Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Monique Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa as sessenta imagens polaroides produzidas pelo diretor russo Andrei Tarkóvski que compõem o livro Instantâneos Tarkóvski publicado em 2012, pela editora Cosac Naify. O encontro do cineasta com a câmera instantânea simboliza a descoberta de Tarkóvski à experiência de estrangeiro. A maior parte das fotografias foram feitas no processo de espera do diretor pelas autorizações para filmar na Itália. E o restante narra sobre seu período de autoexílio no país. O primeiro capítulo da pesquisa constrói um breve panorama sobre a história da câmera instantânea e seu uso feito por artistas e outros cineastas. Após isso, os funcionamentos técnicos do aparato foram relacionados com a experimentação das imagens como formação autoral de Andrei Tarkóvski. No segundo capítulo, foi realizado um panorama biográfico do diretor relacionando acontecimentos importantes aos interesses da pesquisa e, asimagens que completam ossignificados da experiência de estrangeiro e autoexílio foram analisadas. Por fim, o capitulo três apresenta os símbolos russinianos, a análise dos instantâneos referente a eles e uma associação das imagens com a pintura. Mais do que registros, as fotos retêm a memória de um tempo único na vida pessoal do cineasta. Estudioso do tempo, Tarkóvski pôde encontrar nas polaroides o exercício do esmaecimento natural intrínseco à imagem e a composição da paisagem de guerra ligada à nostalgia russa.
id UFJF_e4c197620997348be334830ad0430896
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12700
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Brum, Alessandra Souza Meletthttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933Soares, Sérgio José Puccinihttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576Ferraraz, Rogeriohttp://lattes.cnpq.br/Alves, Martinhohttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/2497644042730868Oliveira, Monique Alves2021-05-20T11:06:07Z2021-05-132021-05-20T11:06:07Z2021-03-18https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700Este trabalho tem como objeto de pesquisa as sessenta imagens polaroides produzidas pelo diretor russo Andrei Tarkóvski que compõem o livro Instantâneos Tarkóvski publicado em 2012, pela editora Cosac Naify. O encontro do cineasta com a câmera instantânea simboliza a descoberta de Tarkóvski à experiência de estrangeiro. A maior parte das fotografias foram feitas no processo de espera do diretor pelas autorizações para filmar na Itália. E o restante narra sobre seu período de autoexílio no país. O primeiro capítulo da pesquisa constrói um breve panorama sobre a história da câmera instantânea e seu uso feito por artistas e outros cineastas. Após isso, os funcionamentos técnicos do aparato foram relacionados com a experimentação das imagens como formação autoral de Andrei Tarkóvski. No segundo capítulo, foi realizado um panorama biográfico do diretor relacionando acontecimentos importantes aos interesses da pesquisa e, asimagens que completam ossignificados da experiência de estrangeiro e autoexílio foram analisadas. Por fim, o capitulo três apresenta os símbolos russinianos, a análise dos instantâneos referente a eles e uma associação das imagens com a pintura. Mais do que registros, as fotos retêm a memória de um tempo único na vida pessoal do cineasta. Estudioso do tempo, Tarkóvski pôde encontrar nas polaroides o exercício do esmaecimento natural intrínseco à imagem e a composição da paisagem de guerra ligada à nostalgia russa.This work has as research object the sixty polaroid images produced by the Russian director Andrei Tarkovsky that make up the book Tarkóvski Instantâneos published in 2012, by the Cosac Naify publisher. The filmmaker's encounter with the instant camera symbolizes Tarkovsky's discovery of the experience of a foreigner. Most of the photographs were taken in the process of waiting for authorization to film in Italy. And the rest narrates about his period of self-exile in the country. The first chapter of the research builds a brief overview of the history of the instant camera and its use by artists and other filmmakers. After that, the technical functioning of the apparatus was related to the experimentation of images as authorial training by Andrei Tarkovsky. In the second chapter, a biographical overview of the director was performed, relating important events to the research interests, and the images that complete the meanings of the experience of foreigner and self-exile were analyzed. Finally, chapter three presents the Russian symbols, the analysis of the snapshots related to them and an association of the images with the painting. More than records, the photos retain the memory of a unique time in the filmmaker's personal life. A time’s thinker, Tarkovsky was able to find in polaroids the exercise of natural fading intrinsic to the image and the composition of the war landscape linked to Russian nostalgia.