Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunhani, Guilherme Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796
Resumo: Este documento discute uma versão sintetizada de uma técnica polivalente cujo nome é live coding, suas construções históricas na Música, e uma simulação de improvisação tonal guiada por improvisação com linguagens de programação. Na Introdução (ver p. xv) apresentamos uma definição de live coding. A definição destaca o fazer musical, mas não exclúi outras potências artísticas. No Capítulo 1 (ver p. 1) destacamos um mecanismo criativo desta técnica em dois contextos não musicais. No Capítulo 2 (ver p. 13) listamos períodos de atividades musicais que prototiparam e formalizaram o mecanismo criativo do primeiro capítulo. No Capítulo 3 (ver p. 31) analisamos uma proposição musical, um vídeo intitulado A Study in Keith de Sorensen e Swift (2009), de acordo com o mecanismo mental do primeiro capítulo. A contribuição deste trabalho para a musicologia brasileira é a organização historiográfica de uma técnica ainda pouco elaborada em português.
id UFJF_e246de3e7e11cf31b709305fdad25834
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/4796
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Castelões, Luiz Eduardohttp://lattes.cnpq.br/Fenerich, Alexandre Sperandéohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760116A2Schiavonni, Flávio Luizhttp://lattes.cnpq.br/Cristófaro, Ricardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707090E6Dias, Gustavo Angelohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467440D9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433933H8Lunhani, Guilherme Martins2017-06-02T15:14:26Z2017-06-012017-06-02T15:14:26Z2016-03-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796Este documento discute uma versão sintetizada de uma técnica polivalente cujo nome é live coding, suas construções históricas na Música, e uma simulação de improvisação tonal guiada por improvisação com linguagens de programação. Na Introdução (ver p. xv) apresentamos uma definição de live coding. A definição destaca o fazer musical, mas não exclúi outras potências artísticas. No Capítulo 1 (ver p. 1) destacamos um mecanismo criativo desta técnica em dois contextos não musicais. No Capítulo 2 (ver p. 13) listamos períodos de atividades musicais que prototiparam e formalizaram o mecanismo criativo do primeiro capítulo. No Capítulo 3 (ver p. 31) analisamos uma proposição musical, um vídeo intitulado A Study in Keith de Sorensen e Swift (2009), de acordo com o mecanismo mental do primeiro capítulo. A contribuição deste trabalho para a musicologia brasileira é a organização historiográfica de uma técnica ainda pouco elaborada em português.This document presents a synthesized version of a versatile technique whose name is live coding, its historical buildings in music, and a simulation of a tonal improvisation, guided by improvisation with programming languages. In the Introduction (see p. xv), we present a definition of live coding. The definition highlights a focus on music, but does not exclude other artistic powers. In Chapter 1(see p. 1), we highlight a creative mechanism of this technique in two unmusical contexts. In Chapter 2 (see p. 13), we listed periods of musical activities that prototyped and formalized the creative engine of the first chapter. In Chapter 3 (see p. 31), we analyzed a musical proposition, a Sorensen and Swift’s video entitled A Study in Keith (2009), according to the first mental mechanism chapter. The contribution of this work to the Brazilian musicology is a historiographical organization of a technique still little developed in portuguese.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JFUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESImprovisação de códigosMúsica computacionalA Study in KeithLive codingComputer musicA Study in KeithLive coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorenseninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILguilhermemartinslumhani.pdf.jpgguilhermemartinslumhani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/4/guilhermemartinslumhani.pdf.jpg2bfb3394c7abf05f92b67226bcf862e1MD54ORIGINALguilhermemartinslumhani.pdfguilhermemartinslumhani.pdfapplication/pdf2454325https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/1/guilhermemartinslumhani.pdfac5b21618158e2916e391e0fbc6f82d0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTguilhermemartinslumhani.pdf.txtguilhermemartinslumhani.pdf.txtExtracted texttext/plain166792https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/3/guilhermemartinslumhani.pdf.txtf54797fb6cd8dca756970dd8128f2f80MD53ufjf/47962019-06-16 06:17:56.217oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T09:17:56Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
title Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
spellingShingle Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
Lunhani, Guilherme Martins
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Improvisação de códigos
Música computacional
A Study in Keith
Live coding
Computer music
A Study in Keith
title_short Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
title_full Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
title_fullStr Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
title_full_unstemmed Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
title_sort Live coding: um algoritmo gerador de uma sonoridade tonal em A Study in Keith (2009) de Andrew Sorensen
author Lunhani, Guilherme Martins
author_facet Lunhani, Guilherme Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castelões, Luiz Eduardo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fenerich, Alexandre Sperandéo
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760116A2
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv Schiavonni, Flávio Luiz
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cristófaro, Ricardo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707090E6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dias, Gustavo Angelo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467440D9
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433933H8
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunhani, Guilherme Martins
contributor_str_mv Castelões, Luiz Eduardo
Fenerich, Alexandre Sperandéo
Schiavonni, Flávio Luiz
Cristófaro, Ricardo
Dias, Gustavo Angelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Improvisação de códigos
Música computacional
A Study in Keith
Live coding
Computer music
A Study in Keith
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação de códigos
Música computacional
A Study in Keith
Live coding
Computer music
A Study in Keith
description Este documento discute uma versão sintetizada de uma técnica polivalente cujo nome é live coding, suas construções históricas na Música, e uma simulação de improvisação tonal guiada por improvisação com linguagens de programação. Na Introdução (ver p. xv) apresentamos uma definição de live coding. A definição destaca o fazer musical, mas não exclúi outras potências artísticas. No Capítulo 1 (ver p. 1) destacamos um mecanismo criativo desta técnica em dois contextos não musicais. No Capítulo 2 (ver p. 13) listamos períodos de atividades musicais que prototiparam e formalizaram o mecanismo criativo do primeiro capítulo. No Capítulo 3 (ver p. 31) analisamos uma proposição musical, um vídeo intitulado A Study in Keith de Sorensen e Swift (2009), de acordo com o mecanismo mental do primeiro capítulo. A contribuição deste trabalho para a musicologia brasileira é a organização historiográfica de uma técnica ainda pouco elaborada em português.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-02T15:14:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-01
2017-06-02T15:14:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/4/guilhermemartinslumhani.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/1/guilhermemartinslumhani.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4796/3/guilhermemartinslumhani.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bfb3394c7abf05f92b67226bcf862e1
ac5b21618158e2916e391e0fbc6f82d0
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
f54797fb6cd8dca756970dd8128f2f80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193964206948352