Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12040 |
Resumo: | A popularização do acesso às mídias digitais, em especial as redes sociais, abriu a possibilidade de uso de espaços on-line para a disseminação de informação e opinião pelo cidadão comum (SHIRKY, 2011). Uma audiência que antes não tinha espaço de grande alcance para expor suas ideias, criticar e interagir com as informações recebidas, encontrou, na internet e nas redes sociais, um ambiente para compartilhar seus pontos de vista sobre qualquer tema, inclusive promovendo ações de propaganda eleitoral e sociológica (ELLUL, 1973), permitindo que os eleitores participassem de fato do debate público por meio de ações organizadas (coordenadas ou espontâneas) nos ambientes on-line e off-line durante o período da campanha eleitoral. Esta pesquisa tem como objetivo registrar e analisar os contextos de produção de sentido do discurso conservador na eleição de 2018, através da atuação da militância e do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Buscar-se-á, ainda, refletir sobre o papel da mídia tradicional em tempo de internet, redes sociais e pouca credibilidade das instituições no Brasil. Em 2018, pesquisa mostrou que "três instituições no universo da representação política" estavam entre as menos confiáveis do país: 68% das pessoas declararam não ter confiança nos partidos políticos; 67% não ter confiança no Congresso Nacional; e 64% na Presidência da República (DATAFOLHA, 2018). Com isso, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre os processos que envolveram o período eleitoral de 2018, considerando em especial a relação entre a percepção da realidade sobre o mundo por parte do público e aquela oferecida pelos meios de comunicação que dizem representá-lo. |
id |
UFJF_a6685a185199a766c474053b137727fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12040 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Sônia Virgíniahttp://lattes.cnpq.br/9376359238443176Coutinho, Iluska Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233Miranda Júnior, Joaquim Joséhttp://lattes.cnpq.br/3457784287722132Oliveira, José Aparecido dehttp://lattes.cnpq.br/5126199136503348http://lattes.cnpq.br/0188641995294424Silva, Elisa de Macedo da2020-12-10T23:02:17Z2020-12-102020-12-10T23:02:17Z2019-12-12https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12040A popularização do acesso às mídias digitais, em especial as redes sociais, abriu a possibilidade de uso de espaços on-line para a disseminação de informação e opinião pelo cidadão comum (SHIRKY, 2011). Uma audiência que antes não tinha espaço de grande alcance para expor suas ideias, criticar e interagir com as informações recebidas, encontrou, na internet e nas redes sociais, um ambiente para compartilhar seus pontos de vista sobre qualquer tema, inclusive promovendo ações de propaganda eleitoral e sociológica (ELLUL, 1973), permitindo que os eleitores participassem de fato do debate público por meio de ações organizadas (coordenadas ou espontâneas) nos ambientes on-line e off-line durante o período da campanha eleitoral. Esta pesquisa tem como objetivo registrar e analisar os contextos de produção de sentido do discurso conservador na eleição de 2018, através da atuação da militância e do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Buscar-se-á, ainda, refletir sobre o papel da mídia tradicional em tempo de internet, redes sociais e pouca credibilidade das instituições no Brasil. Em 2018, pesquisa mostrou que "três instituições no universo da representação política" estavam entre as menos confiáveis do país: 68% das pessoas declararam não ter confiança nos partidos políticos; 67% não ter confiança no Congresso Nacional; e 64% na Presidência da República (DATAFOLHA, 2018). Com isso, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre os processos que envolveram o período eleitoral de 2018, considerando em especial a relação entre a percepção da realidade sobre o mundo por parte do público e aquela oferecida pelos meios de comunicação que dizem representá-lo.The popularization of the access to digital media, especially social networks, has opened the possibility of using online spaces for the dissemination of information and opinion by the average citizen (SHIRKY, 2011). An audience that previously did not have much scope to express their ideas, criticize and interact with the information received, found on the Internet and social networks an environment to share their views on any topic, including promoting electoral and sociological propaganda. (ELLUL, 1973), allowing voters to actually participate in the public debate through organized (coordinated or spontaneous) actions in online and offline environments during the election campaign period. This research aims to record and analyze the contexts of meaning making of conservative discourse in the 2018 election, through militancy and candidate Jair Bolsonaro (PSL). It will also seek to reflect on the role of traditional media in Internet time, social networks and the low credibility of institutions in Brazil. In 2018, research showed that "three institutions in the universe of political representation" were among the least reliable in the country: 68% of people stated that they had no confidence in political parties, 67% had no confidence in the National Congress and 64% in the presidency of the United States. Republic (DATAFOLHA, 2018). So, we intend to deepen the knowledge about the processes that involved the 2018 electoral period, considering in particular the relationship between the perception of the public's reality-world and that offered by the media that claim to represent it.