Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay. |
id |
UFJF_61ed9fb66ce02782eb3b669466b30794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13587 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Morgado, Débora Pinguellohttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250Morgado, Débora Pinguellohttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250Volpini, Javer Wilsonhttp://lattes.cnpq.br/7602592532946679Knop, Igor de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9170658424711012http://lattes.cnpq.br/9986154825583294Montes, Fillipe de Souza2021-11-18T15:23:19Z2021-11-082021-11-18T15:23:19Z2021-09-03https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay.This paper has as goal to introduce fashion and ergonomics knowledge in the design of in-game costumes and help players and others to materialize those costumes through cosplay. So, we discuss the synthetic worlds of video games to analyze their monetization model and how the costumes they sell affect their profit. To do so we analyze the Mortal Kombat franchise, the game World of Warfract, and in details the game Tactics Ogre: Let us Cling Together that shows very interesting cases to this work. From those games we observe what was the relation of them with the costume of their character, what enable a discussion of how the players of video games see the in-game costumes and their relation ergonomics-verisimilitude. Through the analyzes and the study of Shrri`s costume, from the game Tactics Ogre: Let us Cling Together, we make a proposal to reformulate her costume, applying the concepts of ergonomics, that was presented by an digital illustration, aiming its materialization through cosplay.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e Designhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODAFigurino de jogosErgonomia do vestuárioCosplayIn-game costumeClothing ergonomicsModa, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALfillipedesouzamontes.pdffillipedesouzamontes.pdfapplication/pdf2311424https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/6/fillipedesouzamontes.pdf5baf8fff893f3350cfd5adb00b523b37MD56CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfillipedesouzamontes.pdf.txtfillipedesouzamontes.pdf.txtExtracted texttext/plain114981https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/4/fillipedesouzamontes.pdf.txt0081442cbbb98285104a4f75febe6d6bMD54THUMBNAILfillipedesouzamontes.pdf.jpgfillipedesouzamontes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/5/fillipedesouzamontes.pdf.jpgc12e2b148d69106fdb049bbe1db0cb82MD55ufjf/135872022-06-06 16:32:08.546oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-06-06T19:32:08Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
title |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
spellingShingle |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização Montes, Fillipe de Souza CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA Figurino de jogos Ergonomia do vestuário Cosplay In-game costume Clothing ergonomics |
title_short |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
title_full |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
title_fullStr |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
title_full_unstemmed |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
title_sort |
Moda, ergonomia e modelagem na criação de figurinos de jogos digitais visando sua materialização |
author |
Montes, Fillipe de Souza |
author_facet |
Montes, Fillipe de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morgado, Débora Pinguello |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4323014402336250 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Morgado, Débora Pinguello |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4323014402336250 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Volpini, Javer Wilson |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7602592532946679 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Knop, Igor de Oliveira |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9170658424711012 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9986154825583294 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montes, Fillipe de Souza |
contributor_str_mv |
Morgado, Débora Pinguello Morgado, Débora Pinguello Volpini, Javer Wilson Knop, Igor de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA |
topic |
CNPQ::OUTROS::DESENHO DE MODA Figurino de jogos Ergonomia do vestuário Cosplay In-game costume Clothing ergonomics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Figurino de jogos Ergonomia do vestuário Cosplay In-game costume Clothing ergonomics |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo inserir os conhecimentos do campo da moda e da ergonomia do vestuário na produção de figurino para jogos, bem como auxiliar a materialização desses figurinos por parte dos jogadores na prática do cosplay. Para isso, buscou-se discutir, a princípio, o mundo dos jogos e analisar seus modelos de monetização para entender como o figurino afeta seu sucesso e sua capitalização. Assim, foi analisada a franquia Mortal Kombat, o jogo World of Warcraft e, mais afundo, o jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake) que apresentam casos relevantes para a proposta de estudo deste trabalho. A partir desses jogos, foram observadas as formas de abordagem dos figurinos em jogos, o que possibilitou uma discussão acerca de seus usos dentro e fora dos jogos, bem como de sua ergonomia em relação à verossimilhança. Por meio das análises e do estudo do figurino da personagem Sherri, do jogo Tactics Ogre: Let us Cling Together (PSP Remake), foi realizada uma proposta de reformulação de seu figurino, o que foi feito a partir de ilustração digital, melhorando os aspectos ergonômicos do vestuário visando à sua materialização pelo jogador na prática do cosplay. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-18T15:23:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-08 2021-11-18T15:23:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IAD – Instituto de Artes e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/6/fillipedesouzamontes.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/4/fillipedesouzamontes.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13587/5/fillipedesouzamontes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5baf8fff893f3350cfd5adb00b523b37 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 0081442cbbb98285104a4f75febe6d6b c12e2b148d69106fdb049bbe1db0cb82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661319665942528 |