Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Caroline da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10397
Resumo: Com a criação e ascensão da internet, diversas mudanças foram causadas na grande mídia e na relação dela com público, que atingiu um patamar de mais igualdade perante os produtores de conteúdo. Visto que o consumidor conquistou espaço e se desenvolveu como parte integrante de um todo nas produções, a mídia precisou elaborar estratégias que ampliassem o leque de informações sobre os produtos, mantendo cativa a atenção deles. Ao mesmo tempo, os fãs estiveram em posição de produtores por diversas vezes por intermédio da internet, elaborando blogs, fóruns, fandons e fanfiction destas produções que acompanhavam. Muitas destas produções, começaram por hobbie e posteriormente se profissionalizaram. Em sua profissionalização, estes produtos presentes na internet também precisaram se reinventar utilizando estratégias para a manutenção de seu público. A transmidiação, ocorrida nestes blogs, como a blogueira Karol Pinheiro é utilizada para ampliar o repertório interpretativos dos fãs em relação à marca. Na análise da blogueira Karol Pinheiro realizada a partir da amostra de do mês de agosto de 2017 foi possível compreender as estratégias utilizadas na produção de conteúdos transmidiáticos para o blog e as redes sociais que promovem o engajamento do público e das fãs.
id UFJF_ebf0598d05d9093e7a1601c40265c417
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10397
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816Coutinho, Iluska Maria da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7068648540073233Resende, Vitor Lopeshttp://lattes.cnpq.br/7368594028727754http://lattes.cnpq.br/Ferreira, Caroline da Silva2019-08-07T21:22:24Z2019-07-242019-08-07T21:22:24Z2017-12-14https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10397Com a criação e ascensão da internet, diversas mudanças foram causadas na grande mídia e na relação dela com público, que atingiu um patamar de mais igualdade perante os produtores de conteúdo. Visto que o consumidor conquistou espaço e se desenvolveu como parte integrante de um todo nas produções, a mídia precisou elaborar estratégias que ampliassem o leque de informações sobre os produtos, mantendo cativa a atenção deles. Ao mesmo tempo, os fãs estiveram em posição de produtores por diversas vezes por intermédio da internet, elaborando blogs, fóruns, fandons e fanfiction destas produções que acompanhavam. Muitas destas produções, começaram por hobbie e posteriormente se profissionalizaram. Em sua profissionalização, estes produtos presentes na internet também precisaram se reinventar utilizando estratégias para a manutenção de seu público. A transmidiação, ocorrida nestes blogs, como a blogueira Karol Pinheiro é utilizada para ampliar o repertório interpretativos dos fãs em relação à marca. Na análise da blogueira Karol Pinheiro realizada a partir da amostra de do mês de agosto de 2017 foi possível compreender as estratégias utilizadas na produção de conteúdos transmidiáticos para o blog e as redes sociais que promovem o engajamento do público e das fãs.With the creation and rise of the internet, several changes have happened on the mainstream media and in its relationship with the public, which reached a level of more equality forwards the content producers. As the public has gained space and also developed as an integral part of a production whole, the media needed to devise strategies that would broaden the range of product information while keeping their attention captive. At the same time, fans employed a position of producers several times through the internet, creating blogs, forums, fandons and fanfiction of these productions that they followed. Many of these productions, which began as hobbies, later became professionalized and, in their professionalization, these products present on the internet, also had to reinvent themselves by using strategies for the maintenance of their public. According to the analysis of the brand “Karol Pinheiro”, made through the sample of August, 2017, it was possible to understand the strategies used in the production of transmethial content for the blog, as well as the social networks which promote the engagement of the public in order to expand the interpretive repertoire of fans to the brand.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOConvergência midiáticaTransmidiaçãoCultura de fãsKarol PinheiroMedia convergenceTransmidiationFan cultureKarol PinheiroEstratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALcarolinedasilvaferreira.pdfcarolinedasilvaferreira.pdfapplication/pdf2463183https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/1/carolinedasilvaferreira.pdfb91639946a9c719023dd0b9682a226e1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTcarolinedasilvaferreira.pdf.txtcarolinedasilvaferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain154827https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/4/carolinedasilvaferreira.pdf.txtf93750c5f652065e833d92159f4a508fMD54THUMBNAILcarolinedasilvaferreira.pdf.jpgcarolinedasilvaferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/5/carolinedasilvaferreira.pdf.jpgc337e0ebdeccdf69d980e0a2a80963e2MD55ufjf/103972019-08-08 03:07:22.048oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T06:07:22Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
title Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
spellingShingle Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
Ferreira, Caroline da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Convergência midiática
Transmidiação
Cultura de fãs
Karol Pinheiro
Media convergence
Transmidiation
Fan culture
Karol Pinheiro
title_short Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
title_full Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
title_fullStr Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
title_full_unstemmed Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
title_sort Estratégias de transmidiação da blogueira Karol Pinheiro
author Ferreira, Caroline da Silva
author_facet Ferreira, Caroline da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3157127991275816
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Coutinho, Iluska Maria da Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7068648540073233
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Resende, Vitor Lopes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7368594028727754
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Caroline da Silva
contributor_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
Coutinho, Iluska Maria da Silva
Resende, Vitor Lopes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Convergência midiática
Transmidiação
Cultura de fãs
Karol Pinheiro
Media convergence
Transmidiation
Fan culture
Karol Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência midiática
Transmidiação
Cultura de fãs
Karol Pinheiro
Media convergence
Transmidiation
Fan culture
Karol Pinheiro
description Com a criação e ascensão da internet, diversas mudanças foram causadas na grande mídia e na relação dela com público, que atingiu um patamar de mais igualdade perante os produtores de conteúdo. Visto que o consumidor conquistou espaço e se desenvolveu como parte integrante de um todo nas produções, a mídia precisou elaborar estratégias que ampliassem o leque de informações sobre os produtos, mantendo cativa a atenção deles. Ao mesmo tempo, os fãs estiveram em posição de produtores por diversas vezes por intermédio da internet, elaborando blogs, fóruns, fandons e fanfiction destas produções que acompanhavam. Muitas destas produções, começaram por hobbie e posteriormente se profissionalizaram. Em sua profissionalização, estes produtos presentes na internet também precisaram se reinventar utilizando estratégias para a manutenção de seu público. A transmidiação, ocorrida nestes blogs, como a blogueira Karol Pinheiro é utilizada para ampliar o repertório interpretativos dos fãs em relação à marca. Na análise da blogueira Karol Pinheiro realizada a partir da amostra de do mês de agosto de 2017 foi possível compreender as estratégias utilizadas na produção de conteúdos transmidiáticos para o blog e as redes sociais que promovem o engajamento do público e das fãs.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-07T21:22:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-24
2019-08-07T21:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10397
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/1/carolinedasilvaferreira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/4/carolinedasilvaferreira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10397/5/carolinedasilvaferreira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b91639946a9c719023dd0b9682a226e1
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f93750c5f652065e833d92159f4a508f
c337e0ebdeccdf69d980e0a2a80963e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193969548394496