Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/938 |
Resumo: | Em consequência à ascensão turística, nas últimas décadas as cidades tombadas tem passado por grandes transformações em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais. As mudanças nas estruturas organizacional urbana, física do sítio histórico e política da administração municipal, geram preocupações com a preservação do patrimônio histórico. A atividade turística, nessas cidades, pode gerar excesso de demanda e causar transformações estruturais no município. O objetivo principal deste trabalho, portanto, é analisar e entender os impactos gerados pelo crescimento do número de pessoas e veículos sobre a estrutura urbana da cidade de Tiradentes-MG. Como objetivo secundário, busca-se entender a apropriação do turismo nos sítios tombados, realizando uma analogia com Tiradentes e diagnosticar a realidade da cidade, no que se refere a sua atual infraestrutura geral e aos órgãos gestores, atuantes no município.O método de pesquisa se apóia em três etapas, sendo elas: revisão bibliográfica, ou informações orais nos órgãos institucionais, análise urbana in loco, diagnosticando a estrutura e o funcionamento da cidade elevantamento de tráfego, com a contagem volumétrica de veículos e a contagem de ocupação de veículos. A partir das informações coletadas em levantamento, somadas a revisão bibliográfica, esse trabalho propõe diretrizes de planejamento e projetos relacionados ao tráfego, na tentativa de minimizar os danos ao patrimônio cultural da cidade. As questões levantadas buscaram dar enfoque na conjuntura colonial protegida, de forma a enfatizar os elementos que envolvem e colocam em risco o patrimônio, não só em sua forma física, ou seja, ambiental, mas também social e econômica. |
id |
UFJF_7de38ae348956d8c9a007f9d57e927bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/938 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Castañon, José Alberto Barrosohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0Hippert, Maria Aparecida Steinherzhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707537E5Sampaio, Julio Cesar Ribeirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781462A7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4469801H8Carvalho, Ana Carla de2016-04-24T01:44:59Z2016-02-292016-04-24T01:44:59Z2013-02-28https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/938Em consequência à ascensão turística, nas últimas décadas as cidades tombadas tem passado por grandes transformações em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais. As mudanças nas estruturas organizacional urbana, física do sítio histórico e política da administração municipal, geram preocupações com a preservação do patrimônio histórico. A atividade turística, nessas cidades, pode gerar excesso de demanda e causar transformações estruturais no município. O objetivo principal deste trabalho, portanto, é analisar e entender os impactos gerados pelo crescimento do número de pessoas e veículos sobre a estrutura urbana da cidade de Tiradentes-MG. Como objetivo secundário, busca-se entender a apropriação do turismo nos sítios tombados, realizando uma analogia com Tiradentes e diagnosticar a realidade da cidade, no que se refere a sua atual infraestrutura geral e aos órgãos gestores, atuantes no município.O método de pesquisa se apóia em três etapas, sendo elas: revisão bibliográfica, ou informações orais nos órgãos institucionais, análise urbana in loco, diagnosticando a estrutura e o funcionamento da cidade elevantamento de tráfego, com a contagem volumétrica de veículos e a contagem de ocupação de veículos. A partir das informações coletadas em levantamento, somadas a revisão bibliográfica, esse trabalho propõe diretrizes de planejamento e projetos relacionados ao tráfego, na tentativa de minimizar os danos ao patrimônio cultural da cidade. As questões levantadas buscaram dar enfoque na conjuntura colonial protegida, de forma a enfatizar os elementos que envolvem e colocam em risco o patrimônio, não só em sua forma física, ou seja, ambiental, mas também social e econômica.In Consequence of the rise tourism, in recent decades the historic cities have undergone major transformations in its aspects economic, social and environmental.Changes in organizational structures urban, physical of the historic site and political of the municipal administration, generating concerns about the preservation of historical heritage.The tourist activity in these cities can generate excess demand and cause structural changes in the county.The main objective of this study therefore is to analyze and understand the impacts generated by the growing number of people and vehicles on the urban structure of the city of Tiradentes-MG.As a secondary objective, seeks to understand the appropriation of tourism in historics cities, making an analogy with Tiradentes and diagnose the reality of the city in relation to its general infrastructure and its management institutional, operating in the municipality.The research method is based on three steps, namely: literature review, or oral information in institutional bodies, urban analysis in loco, diagnosing the structure and functioning of the city, and traffic survey, with the count volumetric of vehicles and the count of occupation of vehicles.From the information collected in the survey, together with the literature review, this study presents guidelines for planning and projects related to traffic, in an attempt to minimize damage to the cultural heritage of the city.The issues raised sought to focus on colonial conjuncture protected so as to emphasize the elements that involve and threaten the heritage, not only in its physical form, in the other words, environmental, but also social and economic.