Proposições para uma escola vinculada à política de educação Integral e integrada a partir da análise de planos de trabalho para a parte diversificada do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Felipe da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14510
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado discute a implementação da política de Educação Integral e Integrada de Minas Gerais, na Escola Estadual Rosa Vaz de Araújo. Para o norteamento da pesquisa desenvolvida, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: de que forma uma análise dos planejamentos de atividades dos professores pode auxiliar na compreensão do processo de implementação de políticas de Educação (em tempo) Integral em uma escola pública do centro-oeste mineiro? Em que medida essa compreensão mais apurada auxilia na proposição de ações gestoras voltadas para a implementação de políticas públicas, como é o caso da Educação Integral e Integrada em Minas Gerais? De forma complementar, o objetivo geral da pesquisa foi o de avaliar como a percepção dos professores da escola-foco se revela em seus planejamentos (anuais e/ou aula a aula). Para buscar resultados mais detalhados com relação à pesquisa empreendida, foram estabelecidos como objetivos: (i) descrever o processo de implementação e operacionalização das políticas de Educação Integral na escola-foco da pesquisa entre 2017 e 2020, evidenciando de que maneira a instituição se organiza para atender a demanda de formação (em tempo) integral; (ii) analisar os documentos que orientam as ações educacionais neste contexto escolar para a formação integral dos alunos ligados ao Programa de Educação Integral e Integrada, verificando em que medida a escola compreende e acolhe esta proposta; e (iii) propor estratégias que se configurem como instrumento de apoio para a gestão alcançar os objetivos propostos no programa estadual de Educação (em tempo) Integral. No embasamento teórico, foram utilizadas obras de autores como Gouveia (2006), Freire (1997), Gadotti (2018) e Cavaliere (2002), organizadas a partir de dois eixos, sendo o primeiro uma reflexão acerca da Educação Integral e o segundo uma problematização do currículo. Como recurso metodológico, a pesquisa utilizou a análise documental, a partir de 14 planos de aula dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020. A análise dos dados coletados em pesquisa levou à reflexão sobre (i) momentos insuficientes de formação para os professores atuarem na Educação Integral; (ii) alternância das normativas que regem o programa que, sobrepostas, propunham orientações divergentes e de difícil acompanhamento para a equipe escolar e (iii) alta rotatividade de professores que ministram as oficinas do projeto, que incide em uma dificuldade na continuidade das ações de formação empreendidas pela escola aos seus alunos. Tendo como base tais dados de pesquisa, propôs-se a construção de um Plano de Ação Educacional com ações focadas na relação dos planos de aula com os documentos orientadores e em formações de professores para a Educação (em tempo) Integral. Esse plano propõe basicamente a implantação de quatro ações estratégicas: criação de um formulário para a produção dos planos de trabalho, desenvolvendo diretrizes sólidas e embasadas em documentos oficiais que possam auxiliar o corpo docente na elaboração de seus planos; realização de reuniões de colaboração entre os docentes responsáveis pelas atividades do projeto e a equipe gestora; organização de uma oficina para os docentes, com a participação da equipe gestora, de maneira que possam se mobilizar e entender melhor a importância de uma diversificação metodológica para o desenvolvimento de suas atividades; e projeto de formação continuada para a escola que atendam a essas duas necessidades abordadas na pesquisa de campo.
