Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcos Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12242
Resumo: Após a Segunda Guerra Mundial, o interesse pelo estudo de populações ao longo do tempo aumentou simultaneamente com os avanços tecnológicos, facilitando o uso de grandes bases de dados e análise das mesmas. Neste tipo de análises, o foco é verificar se determinada característica ou comportamento de um grupo estudado sofre alterações ao longo de determinado período de tempo. A este conjunto de técnicas damos o nome de Análise de Dados Longitudinais. Juntamente a Análise de Dados Longitudinais, introduziremos conceitos de Modelos Lineares Generalizados (MLGs), sendo estas ferramentas estatísticas muito úteis para a modelagem de uma determinada variável de interesse. Através de MLGs, podemos utilizar diversas informações contidas em um banco de dados definindo uma equação que represente a relação entre as variáveis independentes e variáveis de interesse. Esta monografia apresenta um estudo de caso com dados de contagem longitudinais, tendo como objetivo verificar a influência de determinadas características pessoais na utilização de promoções contidas em um veículo publicitário e também verificar se o volume de utilizações varia com o tempo. Para isto, foi analisado o comportamento de usuários deste veículo publicitário por um período de 12 edições e empregamos métodos de regressão de Poisson para dados de contagem longitudinais com a finalidade de descrever o perfil dos usuários e auxiliar a tomada de decisão na empresa em que os dados foram obtidos.
id UFJF_65b10c695d484ed3984ee074f9c84226
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12242
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Vieira, Marcel de Toledohttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418Vieira, Marcel de Toledohttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418Bastos, Ronaldo Rochahttp://lattes.cnpq.br/8943562657054260Hippert , Henrique Steinherzhttp://lattes.cnpq.br/6907017215672171Souza, Augusto Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4948010017164625http://lattes.cnpq.br/1733400674791491Lima, Marcos Alves de2021-01-20T21:56:52Z2021-01-012021-01-20T21:56:52Z2014-12-18https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12242Após a Segunda Guerra Mundial, o interesse pelo estudo de populações ao longo do tempo aumentou simultaneamente com os avanços tecnológicos, facilitando o uso de grandes bases de dados e análise das mesmas. Neste tipo de análises, o foco é verificar se determinada característica ou comportamento de um grupo estudado sofre alterações ao longo de determinado período de tempo. A este conjunto de técnicas damos o nome de Análise de Dados Longitudinais. Juntamente a Análise de Dados Longitudinais, introduziremos conceitos de Modelos Lineares Generalizados (MLGs), sendo estas ferramentas estatísticas muito úteis para a modelagem de uma determinada variável de interesse. Através de MLGs, podemos utilizar diversas informações contidas em um banco de dados definindo uma equação que represente a relação entre as variáveis independentes e variáveis de interesse. Esta monografia apresenta um estudo de caso com dados de contagem longitudinais, tendo como objetivo verificar a influência de determinadas características pessoais na utilização de promoções contidas em um veículo publicitário e também verificar se o volume de utilizações varia com o tempo. Para isto, foi analisado o comportamento de usuários deste veículo publicitário por um período de 12 edições e empregamos métodos de regressão de Poisson para dados de contagem longitudinais com a finalidade de descrever o perfil dos usuários e auxiliar a tomada de decisão na empresa em que os dados foram obtidos.After World War II, the interest in analyzing populations over time simultaneously increased with technological advances, facilitating the use and analysis of large databases. In this type of study, the focus is to see if a certain characteristic or behavior of a study group changes over a given period of time. Such technique is called Longitudinal Data Analysis. Along with the Longitudinal Data Analysis, we introduce concepts of Generalized Linear Models (GLMs), which are very useful statistical tools for modeling a particular variable of interest. Through GLMs, we can use different information obtained from a database allowing us to define an equation that represents the relationship between independent variables and a variable of interest in a single event. This monograph presents a case study which considers longitudinal count data, aiming at verifying the influence of a particular trait in the use of promotions contained in an advertising vehicle and also check if the volume of uses varies over time. For this, we analyzed the behavior of users of this advertising vehicle for a period of 12 issues and applied Poisson regression methods for longitudinal count data in order to describe the profile of users and to assist the decision making process in the company where data was obtained.