A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1274 |
Resumo: | A partir das relações de poder que se estabelecem entre o campo político e a instância comunicativa midiática, a dissertação tem como ponto de partida o conceito de campanha permanente, definido como o uso dos recursos disponíveis no trabalho por parte dos atores políticos (governos, partidos, congressistas ou líderes), a fim de construir e manter o apoio popular. A pesquisa desenvolve um estudo sobre a construção da imagem de Dilma Rousseff, do partido dos trabalhadores (PT), em três instâncias: pronunciamentos em rede de TV, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e jornal Folha de S. Paulo. Busca-se verificar como foi trabalhada a campanha, permanente, na função de Presidente da República, eleita em 2010 e de candidata à reeleição em 2014. Como corpus de análise, são analisados, primeiramente, os espaços institucionais ocupados como presidente da República, tomando como recorte os pronunciamentos em Cadeia Nacional de Rádio e TV (CNRT), durante seu primeiro mandato. Secundariamente, procura-se verificar se a imprensa, por meio da cobertura dos pronunciamentos, projetou uma imagem negativa, positiva ou neutra de Dilma Rousseff na posição de presidente, tomando como recorte as notícias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Como terceira dimensão de análise, são investigados os HGPEs de 2014. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a fim de analisar separadamente os objetos e depois identificar os pontos de confluência e os aspectos dissonantes. Identificam-se dois momentos no governo Dilma: o de alta popularidade até as manifestações de junho de 2013, e a fase posterior, com queda da aprovação e uma disputa acirrada na eleição de 2014, quando saiu vitoriosa com um percentual muito reduzido de votos em relação ao candidato Aécio Neves do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB). Houve mais pontos de confluências no primeiro momento entre o discurso da petista e a cobertura da imprensa. O segundo período foi conturbado e houve uma cobertura mais negativa e crítica por parte da mídia. A comunicação eleitoral foi uma forma de buscar resgatar as ações do governo, havendo uma intensa propaganda negativa de ataques entres os adversários. |
id |
UFJF_6de1b9d32f6b5e021eb8d76f6aced8cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/1274 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3Oliveira, Luiz Ademir dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1Silva, Marco Antônio Roxo dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765676J4Coutinho, Iluska Maria da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401550Y2Martins, Thamiris Franco2016-05-02T00:52:43Z2016-04-262016-05-02T00:52:43Z2016-02-23https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1274A partir das relações de poder que se estabelecem entre o campo político e a instância comunicativa midiática, a dissertação tem como ponto de partida o conceito de campanha permanente, definido como o uso dos recursos disponíveis no trabalho por parte dos atores políticos (governos, partidos, congressistas ou líderes), a fim de construir e manter o apoio popular. A pesquisa desenvolve um estudo sobre a construção da imagem de Dilma Rousseff, do partido dos trabalhadores (PT), em três instâncias: pronunciamentos em rede de TV, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e jornal Folha de S. Paulo. Busca-se verificar como foi trabalhada a campanha, permanente, na função de Presidente da República, eleita em 2010 e de candidata à reeleição em 2014. Como corpus de análise, são analisados, primeiramente, os espaços institucionais ocupados como presidente da República, tomando como recorte os pronunciamentos em Cadeia Nacional de Rádio e TV (CNRT), durante seu primeiro mandato. Secundariamente, procura-se verificar se a imprensa, por meio da cobertura dos pronunciamentos, projetou uma imagem negativa, positiva ou neutra de Dilma Rousseff na posição de presidente, tomando como recorte as notícias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Como terceira dimensão de análise, são investigados os HGPEs de 2014. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a fim de analisar separadamente os objetos e depois identificar os pontos de confluência e os aspectos dissonantes. Identificam-se dois momentos no governo Dilma: o de alta popularidade até as manifestações de junho de 2013, e a fase posterior, com queda da aprovação e uma disputa acirrada na eleição de 2014, quando saiu vitoriosa com um percentual muito reduzido de votos em relação ao candidato Aécio Neves do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB). Houve mais pontos de confluências no primeiro momento entre o discurso da petista e a cobertura da imprensa. O segundo período foi conturbado e houve uma cobertura mais negativa e crítica por parte da mídia. A comunicação eleitoral foi uma forma de buscar resgatar as ações do governo, havendo uma intensa propaganda negativa de ataques entres os adversários.From the power relations that are establish between political field and the media communication system, this dissertation has as a key concept ‘the permanent campaign’, defined as the implementation of the any available resources for the political actors during their work (government, political parties, congressman or leaders) aiming to obtain and keep popular support. This research develops a study about the making of the image of Dilma Rousseff (PT) in three situations: pronouncement in TV network, HGPE and Folha de S. Paulo newspaper. This paper tries to verify how the permanent campaign has been undertaken as president of the Brazilian Republic, elected in 2010, and as a candidate running for reelection in 2014. As empirical data, firstly are analysed the institutionalized spaces occupied as president of the Brazilian Republic, defining as analytical material the pronouncements in National Network of Radio and Television (CNTR, in portuguese) during her fist mandate. Secondly, it tries to verify if the press, through its pronouncements coverage, created a negative, positive or neutral image of Dilma Rousseff in her position as president, taken as empirical data the news published by Folha de S. Paulo newspaper. As third material data, it will be analysed the programs of Free Political Advertising Time (HGPE, in portuguese) in 2014. As methodological strategy, we recurred to the Content Analysis (Bardin, 1977) with the goal of analysing separately the objects and then identify the convergence and dissonant aspects. We can identify two different moments in Dilma’s government: high popularity until june 2013 manifestations and the subsequent period with fall of approval and fierce competition on the 2014 election, when she won the elections with a minor percentage of votes in relation to the candidate Aécio Neves (PSDB). There were more confluence aspects in the first period between the president’s pronouncements and the media coverage. The second moment was troubled and there was a more negative and critical coverage by the media. The electoral communication was an attempt to retrieve the governments’ actions and there was an intense negative propaganda of attacks between the candidates.