Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Carolina Sertã
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000300008
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8398
Resumo: Com objetivo de comparar características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos, mais especificamente criatividade, motivação e capacidade superior, foram utilizados dados provenientes de um programa que identifica estudantes talentosos com o Modelo das Portas Giratórias. Os gêmeos responderam, também, ao Teste Torrance de Pensamento Criativo, à Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental e à Bateria de Provas de Raciocínio. Eles possuem superdotação acadêmica e artística, sendo que um deles possui, também, altas habilidades para liderança e comunicação. Verificou-se que eles apresentaram elevada criatividade, principalmente verbal. O envolvimento com a tarefa, que neste estudo foi reduzido à motivação para aprender, não está presente em níveis superiores nos gêmeos. Mais semelhanças que diferenças entre os irmãos, talvez por eles compartilharem genes e ambientes, foram identificadas.
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Mais semelhanças que diferenças entre os irmãos, talvez por eles compartilharem genes e ambientes, foram identificadas.Data from program that identifies talent through the Revolving Door Identification Model was used to compare characteristics of giftedness of a pair of monozygotic twins, specifically focusing on creativity, motivation and high ability. The twins also answered the Torrance Test of Creative Thinking, the Scale of Motivation to Learn in Elementary School Students and the Battery of Reasoning Tests. They have academic and artistic giftedness; one of them also has high leadership and communication skills. It was found that they showed great creativity, mainly verbal. Task commitment, which in this study was limited to motivation to learn, is not present at higher levels for the twins. More similarities than differences between the two brothers were identified, possibly because they share genes and environments.por--BrasilPsico-USF-Altas habilidadesSuperdotaçãoGêmeosCriatividadeMotivaçãoDesempenhoHigh abilityGiftednessTwinsCreativityMotivationPerformanceCaracterísticas de superdotação em um par de gêmeos monozigóticosCharacteristics of giftedness in a pair of monozygotic twinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePassos, Carolina SertãBarbosa, Altemir José Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILCaracterísticas de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos.pdf.jpgCaracterísticas de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1616https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/8398/4/Caracter%c3%adsticas%20de%20superdota%c3%a7%c3%a3o%20em%20um%20par%20de%20g%c3%aameos%20monozig%c3%b3ticos.pdf.jpgee94def939e36fb253f1c3cea5c4570bMD54ORIGINALCaracterísticas de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos.pdfCaracterísticas de superdotação em um par de gêmeos monozigóticos.pdfapplication/pdf183373https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/8398/1/Caracter%c3%adsticas%20de%20superdota%c3%a7%c3%a3o%20em%20um%20par%20de%20g%c3%aameos%20monozig%c3%b3ticos.pdfd43f7c3cfb50bb1694ba46496c727a25MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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