Deus e ontologia na perspectiva de Merleau-Ponty
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1543 |
Resumo: | O presente trabalho investiga como Merleau-Ponty vê a relação entre Deus e ontologia, tomando como ponto de partida as interpretações feitas por este autor sobre a ontologia moderna e como, a partir da retomada desta tradição, ele se posiciona em relação ao problema de Deus no desenvolvimento de sua compreensão do ser, principalmente na segunda metade de sua obra. Segundo Merleau-Ponty, os filósofos da modernidade, sobretudo aqueles que fazem parte do que ele denomina o “grande racionalismo”, estavam comprometidos com algumas teses da teologia judaico-cristã, o que influenciou profundamente o modo como estes pensadores compreenderam o ser, muitas vezes confundindo-o com Deus. As categorias conceituais decorrentes desta ontologia revelam uma concepção dualista do real, que, de acordo com o filósofo francês, são insuficientes para descrever os fenômenos tal como eles se manifestam. Por isso, Merleau-Ponty insiste na necessidade de superar a ontologia tradicional, e para tanto ele aponta um retorno à ontologia, tendo por objetivo desenvolver uma nova concepção de ser, sem comprometimento com a teologia, e a criação de novas categorias conceituais. Ao avaliar, por fim, a concepção de ser desenvolvida por Merleau-Ponty, entendemos que em muitos aspectos ela se distancia da noção de ser da modernidade, mas, no entanto, o “Ser bruto” descrito por ele irá cumprir alguns dos principais papéis do Deus da ontologia moderna. |
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Segundo Merleau-Ponty, os filósofos da modernidade, sobretudo aqueles que fazem parte do que ele denomina o “grande racionalismo”, estavam comprometidos com algumas teses da teologia judaico-cristã, o que influenciou profundamente o modo como estes pensadores compreenderam o ser, muitas vezes confundindo-o com Deus. As categorias conceituais decorrentes desta ontologia revelam uma concepção dualista do real, que, de acordo com o filósofo francês, são insuficientes para descrever os fenômenos tal como eles se manifestam. Por isso, Merleau-Ponty insiste na necessidade de superar a ontologia tradicional, e para tanto ele aponta um retorno à ontologia, tendo por objetivo desenvolver uma nova concepção de ser, sem comprometimento com a teologia, e a criação de novas categorias conceituais. Ao avaliar, por fim, a concepção de ser desenvolvida por Merleau-Ponty, entendemos que em muitos aspectos ela se distancia da noção de ser da modernidade, mas, no entanto, o “Ser bruto” descrito por ele irá cumprir alguns dos principais papéis do Deus da ontologia moderna.The present study investigates how Merleau-Ponty sees the relation between God and ontology from the interpretation done by this author about the modern ontology and how, from the retaking of this tradition, he places himself according to God´s problem in the development of his understanding of the Being, specially in the second moment of his work. According to Merleau-Ponty, the modern philosophers, specially those who take part of something he calls “ the great rationalism”, were involved with some thesis of the Judaeo-Christian theology, that deeply influenced the way these philosophers understood the being, many times, confusing it with God. The conceptual categories resulting from this ontology bring out a dualist conception of the real, that, according to the French philosopher is insufficient to describe the phenomena as they manifest themselves. Therefore, Merleau-Ponty insists about the necessity to overcome the traditional ontology. Because of this he suggests a return to ontology, to develop a new conception of being, without any commitment with theology even with the creation of new conceptual categories. Analysing, in this way, the conception of Being developed by Merleau-Ponty, we can understand that, in may aspects, it is far away from the modern idea of being, however, the primordial Being he describes, will retake some of the main parts of the modern ontology´s God.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAOntologiaDeusSerTeologiaFilosofia modernaOntologyGodBeingTheologyModern philosophyDeus e ontologia na perspectiva de Merleau-Pontyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTtarcisiolagelouzada.pdf.txttarcisiolagelouzada.pdf.txtExtracted texttext/plain250671https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1543/3/tarcisiolagelouzada.pdf.txt72e9360fd04249fec6994a6e20427d3aMD53THUMBNAILtarcisiolagelouzada.pdf.jpgtarcisiolagelouzada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1543/4/tarcisiolagelouzada.pdf.jpgdee9777c67a509970e594a2df8e972a4MD54ORIGINALtarcisiolagelouzada.pdftarcisiolagelouzada.pdfapplication/pdf708022https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1543/1/tarcisiolagelouzada.pdffbbd3b353cf77039d3e9c018a44ca513MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1543/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/15432019-11-07 11:13:18.904oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:18Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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