As fases da entrevista de pré-mediação e suas implicações interacionais para a atividade profissional da mediação
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6667 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de mapeamento das fases da atividade comunicativa entrevista de pré-mediação. Dentro da perspectiva dos estudos da Linguística Aplicada de base Interacional, objetivamos compreender como essa atividade profissional é organizada, tendo em vista os discursos ali construídos. O contexto jurídico e a mediação familiar ganham destaque nesta pesquisa, considerando a ênfase dada às formas alternativas de resolução de controvérsias no Brasil, que culminaram na promulgação da Lei da Mediação e nas disposições sobre mediação e conciliação no Código de Processo Civil, respectivamente, em vigor, a partir de 2015 e 2016. Na tentativa de pensar a vida social considerando o ponto de vista daqueles que, em geral, não têm voz nas pesquisas acadêmicas (MOITA LOPES, 2006), realizamos um estudo qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2000), no qual as identidades, dos participantes- construídas discursivamente -, são os norteadores para as análises depreendidas. Os dados de mediação retratados nesta pesquisa são dados reais de fala-em-interação, gerados em uma Vara de Família do Fórum de uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, no ano de 2008. Os dados foram gravados em áudio e, em seguida, transcritos de acordo com o modelo Jefferson de transcrição (LODER, 2008). Como resultados do trabalho, foram encontradas, após o mapeamento das entrevistas de pré-mediação, cinco fases referentes ao tipo de atividade em análise, quais sejam: “Esclarecendo as Regras do Jogo”, “Conhecendo os Participantes”, “Historiando os Conflitos”, “Entendendo o Processo” e “Combinando a Próxima Etapa”. Tais fases apresentam características distintas compostas de ações específicas dos participantes. A compreensão acerca das fases pode contribuir para a profissão do mediador e, em uma instância mais ampla, para os usuários do sistema judiciário brasileiro, oferecendo subsídios para um fazer profissional que compreenda a mediação como um espaço pedagógico de prevenção de conflitos, a fim de que os participantes dessa atividade de fala possam se tornar protagonistas de suas decisões e, com isso, lidar com as questões conflituosas, as quais precisarão passar ao longo de suas vidas social e familiar. |
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O contexto jurídico e a mediação familiar ganham destaque nesta pesquisa, considerando a ênfase dada às formas alternativas de resolução de controvérsias no Brasil, que culminaram na promulgação da Lei da Mediação e nas disposições sobre mediação e conciliação no Código de Processo Civil, respectivamente, em vigor, a partir de 2015 e 2016. Na tentativa de pensar a vida social considerando o ponto de vista daqueles que, em geral, não têm voz nas pesquisas acadêmicas (MOITA LOPES, 2006), realizamos um estudo qualitativo e interpretativo (DENZIN; LINCOLN, 2000), no qual as identidades, dos participantes- construídas discursivamente -, são os norteadores para as análises depreendidas. Os dados de mediação retratados nesta pesquisa são dados reais de fala-em-interação, gerados em uma Vara de Família do Fórum de uma cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, no ano de 2008. Os dados foram gravados em áudio e, em seguida, transcritos de acordo com o modelo Jefferson de transcrição (LODER, 2008). Como resultados do trabalho, foram encontradas, após o mapeamento das entrevistas de pré-mediação, cinco fases referentes ao tipo de atividade em análise, quais sejam: “Esclarecendo as Regras do Jogo”, “Conhecendo os Participantes”, “Historiando os Conflitos”, “Entendendo o Processo” e “Combinando a Próxima Etapa”. Tais fases apresentam características distintas compostas de ações específicas dos participantes. A compreensão acerca das fases pode contribuir para a profissão do mediador e, em uma instância mais ampla, para os usuários do sistema judiciário brasileiro, oferecendo subsídios para um fazer profissional que compreenda a mediação como um espaço pedagógico de prevenção de conflitos, a fim de que os participantes dessa atividade de fala possam se tornar protagonistas de suas decisões e, com isso, lidar com as questões conflituosas, as quais precisarão passar ao longo de suas vidas social e familiar.This paper presents a proposal for mapping the phases of the communicative activity pre-mediation interview. Within the perspective of the studies of Applied Linguistics Interational basis, aims to understand how this professional activity is organized, in view of the speeches built there. The legal context and family mediation are highlighted in this study, considering the emphasis given to alternative forms of dispute resolution in Brazil, which culminated in the promulgation of the Mediation Law and the provisions on mediation and conciliation in the Civil Procedure Code, respectively, in 2015 and 2016. In the attempt to think social life considering the point of view of those who, generally, do not have voice in academic research (MOITA LOPES, 2006), a qualitative and interpretative study is carried out (DENZIN; LINCOLN, 2000), in which the identities, of the participants – constructed discursively –, are the guiding principles for the analyzed analyzes. The data of mediation portrayed in this research are real speech-in-interaction data, generated in a Family Court of the Forum of a city in the interior of the state of Rio de Janeiro, in the year 2008. The data were recorded in audio and, And then transcribed according to the Jefferson transcription model (LODER, 2008). As a result of the study, five phases were analyzed, after the pre-mediation interviews were mapped: "Clarifying the Rules of the Game", "Knowing the Participants", "Storing Conflicts", "Understanding the Process" and "Combining the Next Step." These phases present distinct characteristics composed of specific actions of the participants. The understanding of the phases can contribute to the profession of the mediator and, in a broader instance, to the users of the Brazilian judicial system, offering subsidies for a professional doing that understands mediation as a pedagogical area of conflict prevention in order to That the participants in this speech activity can become protagonists of their decisions and thereby deal with the conflicting issues that they will need to pass through in their social and family lives.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: LinguísticaUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística aplicadaInteraçãoMediação familiarFases de uma atividade de falaApplied linguisticsInteractionFamily mediationPhases of a speech activityAs fases da entrevista de pré-mediação e suas implicações interacionais para a atividade profissional da mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILpriscilafernandessantanna.pdf.jpgpriscilafernandessantanna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6667/4/priscilafernandessantanna.pdf.jpg34d93abcef84c0c4750dc8ad0afd98dcMD54ORIGINALpriscilafernandessantanna.pdfpriscilafernandessantanna.pdfapplication/pdf1508041https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6667/1/priscilafernandessantanna.pdf723dbc738a9554c7d68015b4320b7144MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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