A negação como estratégia persuasiva em propagandas e anúncios publicitários: prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Wanessa Aparecida Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16840
Resumo: Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Profletras, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, tem como objetivo abordar, sob o procedimento da pesquisa-ação (Thiollent, 2011[1968]), a negação no português como estratégia de persuasão em publicidades, tendo em vista suas múltiplas formas de manifestação. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma ação didática pautada em referencial bibliográfico sobre o tema da negação em português, o qual, junto ao procedimento da sequência didática (Dolz; Schneuwly, 2004), lançou luzes ao caminho de criação de atividades e aulas. Considerando a perspectiva sociointeracionista da linguagem (Koch; Elias, 2006) e pesquisas linguísticas, principalmente de base funcional e sociocognitiva (como de Ilari (2007), Furtado da Cunha (2001), Roncarati (2000), Santos e Avelar (2015), dentre outras), as ações didáticas empreendidas tomaram como base a ideia de que o gênero propaganda seria propício para abordagem da negação como uma estratégia persuasiva, e as ações de pesquisa hipotetizavam que o ensino da negação em contextos de uso real - especialmente em gênero em que a negação se mostra proeminente - seria positivo para o aprendizado dos estudantes, atrelado ao uso real da língua (Sigiliano, 2021). Para tanto, a partir de pesquisa diagnóstica dos conhecimentos dos estudantes quanto ao assunto, foi criado material autoral, sob a perspectiva da análise linguística (Geraldi, 1984; Mendonça, 2007; Costa-Hubes; Pereira, 2022), abordando o tratamento diferenciado da negação em sala de aula, levando os alunos a analisarem, identificarem e usarem as diversas formas de negação, sejam de natureza linguística ou de outras semioses, por meio do incentivo ao reconhecimento de sua funcionalidade persuasiva em textos publicitários. Nesse contexto, a análise de elementos da língua e das linguagens que são prototípicos do gênero (Sigiliano, 2021; Corrêa, Sigiliano, 2023) ou que colaboram para os seus efeitos de sentido foi incentivada, de forma a guiar os alunos ao reconhecimento quanto à importância da língua para a construção de sentidos. Através das atividades iniciais, notou-se que os alunos reconheciam a negação apenas através do advérbio “não” e não possuíam a percepção da negação como uma estratégia persuasiva em textos publicitários. Após o desenvolvimento da ação didática em sala de aula, com atividades de leitura, produção de textos, análise conjunta de vídeos e realização de jogo, registramos, através da análise das atividades finais (atividade de leitura e produção de vídeos para a campanha de manutenção e devolução do LD), houve um avanço considerável no reconhecimento e no uso dos alunos da variedade nas formas de negar do português brasileiro, seja linguística ou semioticamente (Santos e Avelar, 2020; Ilari, 2007).
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Considerando a perspectiva sociointeracionista da linguagem (Koch; Elias, 2006) e pesquisas linguísticas, principalmente de base funcional e sociocognitiva (como de Ilari (2007), Furtado da Cunha (2001), Roncarati (2000), Santos e Avelar (2015), dentre outras), as ações didáticas empreendidas tomaram como base a ideia de que o gênero propaganda seria propício para abordagem da negação como uma estratégia persuasiva, e as ações de pesquisa hipotetizavam que o ensino da negação em contextos de uso real - especialmente em gênero em que a negação se mostra proeminente - seria positivo para o aprendizado dos estudantes, atrelado ao uso real da língua (Sigiliano, 2021). Para tanto, a partir de pesquisa diagnóstica dos conhecimentos dos estudantes quanto ao assunto, foi criado material autoral, sob a perspectiva da análise linguística (Geraldi, 1984; Mendonça, 2007; Costa-Hubes; Pereira, 2022), abordando o tratamento diferenciado da negação em sala de aula, levando os alunos a analisarem, identificarem e usarem as diversas formas de negação, sejam de natureza linguística ou de outras semioses, por meio do incentivo ao reconhecimento de sua funcionalidade persuasiva em textos publicitários. Nesse contexto, a análise de elementos da língua e das linguagens que são prototípicos do gênero (Sigiliano, 2021; Corrêa, Sigiliano, 2023) ou que colaboram para os seus efeitos de sentido foi