TRANScendendo a arte: trocas subjetivas entre vida e obra de Laerte Coutinho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10586 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo incitar a reflexão e discussão sobre as questões relativas às temáticas de gênero e sexualidade, tendo como objeto de análise as tirinhas da cartunista brasileira Laerte Coutinho, mas especificamente as que dizem respeito ao personagem Hugo/Muriel. Foi proposto, ao longo do artigo, uma problematização e discussão sobre as características habitualmente utilizadas para associar questões relativas a masculinidades e às feminilidades, buscando compreender sobre os modos não normativos de viver e vivenciar os gêneros. Procuramos assim, compreender, em certa medida, como Laerte e sua personagem Hugo/Muriel se constituem enquanto sujeitos na sua transição entre o socialmente instituído como masculino para o também instituído socialmente como feminino. Em termos metodológicos, o artigo assumiu um delineamento qualitativo, do tipo descritivo. A coleta dos dados se deu mediante o método documental, se caracterizando nesta pesquisa enquanto 07 tirinhas produzidas pela cartunista entre os anos de 2009 a 2014 publicadas em seu blog Muriel Total, bem como entrevistas cedidas pela mesma em sites, revistas e outros meios midiáticos. A seleção das tirinhas se deu, dentre diversos fatores, por versarem sobre as temáticas de gênero e sexualidade a qual propusemos analisar. As análises das tirinhas se deram através de uma inspiração na perspectiva da análise de conteúdo, que nos permitiu inferir conhecimentos relativos à produção e recepção das mensagens expostas nas imagens. Verificou-se enquanto resultados principais que as tirinhas de Laerte Coutinho se configuram como elementos desestabilizadores no que tangem as formas normativas de se vivenciar os gêneros, abrindo um forte diálogo para as discussões sobre questões relativas ao binarismo, sexualidade, sexo, modos de se vestir, dentre outras práticas socialmente instituída em sociedade. |
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Bonadio, Maria Cláudiahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/Batista, Fabiano Eloy Atílio2019-08-27T14:04:08Z2019-08-162019-08-27T14:04:08Z2019-06-07https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10586Este artigo tem como objetivo incitar a reflexão e discussão sobre as questões relativas às temáticas de gênero e sexualidade, tendo como objeto de análise as tirinhas da cartunista brasileira Laerte Coutinho, mas especificamente as que dizem respeito ao personagem Hugo/Muriel. Foi proposto, ao longo do artigo, uma problematização e discussão sobre as características habitualmente utilizadas para associar questões relativas a masculinidades e às feminilidades, buscando compreender sobre os modos não normativos de viver e vivenciar os gêneros. Procuramos assim, compreender, em certa medida, como Laerte e sua personagem Hugo/Muriel se constituem enquanto sujeitos na sua transição entre o socialmente instituído como masculino para o também instituído socialmente como feminino. Em termos metodológicos, o artigo assumiu um delineamento qualitativo, do tipo descritivo. A coleta dos dados se deu mediante o método documental, se caracterizando nesta pesquisa enquanto 07 tirinhas produzidas pela cartunista entre os anos de 2009 a 2014 publicadas em seu blog Muriel Total, bem como entrevistas cedidas pela mesma em sites, revistas e outros meios midiáticos. A seleção das tirinhas se deu, dentre diversos fatores, por versarem sobre as temáticas de gênero e sexualidade a qual propusemos analisar. As análises das tirinhas se deram através de uma inspiração na perspectiva da análise de conteúdo, que nos permitiu inferir conhecimentos relativos à produção e recepção das mensagens expostas nas imagens. Verificou-se enquanto resultados principais que as tirinhas de Laerte Coutinho se configuram como elementos desestabilizadores no que tangem as formas normativas de se vivenciar os gêneros, abrindo um forte diálogo para as discussões sobre questões relativas ao binarismo, sexualidade, sexo, modos de se vestir, dentre outras práticas socialmente instituída em sociedade.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtes visuaisGêneroSexualidadeLaerte CoutinhoTRANScendendo a arte: trocas subjetivas entre vida e obra de Laerte Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10586/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10586/5/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD55ORIGINALfabianoeloyatiliobatista.pdffabianoeloyatiliobatista.pdfapplication/pdf681468https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10586/4/fabianoeloyatiliobatista.pdf89f30fe190c02abc9c1ac2a8ab570f65MD54TEXTfabianoeloyatiliobatista.pdf.txtfabianoeloyatiliobatista.pdf.txtExtracted texttext/plain37049https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10586/6/fabianoeloyatiliobatista.pdf.txt3db6ada20cef343e762979f75bc6d087MD56THUMBNAILfabianoeloyatiliobatista.pdf.jpgfabianoeloyatiliobatista.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10586/7/fabianoeloyatiliobatista.pdf.jpg4edcf14c32263f93cf4f28b09dca4515MD57ufjf/105862019-08-28 03:06:36.406oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-28T06:06:36Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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Este artigo tem como objetivo incitar a reflexão e discussão sobre as questões relativas às temáticas de gênero e sexualidade, tendo como objeto de análise as tirinhas da cartunista brasileira Laerte Coutinho, mas especificamente as que dizem respeito ao personagem Hugo/Muriel. Foi proposto, ao longo do artigo, uma problematização e discussão sobre as características habitualmente utilizadas para associar questões relativas a masculinidades e às feminilidades, buscando compreender sobre os modos não normativos de viver e vivenciar os gêneros. Procuramos assim, compreender, em certa medida, como Laerte e sua personagem Hugo/Muriel se constituem enquanto sujeitos na sua transição entre o socialmente instituído como masculino para o também instituído socialmente como feminino. Em termos metodológicos, o artigo assumiu um delineamento qualitativo, do tipo descritivo. A coleta dos dados se deu mediante o método documental, se caracterizando nesta pesquisa enquanto 07 tirinhas produzidas pela cartunista entre os anos de 2009 a 2014 publicadas em seu blog Muriel Total, bem como entrevistas cedidas pela mesma em sites, revistas e outros meios midiáticos. A seleção das tirinhas se deu, dentre diversos fatores, por versarem sobre as temáticas de gênero e sexualidade a qual propusemos analisar. As análises das tirinhas se deram através de uma inspiração na perspectiva da análise de conteúdo, que nos permitiu inferir conhecimentos relativos à produção e recepção das mensagens expostas nas imagens. Verificou-se enquanto resultados principais que as tirinhas de Laerte Coutinho se configuram como elementos desestabilizadores no que tangem as formas normativas de se vivenciar os gêneros, abrindo um forte diálogo para as discussões sobre questões relativas ao binarismo, sexualidade, sexo, modos de se vestir, dentre outras práticas socialmente instituída em sociedade. |
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