Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Júlio César Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523
Resumo: Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura.
id UFJF_9ba6b24df329304fefb37c6cd555be30
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/1523
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Pinheiro, Marta de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125H7Lopes Filho, Boanerges Balbinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0Deoud, Ivana Melhemhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773102H0http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351522A9Conceição, Júlio César Rocha2016-06-28T11:36:08Z2016-05-162016-06-28T11:36:08Z2015-08-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura.This dissertation examines the relationship between national identity and culture in Brazilian advertising production having as research object national beer campaigns. Our empirical material were printed beer advertisements, in the period between the years 50 and 90. The study was conducted through a textual analysis based on critical analysis of speech. We hypothesized that the advertising discourse, when it appropriates the 'Brazil' images influences the formation of culture and national identity, putting in relation identities, groups and collective representations constitute a symbolic system of culture.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOIdentidade nacionalCultura brasileiraPublicidadeCervejaNational identityBrazilian cultureAdvertisingBeerImagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cervejainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTjuliocesarrochaconceicao.pdf.txtjuliocesarrochaconceicao.pdf.txtExtracted texttext/plain273032https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/3/juliocesarrochaconceicao.pdf.txtf1cfdcf3d1d4b0d18dfd3656190c2a3aMD53THUMBNAILjuliocesarrochaconceicao.pdf.jpgjuliocesarrochaconceicao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/4/juliocesarrochaconceicao.pdf.jpg1a5c4ec287bea2c191ebe6101ef7a043MD54ORIGINALjuliocesarrochaconceicao.pdfjuliocesarrochaconceicao.pdfapplication/pdf3644299https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/1/juliocesarrochaconceicao.pdfa47bd269985c9c2a634da9cbe532d345MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/15232019-11-07 11:34:49.994oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:49Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
title Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
spellingShingle Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
Conceição, Júlio César Rocha
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Identidade nacional
Cultura brasileira
Publicidade
Cerveja
National identity
Brazilian culture
Advertising
Beer
title_short Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
title_full Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
title_fullStr Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
title_full_unstemmed Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
title_sort Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
author Conceição, Júlio César Rocha
author_facet Conceição, Júlio César Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Marta de Araújo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125H7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes Filho, Boanerges Balbino
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Deoud, Ivana Melhem
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773102H0
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351522A9
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Júlio César Rocha
contributor_str_mv Pinheiro, Marta de Araújo
Lopes Filho, Boanerges Balbino
Deoud, Ivana Melhem
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Identidade nacional
Cultura brasileira
Publicidade
Cerveja
National identity
Brazilian culture
Advertising
Beer
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade nacional
Cultura brasileira
Publicidade
Cerveja
National identity
Brazilian culture
Advertising
Beer
description Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-28T11:36:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-16
2016-06-28T11:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/3/juliocesarrochaconceicao.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/4/juliocesarrochaconceicao.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/1/juliocesarrochaconceicao.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1523/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f1cfdcf3d1d4b0d18dfd3656190c2a3a
1a5c4ec287bea2c191ebe6101ef7a043
a47bd269985c9c2a634da9cbe532d345
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661427408175104