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Para o norteamento da pesquisa desenvolvida, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: de que forma uma análise dos planejamentos de atividades dos professores pode auxiliar na compreensão do processo de implementação de políticas de Educação (em tempo) Integral em uma escola pública do centro-oeste mineiro? Em que medida essa compreensão mais apurada auxilia na proposição de ações gestoras voltadas para a implementação de políticas públicas, como é o caso da Educação Integral e Integrada em Minas Gerais? De forma complementar, o objetivo geral da pesquisa foi o de avaliar como a percepção dos professores da escola-foco se revela em seus planejamentos (anuais e/ou aula a aula). Para buscar resultados mais detalhados com relação à pesquisa empreendida, foram estabelecidos como objetivos: (i) descrever o processo de implementação e operacionalização das políticas de Educação Integral na escola-foco da pesquisa entre 2017 e 2020, evidenciando de que maneira a instituição se organiza para atender a demanda de formação (em tempo) integral; (ii) analisar os documentos que orientam as ações educacionais neste contexto escolar para a formação integral dos alunos ligados ao Programa de Educação Integral e Integrada, verificando em que medida a escola compreende e acolhe esta proposta; e (iii) propor estratégias que se configurem como instrumento de apoio para a gestão alcançar os objetivos propostos no programa estadual de Educação (em tempo) Integral. No embasamento teórico, foram utilizadas obras de autores como Gouveia (2006), Freire (1997), Gadotti (2018) e Cavaliere (2002), organizadas a partir de dois eixos, sendo o primeiro uma reflexão acerca da Educação Integral e o segundo uma problematização do currículo. Como recurso metodológico, a pesquisa utilizou a análise documental, a partir de 14 planos de aula dos anos 2017, 2018, 2019 e 2020. A análise dos dados coletados em pesquisa levou à reflexão sobre (i) momentos insuficientes de formação para os professores atuarem na Educação Integral; (ii) alternância das normativas que regem o programa que, sobrepostas, propunham orientações divergentes e de difícil acompanhamento para a equipe escolar e (iii) alta rotatividade de professores que ministram as oficinas do projeto, que incide em uma dificuldade na continuidade das ações de formação empreendidas pela escola aos seus alunos. Tendo como base tais dados de pesquisa, propôs-se a construção de um Plano de Ação Educacional com ações focadas na relação dos planos de aula com os documentos orientadores e em formações de professores para a Educação (em tempo) Integral. Esse plano propõe basicamente a implantação de quatro ações estratégicas: criação de um formulário para a produção dos planos de trabalho, desenvolvendo diretrizes sólidas e embasadas em documentos oficiais que possam auxiliar o corpo docente na elaboração de seus planos; realização de reuniões de colaboração entre os docentes responsáveis pelas atividades do projeto e a equipe gestora; organização de uma oficina para os docentes, com a participação da equipe gestora, de maneira que possam se mobilizar e entender melhor a importância de uma diversificação metodológica para o desenvolvimento de suas atividades; e projeto de formação continuada para a escola que atendam a essas duas necessidades abordadas na pesquisa de campo.This dissertation was developed within the Professional Master in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAED/UFJF). The case of management to be studied discusses the implementation of the integrated and integrated education policy of Minas Gerais, at Rosa Vaz de Araújo State School. For the guidance of the research developed, we sought to answer the following questions: How an analysis of teacher activity planning can assist in understanding the process of implementing education policies (in time) in a public school of the Center- West Mineiro? To what extent does this accurate understanding helps in the proposition of management actions aimed at implementing public policies, such as integral and integrated education in Minas Gerais? In a complementary way, the general objective of the research was to evaluate how the teachers' perception of the focus school is revealed in their planning (annual and/or class by class). To seek more detailed results regarding the research undertaken, they were established as objectives: (i) describe the process of implementation and operationalization of integral education policies at the research school between 2017 and 2020, showing how the institution is organized in what way is to meet the demand for full (in time); (ii) analyze the documents that guide the educational actions in this school context for the integral formation of students linked to the Integral and Integrated Education Program, verifying to what extent the school comprises and welcomes this proposal; and (iii) propose strategies that are configured as a management support instrument to achieve the objectives proposed in the (in time) state education program. In the theoretical basis, works by authors such as Gouveia (2006), Freire (1997), Gadotti (2018) and Cavaliere (2002), organized from two axes, being a reflection on Integral Education and the second one a second one. Curriculum problematization. As a methodological resource, the research used document analysis, from 14 class plans of the years 2017, 2018, 2019 and 2020. The analysis of the data collected in research led to reflection on (i) insufficient moments of training for teachers to act In Integral Education; (ii) alternation of the regulations governing the program that, overlapping, proposed divergent guidelines and difficult to follow up for the school team and (iii) high teaching turnover that teach the project workshops, which focuses on a difficulty in continuing actions training undertaken by the school to its students. Based on such research data, it was proposed to build an educational action plan with actions focused on the relationship of class plans with guiding documents and teacher training for full-time education. This plan basically proposes the implementation of four strategic actions: creation of a form for the production of work plans, developing solid guidelines and based on official documents that can help the faculty in the elaboration of their plans; holding collaboration meetings between the teachers responsible for the project activities and the management team; Organization of a workshop for teachers, with the participation of the management team, so that they can mobilize and better understand the importance of methodological diversification for the development of their activities; and continuing education project for the school that meet these two needs addressed in field research.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação PúblicaUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação integralTempo integralEstratégias de gestão escolarPolíticas públicas educacionaisIntegral educationFull-timeSchool management strategiesPublic educational policiesProposições para uma escola vinculada à política de educação Integral e integrada a partir da análise de planos de trabalho para a parte diversificada do currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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