K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Karen Esmeralda Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17458
Resumo: O fenômeno mundial do K-pop, a música pop sul-coreana, tem alcançado multidões de públicos ao redor do mundo. Seu sucesso mundial complexo e único na indústria musical é estudado por diversos estudiosos em diferentes países. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo identificar quais os fatores que fortalecem as marcas de grupos de K-pop em um cenário global, sob ponto de vista dos seus fãs. A pesquisa utiliza de uma abordagem exploratória qualitativa e aplica a técnica de análise de conteúdo em entrevistas semiestruturadas com fãs de diferentes grupos de K-pop. A partir da análise, identificam-se diferentes conjuntos de fatores que diferenciam, destacam e impulsionam o valor das marcas dos grupos de K-pop para o público. Esses fatores sistematizados pelas empresas de entretenimento sul-coreanas, que constroem e administram as marcas, revelam a estrutura estratégica de busca, preparação, produção e promoção dos grupos, retratam a identidade das marcas e os valores proporcionados por elas aos fãs, apresentam os conteúdos artísticos e midiáticos e os produtos físicos dos artistas comercializados pelas empresas, além de descreverem a identificação e a autoexpressão vivenciada pelos fãs de K-pop por meio das marcas dos grupos que acompanham. Além disso, o fortalecimento das marcas dos grupos de K-pop propicia a geração de marcas de sucesso globais que estimulam o interesse e a procura pela Coreia do Sul e sua cultura.
id UFJF_6f8b6c03c94addc219a2cad8c2b62c9d
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/17458
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Corrêa, Stela Cristina Hotthttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502Oliveira, Solange Riveli dehttp://lattes.cnpq.br/2663337431229210Santos, Leonardo Lemos da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722http://lattes.cnpq.br/5476087615028319Miguel, Karen Esmeralda Rodrigues2024-10-09T10:32:58Z2024-10-082024-10-09T10:32:58Z2024-09-10https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17458O fenômeno mundial do K-pop, a música pop sul-coreana, tem alcançado multidões de públicos ao redor do mundo. Seu sucesso mundial complexo e único na indústria musical é estudado por diversos estudiosos em diferentes países. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo identificar quais os fatores que fortalecem as marcas de grupos de K-pop em um cenário global, sob ponto de vista dos seus fãs. A pesquisa utiliza de uma abordagem exploratória qualitativa e aplica a técnica de análise de conteúdo em entrevistas semiestruturadas com fãs de diferentes grupos de K-pop. A partir da análise, identificam-se diferentes conjuntos de fatores que diferenciam, destacam e impulsionam o valor das marcas dos grupos de K-pop para o público. Esses fatores sistematizados pelas empresas de entretenimento sul-coreanas, que constroem e administram as marcas, revelam a estrutura estratégica de busca, preparação, produção e promoção dos grupos, retratam a identidade das marcas e os valores proporcionados por elas aos fãs, apresentam os conteúdos artísticos e midiáticos e os produtos físicos dos artistas comercializados pelas empresas, além de descreverem a identificação e a autoexpressão vivenciada pelos fãs de K-pop por meio das marcas dos grupos que acompanham. Além disso, o fortalecimento das marcas dos grupos de K-pop propicia a geração de marcas de sucesso globais que estimulam o interesse e a procura pela Coreia do Sul e sua cultura.The global phenomenon of K-pop, South Korean pop music, has reached a multitude of listeners around the world. Its complex and unique global success in the music industry is being studied by several scholars in different countries. In this context, this research aims to find out what factors strengthen the brands of K-pop groups on the global stage from the perspective of their fans. The research uses a qualitative exploratory approach and applies the technique of content analysis to semi-structured interviews with fans of different K-pop groups. Based on the analysis, various factors that differentiate, emphasize and enhance the value of K-pop groups' brands to the public are identified. These factors, systematized by South Korean entertainment companies that build and manage the brands, reveal the strategic structure of the groups' casting, preparation, production, and promotion, depict the brands' identity and the values they offer to fans, present the artists artistic and media content and physical products sold by the companies, and describe the identification and self-expression that K-pop fans experience through the brands of the groups they follow. In addition, strengthening the brands of K-pop groups leads to the creation of successful global brands that stimulate interest and demand for South Korea and its culture.