O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Vinícius de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745
Resumo: Este trabalho pretende abordar a obra de Andrei Tarkovski sob a luz da concepção do trágico em Friedrich Nietzsche. Ao considerar o elemento filosófico trágico, isolado dos estudos poetológicos realizados por intelectuais alemães anteriores à Nietzsche, o filósofo encontra prolífica fonte crítica à modernidade e ao percurso da tradição filosófica ocidental, encontrando paridade às posturas de Andrei Tarkovski, tanto em seus filmes quanto em escritos. As percepções do trágico na obra de Tarkovski serão evidenciadas por análises fílmicas, percorrendo brevemente os longas-metragens ficcionais do autor à análise mais detida de Stalker (1979).
id UFJF_ce1759b5dbdb3522f08b7e8da8af406e
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15745
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Soares, Sérgio José Puccinihttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576Brum, Alessandra Souza Meletthttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933Lima, Marília Xavier dehttp://lattes.cnpq.br/8375345488079320http://lattes.cnpq.br/0221719721205595Resende, Vinícius de Oliveira2023-08-14T15:39:07Z2023-03-132023-08-14T15:39:07Z2021-03-10https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745Este trabalho pretende abordar a obra de Andrei Tarkovski sob a luz da concepção do trágico em Friedrich Nietzsche. Ao considerar o elemento filosófico trágico, isolado dos estudos poetológicos realizados por intelectuais alemães anteriores à Nietzsche, o filósofo encontra prolífica fonte crítica à modernidade e ao percurso da tradição filosófica ocidental, encontrando paridade às posturas de Andrei Tarkovski, tanto em seus filmes quanto em escritos. As percepções do trágico na obra de Tarkovski serão evidenciadas por análises fílmicas, percorrendo brevemente os longas-metragens ficcionais do autor à análise mais detida de Stalker (1979).This work intends to approach Andrei Tarkovsky's work in the light of Friedrich Nietzsche's conception of the tragedy. Considering the tragedy as philosophical element, isolated from the poetological studies carried out by German intellectuals prior to Nietzsche, the philosopher finds a prolific critical source of modernity and the course of the Western philosophical tradition, finding parity with Andrei Tarkovsky's postures, both in his films and in his writings. The perceptions of the tragedy in Tarkovsky's work will be evidenced by film analysis going briefly through the author's fictional feature films to Stalker's (1979) most detached analysis.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAAndrei TarkovskiFriedrich NietzscheCinemaTragédiaFilosofiaEstéticaPhilosophyTragedyAestheticsO artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTviníciusdeoliveiraresende.pdf.txtviníciusdeoliveiraresende.pdf.txtExtracted texttext/plain109058https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/4/vin%c3%adciusdeoliveiraresende.pdf.txt39673a17180070ac3512c3c129b8d821MD54THUMBNAILviníciusdeoliveiraresende.pdf.jpgviníciusdeoliveiraresende.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/5/vin%c3%adciusdeoliveiraresende.pdf.jpgaaaff4ef16168bd1a67f3ff2854996b9MD55ORIGINALviníciusdeoliveiraresende.pdfviníciusdeoliveiraresende.pdfPDF/Aapplication/pdf1922141https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/1/vin%c3%adciusdeoliveiraresende.pdf01a9de83bcf07c0f28e895c8603fd41eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/157452023-08-15 03:04:22.844oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-08-15T06:04:22Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
title O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
spellingShingle O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
Resende, Vinícius de Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Andrei Tarkovski
Friedrich Nietzsche
Cinema
Tragédia
Filosofia
Estética
Philosophy
Tragedy
Aesthetics
title_short O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
title_full O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
title_fullStr O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
title_full_unstemmed O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
title_sort O artista como ser trágico: manifestações do trágico nietzschiano na obra de Andrei Tarkovski
author Resende, Vinícius de Oliveira
author_facet Resende, Vinícius de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Sérgio José Puccini
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4655183042367576
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brum, Alessandra Souza Melett
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6709799947477933
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Marília Xavier de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8375345488079320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0221719721205595
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Vinícius de Oliveira
contributor_str_mv Soares, Sérgio José Puccini
Brum, Alessandra Souza Melett
Lima, Marília Xavier de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Andrei Tarkovski
Friedrich Nietzsche
Cinema
Tragédia
Filosofia
Estética
Philosophy
Tragedy
Aesthetics
dc.subject.por.fl_str_mv Andrei Tarkovski
Friedrich Nietzsche
Cinema
Tragédia
Filosofia
Estética
Philosophy
Tragedy
Aesthetics
description Este trabalho pretende abordar a obra de Andrei Tarkovski sob a luz da concepção do trágico em Friedrich Nietzsche. Ao considerar o elemento filosófico trágico, isolado dos estudos poetológicos realizados por intelectuais alemães anteriores à Nietzsche, o filósofo encontra prolífica fonte crítica à modernidade e ao percurso da tradição filosófica ocidental, encontrando paridade às posturas de Andrei Tarkovski, tanto em seus filmes quanto em escritos. As percepções do trágico na obra de Tarkovski serão evidenciadas por análises fílmicas, percorrendo brevemente os longas-metragens ficcionais do autor à análise mais detida de Stalker (1979).
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-14T15:39:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-13
2023-08-14T15:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/4/vin%c3%adciusdeoliveiraresende.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/5/vin%c3%adciusdeoliveiraresende.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/1/vin%c3%adciusdeoliveiraresende.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15745/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 39673a17180070ac3512c3c129b8d821
aaaff4ef16168bd1a67f3ff2854996b9
01a9de83bcf07c0f28e895c8603fd41e
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661330553307136