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESAndrei TarkóvskiPolaroideFotografiaCinema russoExílioMemóriaPhotographyRussian cinemaExileMemoryEsmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmoniquealvesoliveira.pdfmoniquealvesoliveira.pdfapplication/pdf4004195https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/1/moniquealvesoliveira.pdfb14115d0195511382c7ba3d793524540MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmoniquealvesoliveira.pdf.txtmoniquealvesoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain288746https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/4/moniquealvesoliveira.pdf.txt3f02b33362aa4f96d9d726f781bf7d07MD54THUMBNAILmoniquealvesoliveira.pdf.jpgmoniquealvesoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/5/moniquealvesoliveira.pdf.jpg4a5fdde0cf55ce32414ca6445f85e29eMD55ufjf/127002021-09-27 21:16:59.317oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-09-28T00:16:59Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
title Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
spellingShingle Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
Oliveira, Monique Alves
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Andrei Tarkóvski
Polaroide
Fotografia
Cinema russo
Exílio
Memória
Photography
Russian cinema
Exile
Memory
title_short Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
title_full Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
title_fullStr Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
title_full_unstemmed Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
title_sort Esmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvski
author Oliveira, Monique Alves
author_facet Oliveira, Monique Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brum, Alessandra Souza Melett
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6709799947477933
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soares, Sérgio José Puccini
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4655183042367576
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferraraz, Rogerio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alves, Martinho
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2497644042730868
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Monique Alves
contributor_str_mv Brum, Alessandra Souza Melett
Soares, Sérgio José Puccini
Ferraraz, Rogerio
Alves, Martinho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Andrei Tarkóvski
Polaroide
Fotografia
Cinema russo
Exílio
Memória
Photography
Russian cinema
Exile
Memory
dc.subject.por.fl_str_mv Andrei Tarkóvski
Polaroide
Fotografia
Cinema russo
Exílio
Memória
Photography
Russian cinema
Exile
Memory
description Este trabalho tem como objeto de pesquisa as sessenta imagens polaroides produzidas pelo diretor russo Andrei Tarkóvski que compõem o livro Instantâneos Tarkóvski publicado em 2012, pela editora Cosac Naify. O encontro do cineasta com a câmera instantânea simboliza a descoberta de Tarkóvski à experiência de estrangeiro. A maior parte das fotografias foram feitas no processo de espera do diretor pelas autorizações para filmar na Itália. E o restante narra sobre seu período de autoexílio no país. O primeiro capítulo da pesquisa constrói um breve panorama sobre a história da câmera instantânea e seu uso feito por artistas e outros cineastas. Após isso, os funcionamentos técnicos do aparato foram relacionados com a experimentação das imagens como formação autoral de Andrei Tarkóvski. No segundo capítulo, foi realizado um panorama biográfico do diretor relacionando acontecimentos importantes aos interesses da pesquisa e, asimagens que completam ossignificados da experiência de estrangeiro e autoexílio foram analisadas. Por fim, o capitulo três apresenta os símbolos russinianos, a análise dos instantâneos referente a eles e uma associação das imagens com a pintura. Mais do que registros, as fotos retêm a memória de um tempo único na vida pessoal do cineasta. Estudioso do tempo, Tarkóvski pôde encontrar nas polaroides o exercício do esmaecimento natural intrínseco à imagem e a composição da paisagem de guerra ligada à nostalgia russa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-20T11:06:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-13
2021-05-20T11:06:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185
url https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/1/moniquealvesoliveira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/4/moniquealvesoliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12700/5/moniquealvesoliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b14115d0195511382c7ba3d793524540
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3f02b33362aa4f96d9d726f781bf7d07
4a5fdde0cf55ce32414ca6445f85e29e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193891477716992