay. So, we discuss the synthetic worlds of video games to analyze their monetization model and how the costumes they sell affect their profit. To do so we analyze the Mortal Kombat franchise, the game World of Warfract, and in details the game Tactics Ogre: Let us Cling Together that shows very interesting cases to this work. From those games we observe what was the relation of them with the costume of their character, what enable a discussion of how the players of video games see the in-game costumes and their relation ergonomics-verisimilitude. Through the analyzes and the study of Shrri`s costume, from the game Tactics Ogre: Let us Cling Together, we make a proposal to reformulate her costume, applying the concepts of ergonomics, that was presented by an digital illustration, aiming its materialization through cosplay.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e Designhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODAFigurino de jogosErgonomia do vestuárioCosplayIn-game costumeClothing ergonomicsModa, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALfillipedesouzamontes.pdffillipedesouzamontes.pdfapplication/pdf2311424https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/6/fillipedesouzamontes.pdf5baf8fff893f3350cfd5adb00b523b37MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfillipedesouzamontes.pdf.txtfillipedesouzamontes.pdf.txtExtracted texttext/plain114981https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/4/fillipedesouzamontes.pdf.txt0081442cbbb98285104a4f75febe6d6bMD54THUMBNAILfillipedesouzamontes.pdf.jpgfillipedesouzamontes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/5/fillipedesouzamontes.pdf.jpgc12e2b148d69106fdb049bbe1db0cb82MD55ufjf/135872022-06-06 16:32:08.546oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-06-06T19:32:08Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
title Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
spellingShingle Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
Montes, Fillipe de Souza
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
Figurino de jogos
Ergonomia do vestuário
Cosplay
In-game costume
Clothing ergonomics
title_short Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
title_full Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
title_fullStr Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
title_full_unstemmed Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
title_sort Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
author Montes, Fillipe de Souza
author_facet Montes, Fillipe de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morgado, Débora Pinguello
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4323014402336250
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Morgado, Débora Pinguello
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4323014402336250
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Volpini, Javer Wilson
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7602592532946679
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Knop, Igor de Oliveira
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9170658424711012
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9986154825583294
dc.contributor.author.fl_str_mv Montes, Fillipe de Souza
contributor_str_mv Morgado, Débora Pinguello
Morgado, Débora Pinguello
Volpini, Javer Wilson
Knop, Igor de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
topic CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA
Figurino de jogos
Ergonomia do vestuário
Cosplay
In-game costume
Clothing ergonomics
dc.subject.por.fl_str_mv Figurino de jogos
Ergonomia do vestuário
Cosplay
In-game costume
Clothing ergonomics
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-18T15:23:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-08
2021-11-18T15:23:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/6/fillipedesouzamontes.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/4/fillipedesouzamontes.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/5/fillipedesouzamontes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5baf8fff893f3350cfd5adb00b523b37
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
0081442cbbb98285104a4f75febe6d6b
c12e2b148d69106fdb049bbe1db0cb82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661319665942528