Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Felipe Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15288
Resumo: Nas Histórias dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), vemos os mais variados relatos de indivíduos que, através das técnicas meditativas do Budismo Vajrayāna, integraram aspectos de suas circunstâncias de vida à senda interior. Estes grandes adeptos expressaram suas realizações através de “cantos espontâneos” (Skt. dohā; Tib. mgur), os quais se vêem reunidos na compilação Cantos Vajra do Coração da Realização dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), e aos quais atribui-se tradicionalmente o poder de libertar através da escuta os que tiverem a oportunidade de ouvi-los. Ao observarmos a proposta de uma Arte do Dharma, do autor e mestre tibetano Chögyam Trungpa (1939-1987), vemos a perspectiva de uma simbiose entre processos criativos e técnicas de meditação, visando um caminho de apreciação da natureza da realidade em relação com a arte. Através de uma contemplação acerca dos casos onde a escuta, o som e a música se fazem como meio de transmissão específicos de mestre a discípulo, e ao refletirmos sobre a utilização do canto tanto como meio de introdução à natureza da consciência, quanto como expressão de realização espiritual, uma aproximação destas noções à esfera de compreensão artística proposta por Trungpa enseja a observação de uma possível singularidade da escuta como meio de liberação, assim como eventuais implicações da mesma sobre o fazer musical.
id UFJF_c152a9bc816809460a485ee0059f642c
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15288
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Andrade, Clodomir Barros dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doSilva, Luiz Eduardo Castelões Pereira dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doFerraro, Giuseppehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doMarques, Luciana Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doLanna, Oiliam Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doArruda, Felipe Andrade2023-04-17T14:30:37Z2023-04-172023-04-17T14:30:37Z2023-03-22https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15288Nas Histórias dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), vemos os mais variados relatos de indivíduos que, através das técnicas meditativas do Budismo Vajrayāna, integraram aspectos de suas circunstâncias de vida à senda interior. Estes grandes adeptos expressaram suas realizações através de “cantos espontâneos” (Skt. dohā; Tib. mgur), os quais se vêem reunidos na compilação Cantos Vajra do Coração da Realização dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), e aos quais atribui-se tradicionalmente o poder de libertar através da escuta os que tiverem a oportunidade de ouvi-los. Ao observarmos a proposta de uma Arte do Dharma, do autor e mestre tibetano Chögyam Trungpa (1939-1987), vemos a perspectiva de uma simbiose entre processos criativos e técnicas de meditação, visando um caminho de apreciação da natureza da realidade em relação com a arte. Através de uma contemplação acerca dos casos onde a escuta, o som e a música se fazem como meio de transmissão específicos de mestre a discípulo, e ao refletirmos sobre a utilização do canto tanto como meio de introdução à natureza da consciência, quanto como expressão de realização espiritual, uma aproximação destas noções à esfera de compreensão artística proposta por Trungpa enseja a observação de uma possível singularidade da escuta como meio de liberação, assim como eventuais implicações da mesma sobre o fazer musical.In the Stories of the Eighty-four Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), we see myriad reports of individuals who, through the meditation techniques of Vajrayāna Buddhism, integrated aspects of their own life circumstances into an inner path. These great adepts expressed their realisations through “spontaneous songs” (Skt. dohā; Tib. mgur), which form the compilation Vajra Songs: The Heart Realisations of the Eighty-four Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), and to which the power to liberate through hearing is traditionally attributed. Upon observing the proposition of a Dharma Art by the Tibetan author and master Chögyam Trungpa (1939-1987), we see a symbiotic perspective between creative processes and meditation techniques, aiming towards a path of appreciation of the nature of reality in relation to art. By contemplating the cases where hearing, sound and music serve as specific means of transmission from master to disciple, and upon reflecting on the use of singing both as a way of introducing the nature of mind and an expression of spiritual realisation, a convergence between these notions and the sphere of artistic understanding proposed by Trungpa give rise to the observation of a potential singularity of hearing as a means of liberation, as well as its possible implications on music.