Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142272 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise das estratégias utilizadas pela Budha Khe Rhi, uma empresa brasileira de moda. A abordagem de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, baseado em análise documental, observação de campo e entrevistas com o diretor de marketing da empresa. A Budha Khe Rhi desenvolveu-se como uma marca reconhecida e associada a estilo de vida e experiências que os jovens valorizam. Hoje em dia, após a expansão por meio de abertura de franquias, a empresa está em transição para uma estratégia próxima ao fast-fashion. A fim de analisar as estratégias que a empresa tem implementado para inovar, foi adotado o framework Dez Tipos de Inovação (KELLEY et al, 2013). Os resultados mostram que a empresa destaca-se em sete dos dez tipos de inovação: modelo de negócio e rede (configuração); Desempenho do produto (Oferta); e Serviço, Canal, Marca e Engajamento do Cliente (Experiência). O produto não é seu ponto forte, embora haja algumas inovações notáveis. As principais inovações dizem respeito a uma nova maneira de interagir com os fãs e compartilhar o estilo de vida da marca. O principal fator que promove a inovação está relacionada com a predisposição dos gestores para incentivar os funcionários a pensar sobre melhores práticas no seu trabalho e também implementar novas soluções. |
id |
UFRGS-2_7b92499d8c8281320a6ee7017a99b142 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142272 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giongo, Marina AnderleSzabluk, DanielaLinden, Júlio Carlos de Souza van der2016-06-03T02:08:45Z20151982-615Xhttp://hdl.handle.net/10183/142272000988252Este artigo apresenta uma análise das estratégias utilizadas pela Budha Khe Rhi, uma empresa brasileira de moda. A abordagem de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, baseado em análise documental, observação de campo e entrevistas com o diretor de marketing da empresa. A Budha Khe Rhi desenvolveu-se como uma marca reconhecida e associada a estilo de vida e experiências que os jovens valorizam. Hoje em dia, após a expansão por meio de abertura de franquias, a empresa está em transição para uma estratégia próxima ao fast-fashion. A fim de analisar as estratégias que a empresa tem implementado para inovar, foi adotado o framework Dez Tipos de Inovação (KELLEY et al, 2013). Os resultados mostram que a empresa destaca-se em sete dos dez tipos de inovação: modelo de negócio e rede (configuração); Desempenho do produto (Oferta); e Serviço, Canal, Marca e Engajamento do Cliente (Experiência). O produto não é seu ponto forte, embora haja algumas inovações notáveis. As principais inovações dizem respeito a uma nova maneira de interagir com os fãs e compartilhar o estilo de vida da marca. O principal fator que promove a inovação está relacionada com a predisposição dos gestores para incentivar os funcionários a pensar sobre melhores práticas no seu trabalho e também implementar novas soluções.his paper we analyze strategies used by Budha Khe Rhi, a Brazilian fashion company. Our research approach was single case study, based on document analysis, field observation and interviews with company's marketing director. In order to analyze strategies the company has implemented to innovate, we adopted the Ten Types of Innovation Framework (KELLEY et al, 2013). Budha Khe Rhi has developed as a well-known brand associated with lifestyle and experiences that young people value. Nowadays, after expansion by means of opening new stores and franchising, the company is transitioning to a strategy near to fast-fashion. Results show that it stands out in seven of the ten types of innovation framework: Profit model and Network (Configuration); Product performance (Offering); and Service, Channel, Brand and Customer Engagement (Experience). Product is not its strong point, although they have some remarkable innovations. The major innovations involve a new way to interact with fans and share the brand lifestyle. The main factor that fosters innovation is related to managers' predisposition to encourage collaborators to think about best practices on their work and also implement new solutions.application/pdfporModa palavra. Santa Catarina, UDESC. nesp. (2015), p. 42-57ModaInovaçãoMarcaFast-FashionFashion brandTypes of innovationFast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovaçãoFast fashion laughing : irreverence, imitation and innovationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988252.pdf000988252.pdfTexto completoapplication/pdf838539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142272/1/000988252.pdff429689ac78c479f5203efd0b2b56631MD51TEXT000988252.pdf.txt000988252.pdf.txtExtracted Texttext/plain34830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142272/2/000988252.pdf.txt013352696e88b67639c58d9e7922c749MD52THUMBNAIL000988252.pdf.jpg000988252.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142272/3/000988252.pdf.jpg813b7b821010d2344624a3702cb968eeMD5310183/1422722019-04-26 02:38:11.363571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142272Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-26T05:38:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Fast fashion laughing : irreverence, imitation and innovation |
title |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação |
spellingShingle |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação Giongo, Marina Anderle Moda Inovação Marca Fast-Fashion Fashion brand Types of innovation |
title_short |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação |
title_full |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação |
title_fullStr |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação |
title_full_unstemmed |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação |
title_sort |
Fast fashion Que Ri : irreverência, imitação e inovação |
author |
Giongo, Marina Anderle |
author_facet |
Giongo, Marina Anderle Szabluk, Daniela Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
author_role |
author |
author2 |
Szabluk, Daniela Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giongo, Marina Anderle Szabluk, Daniela Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda Inovação Marca |
topic |
Moda Inovação Marca Fast-Fashion Fashion brand Types of innovation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Fast-Fashion Fashion brand Types of innovation |
description |
Este artigo apresenta uma análise das estratégias utilizadas pela Budha Khe Rhi, uma empresa brasileira de moda. A abordagem de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, baseado em análise documental, observação de campo e entrevistas com o diretor de marketing da empresa. A Budha Khe Rhi desenvolveu-se como uma marca reconhecida e associada a estilo de vida e experiências que os jovens valorizam. Hoje em dia, após a expansão por meio de abertura de franquias, a empresa está em transição para uma estratégia próxima ao fast-fashion. A fim de analisar as estratégias que a empresa tem implementado para inovar, foi adotado o framework Dez Tipos de Inovação (KELLEY et al, 2013). Os resultados mostram que a empresa destaca-se em sete dos dez tipos de inovação: modelo de negócio e rede (configuração); Desempenho do produto (Oferta); e Serviço, Canal, Marca e Engajamento do Cliente (Experiência). O produto não é seu ponto forte, embora haja algumas inovações notáveis. As principais inovações dizem respeito a uma nova maneira de interagir com os fãs e compartilhar o estilo de vida da marca. O principal fator que promove a inovação está relacionada com a predisposição dos gestores para incentivar os funcionários a pensar sobre melhores práticas no seu trabalho e também implementar novas soluções. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-03T02:08:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142272 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-615X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988252 |
identifier_str_mv |
1982-615X 000988252 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Moda palavra. Santa Catarina, UDESC. nesp. (2015), p. 42-57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142272/1/000988252.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142272/2/000988252.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142272/3/000988252.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f429689ac78c479f5203efd0b2b56631 013352696e88b67639c58d9e7922c749 813b7b821010d2344624a3702cb968ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224902372491264 |