Discurso direto fictivo como potencial desencadeador da mescla da carapuça: uma estratégia argumentativa usada em mensagens religiosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaime Ulisses da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16330
Resumo: Este estudo insere-se no campo da Linguística Cognitiva e tem como objetivo geral investigar como líderes religiosos utilizam o Discurso Direto Fictivo em suas mensagens para potencializar a persuasão e a conexão emocional com seus ouvintes. A Interação Fictiva constitui-se do uso do Frame de Conversa para estruturar pensamento, gramática e discurso (Pascual, 2014). No caso específico do Discurso Direto Fictivo (Rocha, 2022), o molde canônico de discurso reportado é acionado não necessariamente para reportar falas proferidas, mas principalmente para veicular “pensamento em voz alta”, como debate interno. Têm grande importância na análise os postulados da Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier,1994) e da Teoria da Mesclagem Conceptual (Fauconnier, 1997), à medida que contribuem para descrever a armação cognitiva subjacente ao objeto de estudo. Também são acionados os conceitos de Footing (Goffman, [1979]/2013) e Argumentação (Schiffrin, 1987), comumente usados nas análises de fala-em-interação. A pesquisa é de base qualitativa (Denzin; Lincoln, 2000), sendo o corpus constituído de vídeos de mensagens do padre católico Fábio de Melo, do pastor evangélico Silas Malafaia e do palestrante espírita Divaldo Franco, publicadas na plataforma Youtube. Os resultados deste trabalho mostram que os casos de Discurso Direto Fictivo, produzidos por esses religiosos, introduzem espaços mentais abrangentes, genéricos e abstratos, em que interlocutores fictivos (não genuínos) dialogam sobre temas amplos e variados. Elementos de Discurso Direto Fictivo instanciados genericamente pelo orador, como a dêixis imprecisa, e componentes que integram posições subjetivas (argumentativas) latentes por parte dos ouvintes, podem ser projetados uns nos outros e culminar no que denominamos de Mescla da Carapuça, operação cognitiva de particularização de instâncias gerais (X GENÉRICO É X PARTICULAR). O fato de elementos do Discurso Direto Fictivo serem apresentados com instanciação genérica contribui para que o ouvinte preencha as lacunas com referentes do seu repertório pessoal. Dessa forma, ele pode ter a sensação de que sua posição, restrita ao seu pensamento, e contrária à do orador, de alguma forma, é acessada pelo líder religioso e revelada por meio de interlocutores fictivos, como se a mensagem religiosa fosse dirigida especificamente a esse ouvinte. Em última instância, desvela-se como a Interação fictiva em discurso direto sociocognitivamente gerencia o propósito potencialmente interventor sobre as subjetividades dos ouvintes.
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No caso específico do Discurso Direto Fictivo (Rocha, 2022), o molde canônico de discurso reportado é acionado não necessariamente para reportar falas proferidas, mas principalmente para veicular “pensamento em voz alta”, como debate interno. Têm grande importância na análise os postulados da Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier,1994) e da Teoria da Mesclagem Conceptual (Fauconnier, 1997), à medida que contribuem para descrever a armação cognitiva subjacente ao objeto de estudo. Também são acionados os conceitos de Footing (Goffman, [1979]/2013) e Argumentação (Schiffrin, 1987), comumente usados nas análises de fala-em-interação. A pesquisa é de base qualitativa (Denzin; Lincoln, 2000), sendo o corpus constituído de vídeos de mensagens do padre católico Fábio de Melo, do pastor evangélico Silas Malafaia e do palestrante espírita Divaldo Franco, publicadas na plataforma Youtube. Os resultados deste trabalho mostram que os casos de Discurso Direto Fictivo, produzidos por esses religiosos, introduzem espaços mentais abrangentes, genéricos e abstratos, em que interlocutores fictivos (não genuínos) dialogam sobre temas amplos e variados. Elementos de Discurso Direto Fictivo instanciados genericamente pelo orador, como a dêixis imprecisa, e componentes que integram posições subjetivas (argumentativas) latentes por parte dos ouvintes, podem ser projetados uns nos outros e culminar no que denominamos de Mescla da Carapuça, operação cognitiva de particularização de instâncias gerais (X GENÉRICO É X PARTICULAR). O fato de elementos do Discurso Direto Fictivo serem apresentados com