“La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinhão, Marcela Batista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6768
Resumo: Esta dissertação versa sobre a obra poética da poeta colombiana Marta Quiñónez, que atualmente vive em Medelin, publicada até o momento, que consiste nos seguintes volumes: Noctívago (1998), Acantilado (1999), Abecedário de Eximición (2000), Eva (2001), Kartalá (2002), La Trinidad (2005), Arcanos (2007), No. Libro de haripalas (2010), Dame tu canto ciudad (2012), Conversaciones en Comala (2012), Paréntesis (2013), El rostro del pan (2014) e Continente Mohíno (2016), publicado originalmente em 1996. O trabalho se concentra em quatro eixos principais, a saber: diáspora, migração, território e o lar, em diálogo com os temas do amor, da afetividade, da territorialização/desterritorialização nos centros urbanos, e da casa, perpassando as discussões de gênero e raciais na divisão dos espaços geográficos e sociais. Discutimos como este corpo e subjetividade feminina negra homossexual se reconfigura para a construção subjetiva de seu lar, considerando-se a experiência da desterritorialização e da migração, e o poema como a força reterritorializadora que alça as noções de pertencimento e conexão à sua própria criação poética como principal catalizadora de suas vivências. Percorremos toda sua obra em certa cronologia temática, iniciada com Continente Mohíno (1996) até El rostro del pan (2014), cujo principal objetivo é compreender a relação estabelecida entre sua escrita poética e o imaginário da diáspora contemporânea e fluxos migratórios, no que diz respeito aos territórios e a construção subjetiva do lar. A versatilidade e criatividade de sua poesia é flagrante por seu próprio curso de vida de movimento e desarraigo, que confluem para uma literatura capaz de abrigar suas vivências para além dos reducionismos históricos e sociais do lugar da mulher negra homossexual na literatura e na sociedade.
id UFJF_996651e6ca8f0f8dcc0877127693553a
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6768
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7Carrizo, Silvina Lilianahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6Soto, María Eugenia Osoriohttp://lattes.cnpq.br/Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simõeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766249A2Dutra, Paulo Roberto Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734230U6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4640730Y6Martinhão, Marcela Batista2018-05-22T11:36:23Z2018-05-172018-05-22T11:36:23Z2018-03-21https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6768Esta dissertação versa sobre a obra poética da poeta colombiana Marta Quiñónez, que atualmente vive em Medelin, publicada até o momento, que consiste nos seguintes volumes: Noctívago (1998), Acantilado (1999), Abecedário de Eximición (2000), Eva (2001), Kartalá (2002), La Trinidad (2005), Arcanos (2007), No. Libro de haripalas (2010), Dame tu canto ciudad (2012), Conversaciones en Comala (2012), Paréntesis (2013), El rostro del pan (2014) e Continente Mohíno (2016), publicado originalmente em 1996. O trabalho se concentra em quatro eixos principais, a saber: diáspora, migração, território e o lar, em diálogo com os temas do amor, da afetividade, da territorialização/desterritorialização nos centros urbanos, e da casa, perpassando as discussões de gênero e raciais na divisão dos espaços geográficos e sociais. Discutimos como este corpo e subjetividade feminina negra homossexual se reconfigura para a construção subjetiva de seu lar, considerando-se a experiência da desterritorialização e da migração, e o poema como a força reterritorializadora que alça as noções de pertencimento e conexão à sua própria criação poética como principal catalizadora de suas vivências. Percorremos toda sua obra em certa cronologia temática, iniciada com Continente Mohíno (1996) até El rostro del pan (2014), cujo principal objetivo é compreender a relação estabelecida entre sua escrita poética e o imaginário da diáspora contemporânea e fluxos migratórios, no que diz respeito aos territórios e a construção subjetiva do lar. A versatilidade e criatividade de sua poesia é flagrante por seu próprio curso de vida de movimento e desarraigo, que confluem para uma literatura capaz de abrigar suas vivências para além dos reducionismos históricos e sociais do lugar da mulher negra homossexual na literatura e na sociedade.This dissertation approaches the poetic work of Colombian poet Marta Quiñónez, who currently lives in Medelin, which has been published to date, consisting of the following volumes: Noctívago (1998), Acantilado (1999), Abecedário de Eximición (2000), Eva (2001), Kartalá (2002), La Trinidad (2005), Arcanos (2007), No. Libro de haripalas (2010), Dame tu canto ciudad (2012), Conversaciones en Comala (2012), Paréntesis (2013), El rostro del pan (2014) and Continente Mohíno (2016), originally published in 1996. The work focuses on four main axes: diaspora, migration, territory and home, in dialogue with the themes of love, affectivity, territorialization/deterritorialization in urban centers, and the house, bypassing gender and racial discussions in the division of geographic and social spaces. We discuss how this homosexual black female body and subjectivity reconfigures itself for the subjective construction of its home, considering the experience of deterritorialization and migration, taking the poem as the reterritorializing force that elevates the notions of belonging and connection to its own poetic creation as main catalyst of her experiences. We go through all her work in a certain thematic chronology, beginning with Continente Mohíno (1996) until El rostro del pan (2014), whose main objective is to understand the relation established between her poetic writing and the contemporary diaspora imaginary and migratory flows, concerning territories and the subjective construction of home. The versatility and creativity of her poetry is blatant for her own life course of movement and uprooting, which converge to a literature capable of sheltering her experiences beyond the historical and social reductions of the homosexual black woman's place in literature and society.