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilICE – Instituto de Ciências Exatashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICADados de contagemDados longitudinaisRegressão de poissonCount DataLongitudinal DataPoisson RegressionEstudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALmarcosalvesdelima.pdfmarcosalvesdelima.pdfMARCOS ALVES DE LIMAapplication/pdf728918https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/4/marcosalvesdelima.pdfc90c69f8cceef7ec343a7b5b925a41fdMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/5/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD55TEXTmarcosalvesdelima.pdf.txtmarcosalvesdelima.pdf.txtExtracted texttext/plain106535https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/6/marcosalvesdelima.pdf.txt3858f5b8db5eaca45bb2914e860630adMD56THUMBNAILmarcosalvesdelima.pdf.jpgmarcosalvesdelima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/7/marcosalvesdelima.pdf.jpg1e30d7617c7f69731700f7121a7145a0MD57ufjf/122422021-01-21 04:08:00.178oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:08Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
title Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
spellingShingle Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
Lima, Marcos Alves de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Dados de contagem
Dados longitudinais
Regressão de poisson
Count Data
Longitudinal Data
Poisson Regression
title_short Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
title_full Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
title_fullStr Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
title_full_unstemmed Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
title_sort Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
author Lima, Marcos Alves de
author_facet Lima, Marcos Alves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Marcel de Toledo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1980385021266418
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Marcel de Toledo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1980385021266418
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bastos, Ronaldo Rocha
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8943562657054260
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Hippert , Henrique Steinherz
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6907017215672171
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Souza, Augusto Carvalho
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4948010017164625
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1733400674791491
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcos Alves de
contributor_str_mv Vieira, Marcel de Toledo
Vieira, Marcel de Toledo
Bastos, Ronaldo Rocha
Hippert , Henrique Steinherz
Souza, Augusto Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Dados de contagem
Dados longitudinais
Regressão de poisson
Count Data
Longitudinal Data
Poisson Regression
dc.subject.por.fl_str_mv Dados de contagem
Dados longitudinais
Regressão de poisson
Count Data
Longitudinal Data
Poisson Regression
description Após a Segunda Guerra Mundial, o interesse pelo estudo de populações ao longo do tempo aumentou simultaneamente com os avanços tecnológicos, facilitando o uso de grandes bases de dados e análise das mesmas. Neste tipo de análises, o foco é verificar se determinada característica ou comportamento de um grupo estudado sofre alterações ao longo de determinado período de tempo. A este conjunto de técnicas damos o nome de Análise de Dados Longitudinais. Juntamente a Análise de Dados Longitudinais, introduziremos conceitos de Modelos Lineares Generalizados (MLGs), sendo estas ferramentas estatísticas muito úteis para a modelagem de uma determinada variável de interesse. Através de MLGs, podemos utilizar diversas informações contidas em um banco de dados definindo uma equação que represente a relação entre as variáveis independentes e variáveis de interesse. Esta monografia apresenta um estudo de caso com dados de contagem longitudinais, tendo como objetivo verificar a influência de determinadas características pessoais na utilização de promoções contidas em um veículo publicitário e também verificar se o volume de utilizações varia com o tempo. Para isto, foi analisado o comportamento de usuários deste veículo publicitário por um período de 12 edições e empregamos métodos de regressão de Poisson para dados de contagem longitudinais com a finalidade de descrever o perfil dos usuários e auxiliar a tomada de decisão na empresa em que os dados foram obtidos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-20T21:56:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-01
2021-01-20T21:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12242
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICE – Instituto de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/4/marcosalvesdelima.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/5/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/6/marcosalvesdelima.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12242/7/marcosalvesdelima.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
c90c69f8cceef7ec343a7b5b925a41fd
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3858f5b8db5eaca45bb2914e860630ad
1e30d7617c7f69731700f7121a7145a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813194033065885696