incentivada, de forma a guiar os alunos ao reconhecimento quanto à importância da língua para a construção de sentidos. Através das atividades iniciais, notou-se que os alunos reconheciam a negação apenas através do advérbio “não” e não possuíam a percepção da negação como uma estratégia persuasiva em textos publicitários. Após o desenvolvimento da ação didática em sala de aula, com atividades de leitura, produção de textos, análise conjunta de vídeos e realização de jogo, registramos, através da análise das atividades finais (atividade de leitura e produção de vídeos para a campanha de manutenção e devolução do LD), houve um avanço considerável no reconhecimento e no uso dos alunos da variedade nas formas de negar do português brasileiro, seja linguística ou semioticamente (Santos e Avelar, 2020; Ilari, 2007).This work, developed within the scope of Profletras, at the Federal University of Juiz de Fora, in a 7th grade class, aims to address, under the action research procedure (Thiollent, 2011 [1968]), denial in Portuguese as a persuasion strategy in advertising, given its multiple forms of expression. To achieve this objective, a didactic action was carried out based on bibliographical references on the topic of negation in Portuguese, which, together with the didactic sequence procedure (Dolz; Schneuwly, 2004), shed light on the path of creating activities and classes. Considering the socio-interactionist perspective of language (Koch; Elias, 2006) and linguistic research, mainly on a functional and socio-cognitive basis (such as Ilari (2007), Furtado da Cunha (2001), Roncarati (2000), Santos and Avelar (2015), among others ), the didactic actions undertaken were based on the idea that the propaganda genre would be suitable for approaching negation as a persuasive strategy, and the research actions hypothesized that the teaching of negation in contexts of real use - especially in a genre in which the denial is prominent - it would be positive for students' learning, linked to the real use of the language (Sigiliano, 2021). To this end, based on diagnostic research into students' knowledge on the subject, authorial material was created, from the perspective of linguistic analysis (Geraldi, 1984; Mendonça, 2007; Costa-Hubes; Pereira, 2022), addressing the differentiated treatment of denial in the classroom, leading students to analyze, identify and use the different forms of negation, whether of a linguistic nature or other semiosis, by encouraging the recognition of their persuasive functionality in advertising texts. In this context, the analysis of elements of language and languages that are prototypical of the genre (Sigiliano, 2021; Corrêa, Sigiliano, 2023) or that contribute to its meaning effects was encouraged, in order to guide students towards recognition of the importance of language for the construction of meanings. Through the initial activities, it was noted that students recognized denial only through the adverb “no” and did not have the perception of denial as a persuasive strategy in advertising texts. After developing the didactic action in the classroom, with reading activities, text production, joint analysis of videos and playing games, we recorded, through the analysis of the final activities (reading activity and video production for the maintenance campaign and return of the LD), a considerable advance in the recognition and use by students of the variety in the forms of negation of Brazilian Portuguese, whether linguistically or semiotically (Santos and Avelar, 2020; Ilari, 2007).porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESNegaçãoEnsinoAnálise linguística/semióticaGramáticaNegationTeachingLinguistic analysis/semioticsGrammarA negação como estratégia persuasiva em propagandas e anúncios publicitários: prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALwanessaaparecidaferreirafreitas.pdfwanessaaparecidaferreirafreitas.pdfPDF/Aapplication/pdf7030604https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16840/1/wanessaaparecidaferreirafreitas.pdfc382dbaacea8badbb9716674d6a87b7bMD51wanessaaparecidaferreirafreitas-produtoeducacional.pdfwanessaaparecidaferreirafreitas-produtoeducacional.pdfapplication/pdf2028224https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16840/2/wanessaaparecidaferreirafreitas-produtoeducacional.pdfbdafc194905467e02612fb1de97e3eadMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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