Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Valéria Fabri Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11837
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central compreender o processo de criação de sociabilidades relativas ao cinema de rua. Os cinemas de rua caracterizavam-se por serem salas dedicadas à exibição fílmica que tinham suas portas voltadas para a rua. Estas casas de espetáculo viveram seu ápice nas primeiras décadas do século XX e acabaram entrando em declínio, especialmente, a partir de 1980. Deste momento em diante, o cinema passa a ocupar as salas de shoppings centers e desloca-se o cerne da experiência com o espaço urbano para o da atividade de consumo capitalista. Na cidade de Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata em Minas Gerais, os cinemas de rua tiveram destaque tanto espacialmente, quanto em relação à influência que exerciam nos jovens. As memórias relativas a esses espaços proporcionam um retrato da vida cultural da cidade, bem como das identidades e das sociabilidades que suscitavam. Nesta pesquisa utilizamos como objeto central de estudo as memórias de frequentadores do Cine-Theatro Paratodos, cinema do bairro Borboleta, antiga colônia alemã. Como o objeto estudado nesta pesquisa é, além de um cinema de rua, um cinema de bairro, nos interessa também perceber como se davam as relações culturais em um espaço mais periférico em relação ao centro da cidade. Dessa forma, a discussão teórica dessa pesquisa trabalha os conceitos de cité e ville, utilizando autores como Sennett (2018), Certeau (1998) e Kuster e Pechman (2014); o ato de movimentar-se no tecido urbano, bem como as relações entre memória, identidade e espaço, trabalhando com as obras de Pallasmaa (2018), Corrêa (2009) e Halbwachs (1990); as relações entre o cinema e a cidade de Juiz de Fora, na qual são utilizadas como referências os trabalhos de Musse (2008), Stehling (1979) e Ferraz (2010). A pesquisa também busca reimaginar o espaço do cinema através de depoimentos e reconstruções gráficas de como eram os interiores do Cine-Theatro Paratodos. Para trabalhar com os depoimentos utilizou-se a Metodologia de História Oral com base nas reflexões de Thompson (1992) e Worcman e Pereira (2006). Ao final deste estudo foi possível observar como o cinema mobilizou diversas sociabilidades no bairro e fortaleceu os vínculos entre a comunidade e o espaço em que está inserida.
id UFJF_b031088320909aea6f46ed233f05e9a2
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11837
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Musse, Christina Ferrazhttp://lattes.cnpq.br/5736151077996505Thomé, Cláudia de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972Brum, Alessandra Souza Meletthttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933http://lattes.cnpq.br/Marques, Valéria Fabri Carneiro2020-11-10T12:09:21Z2020-09-222020-11-10T12:09:21Z2019-02-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11837Esta dissertação tem como objetivo central compreender o processo de criação de sociabilidades relativas ao cinema de rua. Os cinemas de rua caracterizavam-se por serem salas dedicadas à exibição fílmica que tinham suas portas voltadas para a rua. Estas casas de espetáculo viveram seu ápice nas primeiras décadas do século XX e acabaram entrando em declínio, especialmente, a partir de 1980. Deste momento em diante, o cinema passa a ocupar as salas de shoppings centers e desloca-se o cerne da experiência com o espaço urbano para o da atividade de consumo capitalista. Na cidade de Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata em Minas Gerais, os cinemas de rua tiveram destaque tanto espacialmente, quanto em relação à influência que exerciam nos jovens. As memórias relativas a esses espaços proporcionam um retrato da vida cultural da cidade, bem como das identidades e das sociabilidades que suscitavam. Nesta pesquisa utilizamos como objeto central de estudo as memórias de frequentadores do Cine-Theatro Paratodos, cinema do bairro Borboleta, antiga colônia alemã. Como o objeto estudado nesta pesquisa é, além de um cinema de rua, um cinema de bairro, nos interessa também perceber como se davam as relações culturais em um espaço mais periférico em relação ao centro da cidade. Dessa forma, a discussão teórica dessa pesquisa trabalha os conceitos de cité e ville, utilizando autores como Sennett (2018), Certeau (1998) e Kuster e Pechman (2014); o ato de movimentar-se no tecido urbano, bem como as relações entre memória, identidade e espaço, trabalhando com as obras de Pallasmaa (2018), Corrêa (2009) e Halbwachs (1990); as relações entre o cinema e a cidade de Juiz de Fora, na qual são utilizadas como referências os trabalhos de Musse (2008), Stehling (1979) e Ferraz (2010). A pesquisa também busca reimaginar o espaço do cinema através de depoimentos e reconstruções gráficas de como eram os interiores do Cine-Theatro Paratodos. Para trabalhar com os depoimentos utilizou-se a Metodologia de História Oral com base nas reflexões de Thompson (1992) e Worcman e Pereira (2006). Ao final deste estudo foi possível observar como o cinema mobilizou diversas sociabilidades no bairro e fortaleceu os vínculos entre a comunidade e o espaço em que está inserida.This dissertation aims to understand the process of creating sociability related to street cinema. Street cinemas were characterized by being rooms dedicated to the cinematic exhibition that had their doors facing the street. These theaters lived at their peak in the early decades of the twentieth century and eventually declined, especially from 1980 onwards. From then on, the cinema occupies the halls of shopping malls and shifts the core of the experience with urban space to that of capitalist consumer activity. In the city of Juiz de Fora, located in Zona da Mata in Minas Gerais, street cinemas were prominent both spatially and in relation to their influence on young people. The memories related to these spaces provide a picture of the cultural life of the city, as well as the identities and sociability they raised. In this research we used as a central object of study the memories of patrons of the Cine-Theatro Paratodos, cinema of the district Borboleta, former German colony. As the object studied in this research is, besides a street cinema, a neighborhood cinema, we are also interested in perceiving how cultural relations took place in a more peripheral space in comparison with the center of town. Thus, the theoretical discussion of this research works the concepts of cité and ville, using authors such as Sennett (2018), Certeau (1998) and Kuster and Pechman (2014); the act of moving in the urban fabric, as well as the relations between memory, identity and space, working with