Passado (Re)negado: vozes que emergem de corpos silenciados
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00089 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13719 |
Resumo: | A presente tese se insere dentro da discussão em torno de testemunho e trauma. Nosso propósito é estabelecer relações entre o trauma provocado por episódios historicamente violentos e formas estéticas de representação. Nesse sentido, histórias de vida e literatura se entrecruzam e trazem para o campo simbólico o elemento traumático, a fim de ampliar na sociedade seus espaços de escuta. Por isso, propomos uma leitura que pretende reunir os testemunhos orais prestados à Comissão Nacional da Verdade e a literatura produzida a partir de sua instauração, numa análise comparativa que visa compreender como os casos reais podem falar dentro da ficção e como o texto literário pode atuar na transformação do trauma individual em trauma coletivo. Esta pesquisa se desdobra em torno da análise de obras literárias e testemunhos orais que se utilizam da narrativa para elaboração do trauma histórico associado às perdas causadas pela ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Tanto o testemunho quanto a ficção literária se dispõem do recurso narrativo como possibilidade de se superar o trauma vivenciado. Em linhas gerais, esta tese pretende discutir, por meio de pressupostos teóricos freudianos, o conceito de trauma em termos de historicidade, ou seja, pretendemos situar a perda no nível histórico, como defende o teórico americano Dominick LaCapra (2005). Nossa análise será composta por tipos de textos distintos: K. Relato de uma busca (2014), de Bernardo Kucinski, obra literária que transfere para personagens ficcionalizados um exemplo historicamente concreto; O corpo interminável (2019), de Claudia Lage, ficção literária; e o testemunho de Hildegard Angel, irmã do desaparecido político Stuart Angel Jones e filha de Zuzu Angel, vítima do regime militar ditatorial. Por meio do espelhamento entre o real e o literário, cujo foco recai sobre o desaparecimento forçado de pessoas, procuramos demonstrar que a literatura preenche lacunas, ilumina obscuridades e reflete sobre os vazios que o registro histórico não poderia alcançar. Concluímos que a arte quebra o silêncio, busca o sentido e a compreensão simbólica tão necessários para elaboração do trauma. |
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Rocha, Enilce do Carmo Albergariahttp://lattes.cnpq.br/6909251671987785Figueiredo, Euridicehttp://lattes.cnpq.br/9000511359809457Medeiros, Rogério Bitarellihttp://lattes.cnpq.br/Carrizo, Silvina Lilianahttp://lattes.cnpq.br/Perini, Elianahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/0066024331007459Saçço, Roberta Cristina de Oliveira2022-01-26T12:34:25Z2022-01-262022-01-26T12:34:25Z2021-11-08https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00089https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13719A presente tese se insere dentro da discussão em torno de testemunho e trauma. Nosso propósito é estabelecer relações entre o trauma provocado por episódios historicamente violentos e formas estéticas de representação. Nesse sentido, histórias de vida e literatura se entrecruzam e trazem para o campo simbólico o elemento traumático, a fim de ampliar na sociedade seus espaços de escuta. Por isso, propomos uma leitura que pretende reunir os testemunhos orais prestados à Comissão Nacional da Verdade e a literatura produzida a partir de sua instauração, numa análise comparativa que visa compreender como os casos reais podem falar dentro da ficção e como o texto literário pode atuar na transformação do trauma individual em trauma coletivo. Esta pesquisa se desdobra em torno da análise de obras literárias e testemunhos orais que se utilizam da narrativa para elaboração do trauma histórico associado às perdas causadas pela ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Tanto o testemunho quanto a ficção literária se dispõem do recurso narrativo como possibilidade de se superar o trauma vivenciado. Em linhas gerais, esta tese pretende discutir, por meio de pressupostos teóricos freudianos, o conceito de trauma em termos de historicidade, ou seja, pretendemos situar a perda no nível histórico, como defende o teórico americano Dominick LaCapra (2005). Nossa análise será composta por tipos de textos distintos: K. Relato de uma busca (2014), de Bernardo Kucinski, obra literária que transfere para personagens ficcionalizados um exemplo historicamente concreto; O corpo interminável (2019), de Claudia Lage, ficção literária; e o testemunho de Hildegard Angel, irmã do desaparecido político Stuart Angel Jones e filha de Zuzu Angel, vítima do regime militar ditatorial. Por meio do espelhamento entre o real e o literário, cujo foco recai sobre o desaparecimento forçado de pessoas, procuramos demonstrar que a literatura preenche lacunas, ilumina obscuridades e reflete sobre os vazios que o registro histórico não poderia alcançar. Concluímos que a arte quebra o silêncio, busca o sentido e a compreensão simbólica tão necessários para elaboração do trauma.The present thesis is inserted within the discussion around testimony and trauma. Our purpose is to establish relationships between the trauma caused by historically violent episodes and aesthetic forms of representation. In this sense, life stories and literature intersect and bring to the symbolic field the traumatic element, in order to expand in society its listening spaces. Therefore, we propose a reading that intends to bring together the oral testimonies given to the National Truth Commission and the literature produced after its establishment, in a comparative analysis that aims to understand how real cases can speak within fiction and how the literary text can act in the transformation of individual trauma into collective trauma. This research unfolds around the analysis of literary works and oral testimonies that use narrative to elaborate the historical trauma associated with the losses caused by the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Both testimony and literary fiction make use of narrative as a possibility to overcome the trauma experienced. In general terms, this thesis intends to discuss, through Freudian theoretical assumptions, the concept of trauma in terms of historicity, that is, we intend to situate the loss at the historical level, as advocated by the American theorist Dominick LaCapra (2005). Our analysis will be composed of distinct types of texts: K. Relato de uma busca (2014), by Bernardo Kucinski, a literary work whose personal drama corresponds to a historically concrete example; O corpo interminável (2019), by Claudia Lage, literary fiction; and the testimony of Hildegard Angel, sister of the politically disappeared Stuart Angel Jones and daughter of Zuzu Angel, a victim of the dictatorial military regime. Through the mirroring between the real and the literary, whose focus is on the forced disappearance of people, we seek to demonstrate that literature fills gaps, illuminates obscurities, and reflects on the voids that the historical record could not reach. We conclude that art breaks the silence, seeks the symbolic meaning and understanding so necessary for the elaboration of trauma.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTestemunhoTraumaDitaduraTestimonyDictatorshipPassado (Re)negado: vozes que emergem de corpos silenciadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALrobertacristinadeoliveirasacco.pdfrobertacristinadeoliveirasacco.pdfPDF/Aapplication/pdf2662615https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13719/1/robertacristinadeoliveirasacco.pdf64c6cf7632a830b3611c1875e78b23c8MD51TEXTrobertacristinadeoliveirasacco.pdf.txtrobertacristinadeoliveirasacco.pdf.txtExtracted texttext/plain625611https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13719/4/robertacristinadeoliveirasacco.pdf.txtd402e63e6c7639221a577ae2ce777646MD54THUMBNAILrobertacristinadeoliveirasacco.pdf.jpgrobertacristinadeoliveirasacco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13719/5/robertacristinadeoliveirasacco.pdf.jpg06523d51304302a51478162b73129656MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13719/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13719/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/137192022-10-25 11:06:30.87oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-10-25T13:06:30Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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