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASBudismoDohāMúsicaVajrayānaTibeteBuddhismDohāMusicVajrayānaTibetMúsica e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALfelipeandradearruda.pdffelipeandradearruda.pdfapplication/pdf1770782https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/1/felipeandradearruda.pdfa656adf17a5d3587061d5514f7e5321bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfelipeandradearruda.pdf.txtfelipeandradearruda.pdf.txtExtracted texttext/plain458517https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/4/felipeandradearruda.pdf.txte04c6fcb149e423b89762d969c4ae196MD54THUMBNAILfelipeandradearruda.pdf.jpgfelipeandradearruda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/5/felipeandradearruda.pdf.jpg9b24293c3e7b133ff47ed5110a4c3ab2MD55ufjf/152882023-04-18 03:12:25.828oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-04-18T06:12:25Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
title Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
spellingShingle Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
Arruda, Felipe Andrade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Budismo
Dohā
Música
Vajrayāna
Tibete
Buddhism
Dohā
Music
Vajrayāna
Tibet
title_short Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
title_full Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
title_fullStr Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
title_full_unstemmed Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
title_sort Música e liberação através da escuta: histórias dos oitenta e quatro Mahāsiddhas, dohās e a Arte do Dharma de Chögyam Trungpa
author Arruda, Felipe Andrade
author_facet Arruda, Felipe Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Clodomir Barros de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferraro, Giuseppe
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marques, Luciana Fernandes
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Lanna, Oiliam José
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Felipe Andrade
contributor_str_mv Andrade, Clodomir Barros de
Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da
Ferraro, Giuseppe
Marques, Luciana Fernandes
Lanna, Oiliam José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Budismo
Dohā
Música
Vajrayāna
Tibete
Buddhism
Dohā
Music
Vajrayāna
Tibet
dc.subject.por.fl_str_mv Budismo
Dohā
Música
Vajrayāna
Tibete
Buddhism
Dohā
Music
Vajrayāna
Tibet
description Nas Histórias dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu tsa bzhi’i lo rgyus), vemos os mais variados relatos de indivíduos que, através das técnicas meditativas do Budismo Vajrayāna, integraram aspectos de suas circunstâncias de vida à senda interior. Estes grandes adeptos expressaram suas realizações através de “cantos espontâneos” (Skt. dohā; Tib. mgur), os quais se vêem reunidos na compilação Cantos Vajra do Coração da Realização dos Oitenta e Quatro Mahāsiddhas (Tib. grub thob brgyad bcu rtogs pa’i snying po rdo rje’i glu), e aos quais atribui-se tradicionalmente o poder de libertar através da escuta os que tiverem a oportunidade de ouvi-los. Ao observarmos a proposta de uma Arte do Dharma, do autor e mestre tibetano Chögyam Trungpa (1939-1987), vemos a perspectiva de uma simbiose entre processos criativos e técnicas de meditação, visando um caminho de apreciação da natureza da realidade em relação com a arte. Através de uma contemplação acerca dos casos onde a escuta, o som e a música se fazem como meio de transmissão específicos de mestre a discípulo, e ao refletirmos sobre a utilização do canto tanto como meio de introdução à natureza da consciência, quanto como expressão de realização espiritual, uma aproximação destas noções à esfera de compreensão artística proposta por Trungpa enseja a observação de uma possível singularidade da escuta como meio de liberação, assim como eventuais implicações da mesma sobre o fazer musical.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-17T14:30:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-17
2023-04-17T14:30:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15288
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/1/felipeandradearruda.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/4/felipeandradearruda.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15288/5/felipeandradearruda.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a656adf17a5d3587061d5514f7e5321b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e04c6fcb149e423b89762d969c4ae196
9b24293c3e7b133ff47ed5110a4c3ab2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661399125983232