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMarta QuiñónezLiteratura femininaEscritas migrantesLiteratura Latino-AmericanaPoesia negro-colombianaMarta QuiñónezFemale literatureMigrant writingsLatin American LiteratureBlack-colombian poetry“La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónezinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILmarcelabatistamartinhao.pdf.jpgmarcelabatistamartinhao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/4/marcelabatistamartinhao.pdf.jpg5b46601c73912f3f4958076c91759325MD54ORIGINALmarcelabatistamartinhao.pdfmarcelabatistamartinhao.pdfapplication/pdf1205483https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/1/marcelabatistamartinhao.pdf4338b1816f91f644aebfc250ed9d4f75MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTmarcelabatistamartinhao.pdf.txtmarcelabatistamartinhao.pdf.txtExtracted texttext/plain364245https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/3/marcelabatistamartinhao.pdf.txtd71abf9bd1fce4a6e711c33067158d10MD53ufjf/67682019-06-16 09:46:19.652oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6768TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHvv73vv71vIGRlc3RhIGxpY2Vu77+9YSwgdm9j77+9IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLvv71uaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIO+/vXVkaW8gb3Ugdu+/vWRlby4KClZvY++/vSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXvv71kbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZh77+977+9by4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBKdWl6IGRlIEZvcmEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY++/vXBpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7vv71hLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLiBWb2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8g77+9IG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY++/vSB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbu+/vWEuIFZvY++/vSB0YW1i77+9bSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcO+/vXNpdG8gZGEgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG7vv71vLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgY29uaGVjaW1lbnRvLCBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBuaW5nde+/vW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2Pvv70gbu+/vW8gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3Pvv71vIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vLCBlIG7vv71vIGZhcu+/vSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHvv73vv71vLCBhbO+/vW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbu+/vWEuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T12:46:19Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
title “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
spellingShingle “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
Martinhão, Marcela Batista
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Marta Quiñónez
Literatura feminina
Escritas migrantes
Literatura Latino-Americana
Poesia negro-colombiana
Marta Quiñónez
Female literature
Migrant writings
Latin American Literature
Black-colombian poetry
title_short “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
title_full “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
title_fullStr “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
title_full_unstemmed “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
title_sort “La palabra que sana y salva”: pertencimento e movimento na obra poética de Marta Quiñónez
author Martinhão, Marcela Batista
author_facet Martinhão, Marcela Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carrizo, Silvina Liliana
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soto, María Eugenia Osorio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simões
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766249A2
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Dutra, Paulo Roberto Souza
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734230U6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4640730Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinhão, Marcela Batista
contributor_str_mv Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Carrizo, Silvina Liliana
Soto, María Eugenia Osorio
Daibert, Bárbara Inês Ribeiro Simões
Dutra, Paulo Roberto Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Marta Quiñónez
Literatura feminina
Escritas migrantes
Literatura Latino-Americana
Poesia negro-colombiana
Marta Quiñónez
Female literature
Migrant writings
Latin American Literature
Black-colombian poetry
dc.subject.por.fl_str_mv Marta Quiñónez
Literatura feminina
Escritas migrantes
Literatura Latino-Americana
Poesia negro-colombiana
Marta Quiñónez
Female literature
Migrant writings
Latin American Literature
Black-colombian poetry
description Esta dissertação versa sobre a obra poética da poeta colombiana Marta Quiñónez, que atualmente vive em Medelin, publicada até o momento, que consiste nos seguintes volumes: Noctívago (1998), Acantilado (1999), Abecedário de Eximición (2000), Eva (2001), Kartalá (2002), La Trinidad (2005), Arcanos (2007), No. Libro de haripalas (2010), Dame tu canto ciudad (2012), Conversaciones en Comala (2012), Paréntesis (2013), El rostro del pan (2014) e Continente Mohíno (2016), publicado originalmente em 1996. O trabalho se concentra em quatro eixos principais, a saber: diáspora, migração, território e o lar, em diálogo com os temas do amor, da afetividade, da territorialização/desterritorialização nos centros urbanos, e da casa, perpassando as discussões de gênero e raciais na divisão dos espaços geográficos e sociais. Discutimos como este corpo e subjetividade feminina negra homossexual se reconfigura para a construção subjetiva de seu lar, considerando-se a experiência da desterritorialização e da migração, e o poema como a força reterritorializadora que alça as noções de pertencimento e conexão à sua própria criação poética como principal catalizadora de suas vivências. Percorremos toda sua obra em certa cronologia temática, iniciada com Continente Mohíno (1996) até El rostro del pan (2014), cujo principal objetivo é compreender a relação estabelecida entre sua escrita poética e o imaginário da diáspora contemporânea e fluxos migratórios, no que diz respeito aos territórios e a construção subjetiva do lar. A versatilidade e criatividade de sua poesia é flagrante por seu próprio curso de vida de movimento e desarraigo, que confluem para uma literatura capaz de abrigar suas vivências para além dos reducionismos históricos e sociais do lugar da mulher negra homossexual na literatura e na sociedade.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-22T11:36:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-17
2018-05-22T11:36:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6768
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/4/marcelabatistamartinhao.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/1/marcelabatistamartinhao.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6768/3/marcelabatistamartinhao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b46601c73912f3f4958076c91759325
4338b1816f91f644aebfc250ed9d4f75
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
d71abf9bd1fce4a6e711c33067158d10
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661366009856000