Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de pesquisa as sessenta imagens polaroides produzidas pelo diretor russo Andrei Tarkóvski que compõem o livro Instantâneos Tarkóvski publicado em 2012, pela editora Cosac Naify. O encontro do cineasta com a câmera instantânea simboliza a descoberta de Tarkóvski à experiência de estrangeiro. A maior parte das fotografias foram feitas no processo de espera do diretor pelas autorizações para filmar na Itália. E o restante narra sobre seu período de autoexílio no país. O primeiro capítulo da pesquisa constrói um breve panorama sobre a história da câmera instantânea e seu uso feito por artistas e outros cineastas. Após isso, os funcionamentos técnicos do aparato foram relacionados com a experimentação das imagens como formação autoral de Andrei Tarkóvski. No segundo capítulo, foi realizado um panorama biográfico do diretor relacionando acontecimentos importantes aos interesses da pesquisa e, asimagens que completam ossignificados da experiência de estrangeiro e autoexílio foram analisadas. Por fim, o capitulo três apresenta os símbolos russinianos, a análise dos instantâneos referente a eles e uma associação das imagens com a pintura. Mais do que registros, as fotos retêm a memória de um tempo único na vida pessoal do cineasta. Estudioso do tempo, Tarkóvski pôde encontrar nas polaroides o exercício do esmaecimento natural intrínseco à imagem e a composição da paisagem de guerra ligada à nostalgia russa. |
id |
UFJF_e4c197620997348be334830ad0430896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12700 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Brum, Alessandra Souza Meletthttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933Soares, Sérgio José Puccinihttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576Ferraraz, Rogeriohttp://lattes.cnpq.br/Alves, Martinhohttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/2497644042730868Oliveira, Monique Alves2021-05-20T11:06:07Z2021-05-132021-05-20T11:06:07Z2021-03-18https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700Este trabalho tem como objeto de pesquisa as sessenta imagens polaroides produzidas pelo diretor russo Andrei Tarkóvski que compõem o livro Instantâneos Tarkóvski publicado em 2012, pela editora Cosac Naify. O encontro do cineasta com a câmera instantânea simboliza a descoberta de Tarkóvski à experiência de estrangeiro. A maior parte das fotografias foram feitas no processo de espera do diretor pelas autorizações para filmar na Itália. E o restante narra sobre seu período de autoexílio no país. O primeiro capítulo da pesquisa constrói um breve panorama sobre a história da câmera instantânea e seu uso feito por artistas e outros cineastas. Após isso, os funcionamentos técnicos do aparato foram relacionados com a experimentação das imagens como formação autoral de Andrei Tarkóvski. No segundo capítulo, foi realizado um panorama biográfico do diretor relacionando acontecimentos importantes aos interesses da pesquisa e, asimagens que completam ossignificados da experiência de estrangeiro e autoexílio foram analisadas. Por fim, o capitulo três apresenta os símbolos russinianos, a análise dos instantâneos referente a eles e uma associação das imagens com a pintura. Mais do que registros, as fotos retêm a memória de um tempo único na vida pessoal do cineasta. Estudioso do tempo, Tarkóvski pôde encontrar nas polaroides o exercício do esmaecimento natural intrínseco à imagem e a composição da paisagem de guerra ligada à nostalgia russa.This work has as research object the sixty polaroid images produced by the Russian director Andrei Tarkovsky that make up the book Tarkóvski Instantâneos published in 2012, by the Cosac Naify publisher. The filmmaker's encounter with the instant camera symbolizes Tarkovsky's discovery of the experience of a foreigner. Most of the photographs were taken in the process of waiting for authorization to film in Italy. And the rest narrates about his period of self-exile in the country. The first chapter of the research builds a brief overview of the history of the instant camera and its use by artists and other filmmakers. After that, the technical functioning of the apparatus was related to the experimentation of images as authorial training by Andrei Tarkovsky. In the second chapter, a biographical overview of the director was performed, relating important events to the research interests, and the images that complete the meanings of the experience of foreigner and self-exile were analyzed. Finally, chapter three presents the Russian symbols, the analysis of the snapshots related to them and an association of the images with the painting. More than records, the photos retain the memory of a unique time in the filmmaker's personal life. A time’s thinker, Tarkovsky was able to find in polaroids the exercise of natural fading intrinsic to the image and the composition of the war landscape linked to Russian nostalgia.