Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Davi Perez
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15754
Resumo: No século XXI, impulsionada pela internet e desenvolvimento tecnológico, a indústria da moda passou por uma transformação significativa em relação a sua imagem e publicidade. A imagem da moda - entendida aqui de acordo com Geczy e Karaminas (2016), como aquela criada a serviço da indústria da moda - tornou-se mais acessível e convergente, existindo em várias plataformas e valendo-se novas configurações e formatos midiáticos. Diante da atual paisagem midiática, consolidada especialmente nestas duas últimas décadas, a indústria da moda foi obrigada a se adaptar a um novo contexto de produção de seu conteúdo de marca e publicidade. Nessa mudança, o imaginário da moda, que foi construído ao longo dos anos por meio do trabalho de vários fotógrafos, pintores, escritores, designers, modelos e uma grande equipe criativa e técnica, se deparou com uma nova fronteira: a proliferação dos suportes digitais. Hoje, a imagem da moda existe em - mas não se limita a - smartphones , redes sociais, transmissões ao vivo, instalações de telas, desfiles de moda impulsionados pela mídia e fashion films . Diante desse cenário, este trabalho se dedica ao fenômeno dos Fashion Films. Nosso objeto de estudo é o filme da marca Mugler para a coleção feminina de Primavera/Verão 2022. Observamos o objeto como uma representação do surgimento de um novo paradigma para a imagem e publicidade de moda - um que é configurado por meio de mídia digital e práticas audiovisuais. Além disso, a análise explora a evolução e rejuvenescimento da Mugler através da conexão dinâmica entre publicidade comercial e a imagem da moda, a partir dos quatro pilares da marca.
id UFJF_710353d854ae58791884f60303c76e20
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15754
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Torres, Letíciahttp://lattes.cnpq.br/2504467740136560Rodrigues, Cristiano Joséhttp://lattes.cnpq.br/2088876547211993Sigiliano, Daianahttp://lattes.cnpq.br/0329090470307145https://lattes.cnpq.br/Barroso, Davi Perez2023-08-16T10:59:28Z2023-08-16T10:59:28Z2023-08-04https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15754No século XXI, impulsionada pela internet e desenvolvimento tecnológico, a indústria da moda passou por uma transformação significativa em relação a sua imagem e publicidade. A imagem da moda - entendida aqui de acordo com Geczy e Karaminas (2016), como aquela criada a serviço da indústria da moda - tornou-se mais acessível e convergente, existindo em várias plataformas e valendo-se novas configurações e formatos midiáticos. Diante da atual paisagem midiática, consolidada especialmente nestas duas últimas décadas, a indústria da moda foi obrigada a se adaptar a um novo contexto de produção de seu conteúdo de marca e publicidade. Nessa mudança, o imaginário da moda, que foi construído ao longo dos anos por meio do trabalho de vários fotógrafos, pintores, escritores, designers, modelos e uma grande equipe criativa e técnica, se deparou com uma nova fronteira: a proliferação dos suportes digitais. Hoje, a imagem da moda existe em - mas não se limita a - smartphones , redes sociais, transmissões ao vivo, instalações de telas, desfiles de moda impulsionados pela mídia e fashion films . Diante desse cenário, este trabalho se dedica ao fenômeno dos Fashion Films. Nosso objeto de estudo é o filme da marca Mugler para a coleção feminina de Primavera/Verão 2022. Observamos o objeto como uma representação do surgimento de um novo paradigma para a imagem e publicidade de moda - um que é configurado por meio de mídia digital e práticas audiovisuais. Além disso, a análise explora a evolução e rejuvenescimento da Mugler através da conexão dinâmica entre publicidade comercial e a imagem da moda, a partir dos quatro pilares da marca.In the 21st century, driven by the internet and technological development, the fashion industry has undergone a significant transformation in terms of its image and advertising. The fashion image - according to Geczy and Karaminas (2016), is the image created in service of the fashion industry - has become more accessible and convergent, existing across various platforms and having access to new media configurations and formats. Faced with the current media landscape, consolidated especially in these last two decades, the fashion industry was forced to adapt to a new context of production of the fashion image and marketing strategies.In this context, the fashion image, which was built over the years through the work of several photographers, painters, writers, designers, models and a large creative and technical team, faced a new frontier: the proliferation of digital media. Today, the fashion image exists on – but is not limited to – smartphones, social media, live streams, screen installations, media-driven fashion shows and fashion films. Given this scenario, this work is dedicated to the phenomenon of Fashion Films. Our object of study is the Mugler´s fashion film for the women's Spring/Summer 2022 collection. We observe the film as a representation of the emergence of a new paradigm for fashion image and advertising - one that is configured through digital media and audiovisual practices. Furthermore, the analysis explores Mugler's evolution and rejuvenation through the dynamic connection between commercial advertising and fashion image, based on the four pillars of the brand.