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCampanha eleitoral 2018ComunicaçãoPolíticaRedes sociaisConservadorismo2018 Electoral campaignCommunicationPoliticsSocial networksConservatismRedes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTelisademacedodasilva.pdf.txtelisademacedodasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain376033https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/4/elisademacedodasilva.pdf.txt436084ca6aa58ad016c49c7c2b31f763MD54THUMBNAILelisademacedodasilva.pdf.jpgelisademacedodasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/5/elisademacedodasilva.pdf.jpg72c0db4cbecc73be94d9555cf157f16bMD55ORIGINALelisademacedodasilva.pdfelisademacedodasilva.pdfapplication/pdf2235468https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/1/elisademacedodasilva.pdf6c5cdc4888629037adc6e310bf63bbddMD51ufjf/120402020-12-11 04:08:05.509oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-12-11T06:08:05Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora |
title |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora |
spellingShingle |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora Silva, Elisa de Macedo da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Campanha eleitoral 2018 Comunicação Política Redes sociais Conservadorismo 2018 Electoral campaign Communication Politics Social networks Conservatism |
title_short |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora |
title_full |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora |
title_fullStr |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora |
title_full_unstemmed |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora |
title_sort |
Redes sociais, eleição presidencial de 2018 e questões de credibilidade da mídia: contextos da ação militância conservadora |
author |
Silva, Elisa de Macedo da |
author_facet |
Silva, Elisa de Macedo da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Sônia Virgínia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9376359238443176 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Coutinho, Iluska Maria da Silva |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7068648540073233 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Miranda Júnior, Joaquim José |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3457784287722132 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, José Aparecido de |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5126199136503348 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0188641995294424 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elisa de Macedo da |
contributor_str_mv |
Moreira, Sônia Virgínia Coutinho, Iluska Maria da Silva Miranda Júnior, Joaquim José Oliveira, José Aparecido de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Campanha eleitoral 2018 Comunicação Política Redes sociais Conservadorismo 2018 Electoral campaign Communication Politics Social networks Conservatism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha eleitoral 2018 Comunicação Política Redes sociais Conservadorismo 2018 Electoral campaign Communication Politics Social networks Conservatism |
description |
A popularização do acesso às mídias digitais, em especial as redes sociais, abriu a possibilidade de uso de espaços on-line para a disseminação de informação e opinião pelo cidadão comum (SHIRKY, 2011). Uma audiência que antes não tinha espaço de grande alcance para expor suas ideias, criticar e interagir com as informações recebidas, encontrou, na internet e nas redes sociais, um ambiente para compartilhar seus pontos de vista sobre qualquer tema, inclusive promovendo ações de propaganda eleitoral e sociológica (ELLUL, 1973), permitindo que os eleitores participassem de fato do debate público por meio de ações organizadas (coordenadas ou espontâneas) nos ambientes on-line e off-line durante o período da campanha eleitoral. Esta pesquisa tem como objetivo registrar e analisar os contextos de produção de sentido do discurso conservador na eleição de 2018, através da atuação da militância e do candidato Jair Bolsonaro (PSL). Buscar-se-á, ainda, refletir sobre o papel da mídia tradicional em tempo de internet, redes sociais e pouca credibilidade das instituições no Brasil. Em 2018, pesquisa mostrou que "três instituições no universo da representação política" estavam entre as menos confiáveis do país: 68% das pessoas declararam não ter confiança nos partidos políticos; 67% não ter confiança no Congresso Nacional; e 64% na Presidência da República (DATAFOLHA, 2018). Com isso, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre os processos que envolveram o período eleitoral de 2018, considerando em especial a relação entre a percepção da realidade sobre o mundo por parte do público e aquela oferecida pelos meios de comunicação que dizem representá-lo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-10T23:02:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-10 2020-12-10T23:02:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12040 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/4/elisademacedodasilva.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/5/elisademacedodasilva.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12040/1/elisademacedodasilva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 436084ca6aa58ad016c49c7c2b31f763 72c0db4cbecc73be94d9555cf157f16b 6c5cdc4888629037adc6e310bf63bbdd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661418671439872 |