instanciação genérica contribui para que o ouvinte preencha as lacunas com referentes do seu repertório pessoal. Dessa forma, ele pode ter a sensação de que sua posição, restrita ao seu pensamento, e contrária à do orador, de alguma forma, é acessada pelo líder religioso e revelada por meio de interlocutores fictivos, como se a mensagem religiosa fosse dirigida especificamente a esse ouvinte. Em última instância, desvela-se como a Interação fictiva em discurso direto sociocognitivamente gerencia o propósito potencialmente interventor sobre as subjetividades dos ouvintes.This study falls within the field of Cognitive Linguistics and its general objective is to investigate how religious leaders use Fictive Direct Speech in their messages to enhance persuasion and emotional connection with their listeners. Fictive Interaction consists of using the Conversation Frame to structure thought, grammar and speech (Pascual, 2014). In the specific case of Fictive Direct Speech (Rocha, 2022), the canonical mold of reported speech is not necessarily used to report uttered speeches, but mainly to convey “thoughts out loud”, as an internal debate. The postulates of the Theory of Mental Spaces (Fauconnier, 1994) and the Theory of Conceptual Blending (Fauconnier, 1997) are of great importance in the analysis, as they contribute to describe the cognitive framework underlying the object of study. The concepts of Footing (Goffman, [1979]/2013) and Argumentation (Schiffrin, 1987), commonly used in speech-in-interaction analyses, are also used. The research is qualitative (Denzin; Lincoln, 2000), and the corpus consists of videos of messages from the catholic priest Fábio de Melo, the evangelical pastor Silas Malafaia and the spiritist lecturer Divaldo Franco, published on the Youtube platform. The results of this work show that the cases of Fictive Direct Speech produced by these religious introduce comprehensive, generic and abstract mental spaces, in which fictive (non-genuine) interlocutors dialogue on broad and varied themes. Elements of Fictive Direct Speech generically instantiated by the speaker, such as the imprecise deixis, and components that integrate latent subjective (argumentative) positions on the part of the listeners, can be projected onto each other and culminate in what we call Mescla da Carapuça (Cap Blending), a cognitive operation of particularization of general instances (GENERIC X IS PARTICULAR X). The fact that elements of Fictive Direct Speech are presented with generic instantiation helps the listener to fill in the gaps with referents from his personal repertoire. In this way, he may have the feeling that his position, restricted to his thinking, and contrary to that of the speaker, is somehow accessed by the religious leader and revealed through fictive interlocutors, as if the religious message were specifically addressed to that listener. Ultimately, it reveals how the Fictive Interaction in direct speech socio-cognitively manages the potentially intervening purpose on the subjectivities of the listeners.PROQUALI (UFJF)porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: LinguísticaUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAInteração fictivaDiscurso direto fictivoMesclagem conceptualArgumentaçãoDiscurso religiosoFictivityFictive interactionFictive direct speechDiscurso direto fictivo como potencial desencadeador da mescla da carapuça: uma estratégia argumentativa usada em mensagens religiosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALjaimeulissesdasilva.pdfjaimeulissesdasilva.pdfapplication/pdf4001241https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16330/1/jaimeulissesdasilva.pdfaa0513bc5607d968472801e67e5f5cf8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16330/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16330/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTjaimeulissesdasilva.pdf.txtjaimeulissesdasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain274923https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16330/4/jaimeulissesdasilva.pdf.txtb601eeb231c9b99ebf2643a730a14702MD54THUMBNAILjaimeulissesdasilva.pdf.jpgjaimeulissesdasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16330/5/jaimeulissesdasilva.pdf.jpg44fc981c167d96771aefaafd1b5b34bdMD55ufjf/163302023-12-16 04:04:25.884oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-12-16T06:04:25Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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