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação Socialhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiências Sociais AplicadasFashion filmBrand literacyMuglerFashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALdaviperezbarroso.pdfdaviperezbarroso.pdfapplication/pdf4998418https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/1/daviperezbarroso.pdf848f25a3770d6669226b8fadc8559e43MD51TEXTdaviperezbarroso.pdf.txtdaviperezbarroso.pdf.txtExtracted texttext/plain130920https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/4/daviperezbarroso.pdf.txt9d2ef87545d972584bd2ac6772e7c067MD54THUMBNAILdaviperezbarroso.pdf.jpgdaviperezbarroso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/5/daviperezbarroso.pdf.jpgca4815ff596edccd856a3dfb74be9974MD55ufjf/157542023-08-17 03:04:19.974oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:04:19Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
title Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
spellingShingle Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
Barroso, Davi Perez
Ciências Sociais Aplicadas
Fashion film
Brand literacy
Mugler
title_short Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
title_full Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
title_fullStr Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
title_full_unstemmed Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
title_sort Fashion film e branding na publicidade de moda: uma análise da Mugler 2022
author Barroso, Davi Perez
author_facet Barroso, Davi Perez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Letícia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2504467740136560
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Cristiano José
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2088876547211993
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sigiliano, Daiana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0329090470307145
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Davi Perez
contributor_str_mv Torres, Letícia
Rodrigues, Cristiano José
Sigiliano, Daiana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
Fashion film
Brand literacy
Mugler
dc.subject.por.fl_str_mv Fashion film
Brand literacy
Mugler
description No século XXI, impulsionada pela internet e desenvolvimento tecnológico, a indústria da moda passou por uma transformação significativa em relação a sua imagem e publicidade. A imagem da moda - entendida aqui de acordo com Geczy e Karaminas (2016), como aquela criada a serviço da indústria da moda - tornou-se mais acessível e convergente, existindo em várias plataformas e valendo-se novas configurações e formatos midiáticos. Diante da atual paisagem midiática, consolidada especialmente nestas duas últimas décadas, a indústria da moda foi obrigada a se adaptar a um novo contexto de produção de seu conteúdo de marca e publicidade. Nessa mudança, o imaginário da moda, que foi construído ao longo dos anos por meio do trabalho de vários fotógrafos, pintores, escritores, designers, modelos e uma grande equipe criativa e técnica, se deparou com uma nova fronteira: a proliferação dos suportes digitais. Hoje, a imagem da moda existe em - mas não se limita a - smartphones , redes sociais, transmissões ao vivo, instalações de telas, desfiles de moda impulsionados pela mídia e fashion films . Diante desse cenário, este trabalho se dedica ao fenômeno dos Fashion Films. Nosso objeto de estudo é o filme da marca Mugler para a coleção feminina de Primavera/Verão 2022. Observamos o objeto como uma representação do surgimento de um novo paradigma para a imagem e publicidade de moda - um que é configurado por meio de mídia digital e práticas audiovisuais. Além disso, a análise explora a evolução e rejuvenescimento da Mugler através da conexão dinâmica entre publicidade comercial e a imagem da moda, a partir dos quatro pilares da marca.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T10:59:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-16T10:59:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15754
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/1/daviperezbarroso.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/4/daviperezbarroso.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15754/5/daviperezbarroso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
848f25a3770d6669226b8fadc8559e43
9d2ef87545d972584bd2ac6772e7c067
ca4815ff596edccd856a3dfb74be9974
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661247834292224