Avaliação técnica e econômica da utilização de geração solar e recarga de veículos elétricos em universidades
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10090 |
Resumo: | Com o aumento da eletrificação da seção de transporte em todo o mundo, maior é a demanda por infraestrutura de carregamento. Visando atender a essa demanda, o presente trabalho realiza análises técnicas e econômicas para estudar os impactos das estações de carregamento de veículos elétricos, mais especificamente nas Universidades. Um sistema real é modelado e analisado considerando o perfil de tensão, desequilíbrios de tensão, sobrecarga do transformador e sobrecorrente em diferentes cenários, investigando o comportamento do sistema sob essas novas condições. Além disso, propõe-se um procedimento para definir o número máximo de estações de carregamento considerando os limites das variáveis do sistema acima mencionadas. Então, técnicas de análise de investimento são usadas para avaliar o projeto. Ainda mais, a inserção de energia solar no campus também é considerada integrada com as estações de recarga, utilizando algoritmos genéticos para determinar o melhor ponto para alocar a geração distribuída com base na redução das perdas do sistema. Nesse caso, um conjunto de cenários foi considerado para avaliar melhor a integração de ambas as tecnologias. |
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Dias, Bruno Henriqueshttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Leonardo Willer deFortes, Márcio ZambotiOliveira, Janaína Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/Guedes, Wanessa de Oliveira2019-05-31T16:13:32Z2019-05-272019-05-31T16:13:32Z2019-02-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10090Com o aumento da eletrificação da seção de transporte em todo o mundo, maior é a demanda por infraestrutura de carregamento. Visando atender a essa demanda, o presente trabalho realiza análises técnicas e econômicas para estudar os impactos das estações de carregamento de veículos elétricos, mais especificamente nas Universidades. Um sistema real é modelado e analisado considerando o perfil de tensão, desequilíbrios de tensão, sobrecarga do transformador e sobrecorrente em diferentes cenários, investigando o comportamento do sistema sob essas novas condições. Além disso, propõe-se um procedimento para definir o número máximo de estações de carregamento considerando os limites das variáveis do sistema acima mencionadas. Então, técnicas de análise de investimento são usadas para avaliar o projeto. Ainda mais, a inserção de energia solar no campus também é considerada integrada com as estações de recarga, utilizando algoritmos genéticos para determinar o melhor ponto para alocar a geração distribuída com base na redução das perdas do sistema. Nesse caso, um conjunto de cenários foi considerado para avaliar melhor a integração de ambas as tecnologias.With the increasing electrification of the transportation section worldwide, the higher is the demand for charging infrastructure. Aiming to deal with this demand the present work performs technical and economic analyses to study the impacts of electric vehicles charging stations, more specifically at Universities. A real system is modeled and analyzed considering voltage profile, voltage imbalances, transformer overload and overcurrent in different scenarios, investigating the behavior of the system under those new conditions. Also, a procedure to define the maximum number of charging stations is proposed considering the limits of the above-mentioned variables of the system. Then, investment analysis techniques are used to evaluate the project. Even more, the insertion of solar energy in the campus is also considered integrated with the charging stations, using genetic algorithms to determine the best point to allocate the distributed generation based on the reduction of the system losses. In this case, a set of scenarios has been considered to better evaluate the integration of both technologies.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Engenharia ElétricaUFJFBrasilFaculdade de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAVeículos elétricosEstação de carregamentoGeração solarAnálise econômicaElectric vehiclesCharging stationsSolar generationEconomical evaluationAvaliação técnica e econômica da utilização de geração solar e recarga de veículos elétricos em universidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTwanessadeoliveiraguedes.pdf.txtwanessadeoliveiraguedes.pdf.txtExtracted texttext/plain199478https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10090/3/wanessadeoliveiraguedes.pdf.txte1ec2505e03ef08265adba080dfce41eMD53THUMBNAILwanessadeoliveiraguedes.pdf.jpgwanessadeoliveiraguedes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10090/4/wanessadeoliveiraguedes.pdf.jpg0a49a9c9986ac9cbfb56174a8eaaf2bcMD54ORIGINALwanessadeoliveiraguedes.pdfwanessadeoliveiraguedes.pdfapplication/pdf5354032https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10090/1/wanessadeoliveiraguedes.pdff6109218616322cbaa30c463bc51d56dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10090/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/100902019-06-16 13:58:04.475oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T16:58:04Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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