Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523 |
Resumo: | Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura. |
id |
UFJF_9ba6b24df329304fefb37c6cd555be30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/1523 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Marta de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125H7Lopes Filho, Boanerges Balbinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0Deoud, Ivana Melhemhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773102H0http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351522A9Conceição, Júlio César Rocha2016-06-28T11:36:08Z2016-05-162016-06-28T11:36:08Z2015-08-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura.This dissertation examines the relationship between national identity and culture in Brazilian advertising production having as research object national beer campaigns. Our empirical material were printed beer advertisements, in the period between the years 50 and 90. The study was conducted through a textual analysis based on critical analysis of speech. We hypothesized that the advertising discourse, when it appropriates the 'Brazil' images influences the formation of culture and national identity, putting in relation identities, groups and collective representations constitute a symbolic system of culture.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOIdentidade nacionalCultura brasileiraPublicidadeCervejaNational identityBrazilian cultureAdvertisingBeerImagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cervejainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTjuliocesarrochaconceicao.pdf.txtjuliocesarrochaconceicao.pdf.txtExtracted texttext/plain273032https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/3/juliocesarrochaconceicao.pdf.txtf1cfdcf3d1d4b0d18dfd3656190c2a3aMD53THUMBNAILjuliocesarrochaconceicao.pdf.jpgjuliocesarrochaconceicao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/4/juliocesarrochaconceicao.pdf.jpg1a5c4ec287bea2c191ebe6101ef7a043MD54ORIGINALjuliocesarrochaconceicao.pdfjuliocesarrochaconceicao.pdfapplication/pdf3644299https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/1/juliocesarrochaconceicao.pdfa47bd269985c9c2a634da9cbe532d345MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/15232019-11-07 11:34:49.994oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:49Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja |
title |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja |
spellingShingle |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja Conceição, Júlio César Rocha CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Identidade nacional Cultura brasileira Publicidade Cerveja National identity Brazilian culture Advertising Beer |
title_short |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja |
title_full |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja |
title_fullStr |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja |
title_full_unstemmed |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja |
title_sort |
Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja |
author |
Conceição, Júlio César Rocha |
author_facet |
Conceição, Júlio César Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Marta de Araújo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125H7 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lopes Filho, Boanerges Balbino |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Deoud, Ivana Melhem |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773102H0 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351522A9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Júlio César Rocha |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Marta de Araújo Lopes Filho, Boanerges Balbino Deoud, Ivana Melhem |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Identidade nacional Cultura brasileira Publicidade Cerveja National identity Brazilian culture Advertising Beer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade nacional Cultura brasileira Publicidade Cerveja National identity Brazilian culture Advertising Beer |
description |
Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-28T11:36:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-05-16 2016-06-28T11:36:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/3/juliocesarrochaconceicao.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/4/juliocesarrochaconceicao.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/1/juliocesarrochaconceicao.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1cfdcf3d1d4b0d18dfd3656190c2a3a 1a5c4ec287bea2c191ebe6101ef7a043 a47bd269985c9c2a634da9cbe532d345 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661427408175104 |