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais AplicadasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOK-popMarcas de K-popGrupos de K-popK-pop brandingFatores de fortalecimento do K-popK-pop brandsK-pop groupsK-pop brandingK-pop strengthening factorsK-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-popinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALkarenesmeraldarodriguesmiguel.pdfkarenesmeraldarodriguesmiguel.pdfPDF/Aapplication/pdf1719953https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/1/karenesmeraldarodriguesmiguel.pdfb28d9973fb42d97e7b0109d3e02c7656MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTkarenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.txtkarenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.txtExtracted texttext/plain157255https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/4/karenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.txt01a0b25e322d4bbff719aaf39ac84de6MD54THUMBNAILkarenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.jpgkarenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/5/karenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.jpga83be420a6f831f07459c878fa25dcaeMD55ufjf/174582024-10-10 03:04:47.321oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-10-10T06:04:47Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
title K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
spellingShingle K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
Miguel, Karen Esmeralda Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
K-pop
Marcas de K-pop
Grupos de K-pop
K-pop branding
Fatores de fortalecimento do K-pop
K-pop brands
K-pop groups
K-pop branding
K-pop strengthening factors
title_short K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
title_full K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
title_fullStr K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
title_full_unstemmed K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
title_sort K-POP BRAND: estudo de branding em grupos de K-pop
author Miguel, Karen Esmeralda Rodrigues
author_facet Miguel, Karen Esmeralda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corrêa, Stela Cristina Hott
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1964577702715502
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Solange Riveli de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2663337431229210
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Leonardo Lemos da Silveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2655136965492722
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5476087615028319
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel, Karen Esmeralda Rodrigues
contributor_str_mv Corrêa, Stela Cristina Hott
Oliveira, Solange Riveli de
Santos, Leonardo Lemos da Silveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
K-pop
Marcas de K-pop
Grupos de K-pop
K-pop branding
Fatores de fortalecimento do K-pop
K-pop brands
K-pop groups
K-pop branding
K-pop strengthening factors
dc.subject.por.fl_str_mv K-pop
Marcas de K-pop
Grupos de K-pop
K-pop branding
Fatores de fortalecimento do K-pop
K-pop brands
K-pop groups
K-pop branding
K-pop strengthening factors
description O fenômeno mundial do K-pop, a música pop sul-coreana, tem alcançado multidões de públicos ao redor do mundo. Seu sucesso mundial complexo e único na indústria musical é estudado por diversos estudiosos em diferentes países. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo identificar quais os fatores que fortalecem as marcas de grupos de K-pop em um cenário global, sob ponto de vista dos seus fãs. A pesquisa utiliza de uma abordagem exploratória qualitativa e aplica a técnica de análise de conteúdo em entrevistas semiestruturadas com fãs de diferentes grupos de K-pop. A partir da análise, identificam-se diferentes conjuntos de fatores que diferenciam, destacam e impulsionam o valor das marcas dos grupos de K-pop para o público. Esses fatores sistematizados pelas empresas de entretenimento sul-coreanas, que constroem e administram as marcas, revelam a estrutura estratégica de busca, preparação, produção e promoção dos grupos, retratam a identidade das marcas e os valores proporcionados por elas aos fãs, apresentam os conteúdos artísticos e midiáticos e os produtos físicos dos artistas comercializados pelas empresas, além de descreverem a identificação e a autoexpressão vivenciada pelos fãs de K-pop por meio das marcas dos grupos que acompanham. Além disso, o fortalecimento das marcas dos grupos de K-pop propicia a geração de marcas de sucesso globais que estimulam o interesse e a procura pela Coreia do Sul e sua cultura.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-09T10:32:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-10-08
2024-10-09T10:32:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17458
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF/GV
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/1/karenesmeraldarodriguesmiguel.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/4/karenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/17458/5/karenesmeraldarodriguesmiguel.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b28d9973fb42d97e7b0109d3e02c7656
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
01a0b25e322d4bbff719aaf39ac84de6
a83be420a6f831f07459c878fa25dcae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813194016574930944