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESAndrei TarkóvskiPolaroideFotografiaCinema russoExílioMemóriaPhotographyRussian cinemaExileMemoryEsmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmoniquealvesoliveira.pdfmoniquealvesoliveira.pdfapplication/pdf4004195https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/1/moniquealvesoliveira.pdfb14115d0195511382c7ba3d793524540MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmoniquealvesoliveira.pdf.txtmoniquealvesoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain288746https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/4/moniquealvesoliveira.pdf.txt3f02b33362aa4f96d9d726f781bf7d07MD54THUMBNAILmoniquealvesoliveira.pdf.jpgmoniquealvesoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/5/moniquealvesoliveira.pdf.jpg4a5fdde0cf55ce32414ca6445f85e29eMD55ufjf/127002021-09-27 21:16:59.317oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-09-28T00:16:59Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski |
title |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski |
spellingShingle |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski Oliveira, Monique Alves CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Andrei Tarkóvski Polaroide Fotografia Cinema russo Exílio Memória Photography Russian cinema Exile Memory |
title_short |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski |
title_full |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski |
title_fullStr |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski |
title_full_unstemmed |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski |
title_sort |
Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski |
author |
Oliveira, Monique Alves |
author_facet |
Oliveira, Monique Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brum, Alessandra Souza Melett |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6709799947477933 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Soares, Sérgio José Puccini |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4655183042367576 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferraraz, Rogerio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Alves, Martinho |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2497644042730868 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Monique Alves |
contributor_str_mv |
Brum, Alessandra Souza Melett Soares, Sérgio José Puccini Ferraraz, Rogerio Alves, Martinho |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Andrei Tarkóvski Polaroide Fotografia Cinema russo Exílio Memória Photography Russian cinema Exile Memory |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andrei Tarkóvski Polaroide Fotografia Cinema russo Exílio Memória Photography Russian cinema Exile Memory |
description |
Este trabalho tem como objeto de pesquisa as sessenta imagens polaroides produzidas pelo diretor russo Andrei Tarkóvski que compõem o livro Instantâneos Tarkóvski publicado em 2012, pela editora Cosac Naify. O encontro do cineasta com a câmera instantânea simboliza a descoberta de Tarkóvski à experiência de estrangeiro. A maior parte das fotografias foram feitas no processo de espera do diretor pelas autorizações para filmar na Itália. E o restante narra sobre seu período de autoexílio no país. O primeiro capítulo da pesquisa constrói um breve panorama sobre a história da câmera instantânea e seu uso feito por artistas e outros cineastas. Após isso, os funcionamentos técnicos do aparato foram relacionados com a experimentação das imagens como formação autoral de Andrei Tarkóvski. No segundo capítulo, foi realizado um panorama biográfico do diretor relacionando acontecimentos importantes aos interesses da pesquisa e, asimagens que completam ossignificados da experiência de estrangeiro e autoexílio foram analisadas. Por fim, o capitulo três apresenta os símbolos russinianos, a análise dos instantâneos referente a eles e uma associação das imagens com a pintura. Mais do que registros, as fotos retêm a memória de um tempo único na vida pessoal do cineasta. Estudioso do tempo, Tarkóvski pôde encontrar nas polaroides o exercício do esmaecimento natural intrínseco à imagem e a composição da paisagem de guerra ligada à nostalgia russa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-20T11:06:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-13 2021-05-20T11:06:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185 |
url |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IAD – Instituto de Artes e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/1/moniquealvesoliveira.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/4/moniquealvesoliveira.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/5/moniquealvesoliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b14115d0195511382c7ba3d793524540 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3f02b33362aa4f96d9d726f781bf7d07 4a5fdde0cf55ce32414ca6445f85e29e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193891477716992 |