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPoderComunicação PolíticaCampanha PermanentePronunciamentosHorário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)ImprensaPowerPolitical communicationPermanent campaignPronouncementsFree Political Advertising TimeNewsA construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTthamirisfrancomartins.pdf.txtthamirisfrancomartins.pdf.txtExtracted texttext/plain653354https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/3/thamirisfrancomartins.pdf.txt9eafa2a3f4b4b7eab7a5e422a18d8129MD53THUMBNAILthamirisfrancomartins.pdf.jpgthamirisfrancomartins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/4/thamirisfrancomartins.pdf.jpg8a9d5e75667932357411945c4a16a29dMD54ORIGINALthamirisfrancomartins.pdfthamirisfrancomartins.pdfapplication/pdf2200981https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/1/thamirisfrancomartins.pdf268b5c2c7dd034a368c073cb56397326MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/12742019-11-07 11:34:49.758oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:49Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição |
title |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição |
spellingShingle |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição Martins, Thamiris Franco CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Poder Comunicação Política Campanha Permanente Pronunciamentos Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) Imprensa Power Political communication Permanent campaign Pronouncements Free Political Advertising Time News |
title_short |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição |
title_full |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição |
title_fullStr |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição |
title_full_unstemmed |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição |
title_sort |
A construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleição |
author |
Martins, Thamiris Franco |
author_facet |
Martins, Thamiris Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Ademir de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Marco Antônio Roxo da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765676J4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Coutinho, Iluska Maria da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401550Y2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Thamiris Franco |
contributor_str_mv |
Leal, Paulo Roberto Figueira Oliveira, Luiz Ademir de Silva, Marco Antônio Roxo da Coutinho, Iluska Maria da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Poder Comunicação Política Campanha Permanente Pronunciamentos Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) Imprensa Power Political communication Permanent campaign Pronouncements Free Political Advertising Time News |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poder Comunicação Política Campanha Permanente Pronunciamentos Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) Imprensa Power Political communication Permanent campaign Pronouncements Free Political Advertising Time News |
description |
A partir das relações de poder que se estabelecem entre o campo político e a instância comunicativa midiática, a dissertação tem como ponto de partida o conceito de campanha permanente, definido como o uso dos recursos disponíveis no trabalho por parte dos atores políticos (governos, partidos, congressistas ou líderes), a fim de construir e manter o apoio popular. A pesquisa desenvolve um estudo sobre a construção da imagem de Dilma Rousseff, do partido dos trabalhadores (PT), em três instâncias: pronunciamentos em rede de TV, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e jornal Folha de S. Paulo. Busca-se verificar como foi trabalhada a campanha, permanente, na função de Presidente da República, eleita em 2010 e de candidata à reeleição em 2014. Como corpus de análise, são analisados, primeiramente, os espaços institucionais ocupados como presidente da República, tomando como recorte os pronunciamentos em Cadeia Nacional de Rádio e TV (CNRT), durante seu primeiro mandato. Secundariamente, procura-se verificar se a imprensa, por meio da cobertura dos pronunciamentos, projetou uma imagem negativa, positiva ou neutra de Dilma Rousseff na posição de presidente, tomando como recorte as notícias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Como terceira dimensão de análise, são investigados os HGPEs de 2014. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a fim de analisar separadamente os objetos e depois identificar os pontos de confluência e os aspectos dissonantes. Identificam-se dois momentos no governo Dilma: o de alta popularidade até as manifestações de junho de 2013, e a fase posterior, com queda da aprovação e uma disputa acirrada na eleição de 2014, quando saiu vitoriosa com um percentual muito reduzido de votos em relação ao candidato Aécio Neves do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB). Houve mais pontos de confluências no primeiro momento entre o discurso da petista e a cobertura da imprensa. O segundo período foi conturbado e houve uma cobertura mais negativa e crítica por parte da mídia. A comunicação eleitoral foi uma forma de buscar resgatar as ações do governo, havendo uma intensa propaganda negativa de ataques entres os adversários. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-02T00:52:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-26 2016-05-02T00:52:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1274 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/3/thamirisfrancomartins.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/4/thamirisfrancomartins.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/1/thamirisfrancomartins.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1274/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9eafa2a3f4b4b7eab7a5e422a18d8129 8a9d5e75667932357411945c4a16a29d 268b5c2c7dd034a368c073cb56397326 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661256004796416 |