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em Ambiente ConstruídoUFJFBrasilFaculdade de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIASTurismoPatrimônioTiradentesTráfegoTourismHeritageTiradentesTrafficConvergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTanacarladecarvalho.pdf.txtanacarladecarvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain299659https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/3/anacarladecarvalho.pdf.txt8461c6b5252a5627c2920764efe7ec68MD53THUMBNAILanacarladecarvalho.pdf.jpganacarladecarvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/4/anacarladecarvalho.pdf.jpg1b5c12974b1e2beb16eff4b4eff32828MD54ORIGINALanacarladecarvalho.pdfanacarladecarvalho.pdfapplication/pdf5337226https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/1/anacarladecarvalho.pdf991e331d731e2ae2f22c4152ed439dccMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/9382019-11-07 11:06:12.437oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:06:12Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG |
title |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG |
spellingShingle |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG Carvalho, Ana Carla de CNPQ::ENGENHARIAS Turismo Patrimônio Tiradentes Tráfego Tourism Heritage Tiradentes Traffic |
title_short |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG |
title_full |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG |
title_fullStr |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG |
title_full_unstemmed |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG |
title_sort |
Convergências contemporâneas nas cidades tombadas: a ascensão turística e o tráfego na cidade de Tiradentes-MG |
author |
Carvalho, Ana Carla de |
author_facet |
Carvalho, Ana Carla de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castañon, José Alberto Barroso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hippert, Maria Aparecida Steinherz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707537E5 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sampaio, Julio Cesar Ribeiro |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781462A7 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4469801H8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Carla de |
contributor_str_mv |
Castañon, José Alberto Barroso Hippert, Maria Aparecida Steinherz Sampaio, Julio Cesar Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Turismo Patrimônio Tiradentes Tráfego Tourism Heritage Tiradentes Traffic |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Patrimônio Tiradentes Tráfego Tourism Heritage Tiradentes Traffic |
description |
Em consequência à ascensão turística, nas últimas décadas as cidades tombadas tem passado por grandes transformações em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais. As mudanças nas estruturas organizacional urbana, física do sítio histórico e política da administração municipal, geram preocupações com a preservação do patrimônio histórico. A atividade turística, nessas cidades, pode gerar excesso de demanda e causar transformações estruturais no município. O objetivo principal deste trabalho, portanto, é analisar e entender os impactos gerados pelo crescimento do número de pessoas e veículos sobre a estrutura urbana da cidade de Tiradentes-MG. Como objetivo secundário, busca-se entender a apropriação do turismo nos sítios tombados, realizando uma analogia com Tiradentes e diagnosticar a realidade da cidade, no que se refere a sua atual infraestrutura geral e aos órgãos gestores, atuantes no município.O método de pesquisa se apóia em três etapas, sendo elas: revisão bibliográfica, ou informações orais nos órgãos institucionais, análise urbana in loco, diagnosticando a estrutura e o funcionamento da cidade elevantamento de tráfego, com a contagem volumétrica de veículos e a contagem de ocupação de veículos. A partir das informações coletadas em levantamento, somadas a revisão bibliográfica, esse trabalho propõe diretrizes de planejamento e projetos relacionados ao tráfego, na tentativa de minimizar os danos ao patrimônio cultural da cidade. As questões levantadas buscaram dar enfoque na conjuntura colonial protegida, de forma a enfatizar os elementos que envolvem e colocam em risco o patrimônio, não só em sua forma física, ou seja, ambiental, mas também social e econômica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-24T01:44:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-29 2016-04-24T01:44:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/938 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/3/anacarladecarvalho.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/4/anacarladecarvalho.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/1/anacarladecarvalho.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/938/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8461c6b5252a5627c2920764efe7ec68 1b5c12974b1e2beb16eff4b4eff32828 991e331d731e2ae2f22c4152ed439dcc 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193953853308928 |