the works of Pallasmaa (2018), Corrêa (2009) and Halbwachs (1990); the relations between the cinema and the city of Juiz de Fora, in which the works of Musse (2008), Stehling (1979) and Ferraz (2010) are used as references. The research also seeks to reimagine the space of cinema through testimonials and graphic reconstructions of what were the interiors of the Cine-Theatro Paratodos. To work with the statements we used the Oral History Methodology based on the reflections of Thompson (1992) and Worcman and Pereira (2006). At the end of this study it was possible to observe how the cinema mobilized various sociability in the neighborhood and strengthened the bonds between the community and the space in which it operateporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinemaCidadeMemóriaSociabilidadeHistória oralCinemaCityMemorySociabilityOral HistoryCine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboletainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/5/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD55ORIGINALvalériafabricarneiromarques.pdfvalériafabricarneiromarques.pdfPDF/Aapplication/pdf5269558https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/4/val%c3%a9riafabricarneiromarques.pdfb5f1a98538824f6fed1cee56867ca1c1MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/6/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD56TEXTvalériafabricarneiromarques.pdf.txtvalériafabricarneiromarques.pdf.txtExtracted texttext/plain251972https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/7/val%c3%a9riafabricarneiromarques.pdf.txtd3735c1c9ea18fdae50ad7072e847d7aMD57THUMBNAILvalériafabricarneiromarques.pdf.jpgvalériafabricarneiromarques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/8/val%c3%a9riafabricarneiromarques.pdf.jpg52fb8f08903d9fee2b0d91d157bc85bcMD58ufjf/118372020-11-11 04:06:57.687oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-11-11T06:06:57Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
title Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
spellingShingle Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
Marques, Valéria Fabri Carneiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cinema
Cidade
Memória
Sociabilidade
História oral
Cinema
City
Memory
Sociability
Oral History
title_short Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
title_full Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
title_fullStr Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
title_full_unstemmed Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
title_sort Cine para todos: Imaginários e memórias do cinema no bairro Borboleta
author Marques, Valéria Fabri Carneiro
author_facet Marques, Valéria Fabri Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Musse, Christina Ferraz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5736151077996505
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thomé, Cláudia de Albuquerque
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9898146290293972
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brum, Alessandra Souza Melett
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6709799947477933
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Valéria Fabri Carneiro
contributor_str_mv Musse, Christina Ferraz
Thomé, Cláudia de Albuquerque
Brum, Alessandra Souza Melett
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cinema
Cidade
Memória
Sociabilidade
História oral
Cinema
City
Memory
Sociability
Oral History
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cidade
Memória
Sociabilidade
História oral
Cinema
City
Memory
Sociability
Oral History
description Esta dissertação tem como objetivo central compreender o processo de criação de sociabilidades relativas ao cinema de rua. Os cinemas de rua caracterizavam-se por serem salas dedicadas à exibição fílmica que tinham suas portas voltadas para a rua. Estas casas de espetáculo viveram seu ápice nas primeiras décadas do século XX e acabaram entrando em declínio, especialmente, a partir de 1980. Deste momento em diante, o cinema passa a ocupar as salas de shoppings centers e desloca-se o cerne da experiência com o espaço urbano para o da atividade de consumo capitalista. Na cidade de Juiz de Fora, localizada na Zona da Mata em Minas Gerais, os cinemas de rua tiveram destaque tanto espacialmente, quanto em relação à influência que exerciam nos jovens. As memórias relativas a esses espaços proporcionam um retrato da vida cultural da cidade, bem como das identidades e das sociabilidades que suscitavam. Nesta pesquisa utilizamos como objeto central de estudo as memórias de frequentadores do Cine-Theatro Paratodos, cinema do bairro Borboleta, antiga colônia alemã. Como o objeto estudado nesta pesquisa é, além de um cinema de rua, um cinema de bairro, nos interessa também perceber como se davam as relações culturais em um espaço mais periférico em relação ao centro da cidade. Dessa forma, a discussão teórica dessa pesquisa trabalha os conceitos de cité e ville, utilizando autores como Sennett (2018), Certeau (1998) e Kuster e Pechman (2014); o ato de movimentar-se no tecido urbano, bem como as relações entre memória, identidade e espaço, trabalhando com as obras de Pallasmaa (2018), Corrêa (2009) e Halbwachs (1990); as relações entre o cinema e a cidade de Juiz de Fora, na qual são utilizadas como referências os trabalhos de Musse (2008), Stehling (1979) e Ferraz (2010). A pesquisa também busca reimaginar o espaço do cinema através de depoimentos e reconstruções gráficas de como eram os interiores do Cine-Theatro Paratodos. Para trabalhar com os depoimentos utilizou-se a Metodologia de História Oral com base nas reflexões de Thompson (1992) e Worcman e Pereira (2006). Ao final deste estudo foi possível observar como o cinema mobilizou diversas sociabilidades no bairro e fortaleceu os vínculos entre a comunidade e o espaço em que está inserida.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-10T12:09:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22
2020-11-10T12:09:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11837
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/5/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/4/val%c3%a9riafabricarneiromarques.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/6/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/7/val%c3%a9riafabricarneiromarques.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11837/8/val%c3%a9riafabricarneiromarques.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
b5f1a98538824f6fed1cee56867ca1c1
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
d3735c1c9ea18fdae50ad7072e847d7a
52fb8f08903d9fee2b0d91d157bc85bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661389185482752