A ficção, o leitor e a realidade social: uma proposta de abordagem de A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, para o nono ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15978 |
Resumo: | Esta pesquisa de “intervenção pedagógica”, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da UFJF, tem como objetivo geral desenvolver uma abordagem da obra A Odisseia de Penélope que permita ampliar tanto o “repertório” literário, como o “social”, dos alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Juiz de Fora, de modo a que tomem consciência do papel do leitor no jogo literário e, ao mesmo tempo, experimentem pontos de vista diversos sobre a realidade, em especial relacionados à questão da mulher na sociedade. Contudo, vale salientar que este projeto interventivo assumiu um caráter propositivo, baseado na resolução n°003/ 2021, do Conselho Gestor do Profletras, de 31 de março de 2021, por ter se iniciado ainda no contexto da pandemia do Covid-19 em abril de 2021, no qual as aulas presenciais estavam suspensas o que inviabilizou uma abordagem presencial pois o tempo se tornou insuficiente para a aplicação total do projeto. Portanto, o que apresentamos é uma metodologia idealizada, a partir da análise de livros e de materiais didáticos, para a aplicação desta proposta de intervenção pedagógica. Ela se baseia na percepção de uma dificuldade por parte dos alunos de compreenderem o texto literário como tal, e consequentemente o pacto ficcional proposto, o que acaba por distanciá-los da literatura, às vezes até mesmo por motivos religiosos. Foi realizada uma pesquisa, na qual participaram 25 alunos, que demonstrou que muitos deles não sabem identificar ao certo o que seria uma obra de ficção e o que ela realiza. Portanto, espera-se que estes alunos reconheçam seu papel no jogo literário e formem os pactos necessários para a leitura dos textos ficcionais. Para chegar a esse objetivo, adotamos a metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent (1986), da qual comungamos com a importância de se conjugar teoria e prática. O trabalho se apoia no arcabouço teórico a seguir: letramento literário, segundo Graça Paulino (2002), Paulino e Cosson (2009) e Cosson ( 2009); multiletramentos, segundo Rojo (2012); repertório literário, de acordo com Even Zohar (2013) e Wolfgang Iser (1996); repertório do texto de acordo com Wolfgang Iser (1996); adaptação, baseada em Linda Hutcheon (2013) e Colomer (2007), leitura literária, segundo Hércules Tolêdo Correa (2016), Iser (1996) e Vincent Jouve (2002) . |
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Contudo, vale salientar que este projeto interventivo assumiu um caráter propositivo, baseado na resolução n°003/ 2021, do Conselho Gestor do Profletras, de 31 de março de 2021, por ter se iniciado ainda no contexto da pandemia do Covid-19 em abril de 2021, no qual as aulas presenciais estavam suspensas o que inviabilizou uma abordagem presencial pois o tempo se tornou insuficiente para a aplicação total do projeto. Portanto, o que apresentamos é uma metodologia idealizada, a partir da análise de livros e de materiais didáticos, para a aplicação desta proposta de intervenção pedagógica. Ela se baseia na percepção de uma dificuldade por parte dos alunos de compreenderem o texto literário como tal, e consequentemente o pacto ficcional proposto, o que acaba por distanciá-los da literatura, às vezes até mesmo por motivos religiosos. Foi realizada uma pesquisa, na qual participaram 25 alunos, que demonstrou que muitos deles não sabem identificar ao certo o que seria uma obra de ficção e o que ela realiza. Portanto, espera-se que estes alunos reconheçam seu papel no jogo literário e formem os pactos necessários para a leitura dos textos ficcionais. Para chegar a esse objetivo, adotamos a metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent (1986), da qual comungamos com a importância de se conjugar teoria e prática. O trabalho se apoia no arcabouço teórico a seguir: letramento literário, segundo Graça Paulino (2002), Paulino e Cosson (2009) e Cosson ( 2009); multiletramentos, segundo Rojo (2012); repertório literário, de acordo com Even Zohar (2013) e Wolfgang Iser (1996); repertório do texto de acordo com Wolfgang Iser (1996); adaptação, baseada em Linda Hutcheon (2013) e Colomer (2007), leitura literária, segundo Hércules Tolêdo Correa (2016), Iser (1996) e Vincent Jouve (2002) .This “pedagogical intervention” research, carried out within the scope of the Professional Master’s degree in Languages (Letras) at UFJF, has the general objective of developing an approach to the work A Odisseia de Penélope (The Penelopiad) that allows expanding both the literary “repertoire” and the “social” one of the students, of the ninth grade of Elementary School in a state public school in the city of Juiz de Fora, so that they become aware of the reader’s role in the literary game and, at the same time, experience different points of view about the reality, especially related to women's issue in society. However, it is worth noting that this intervention project assumed a propositional character, based on resolution n° 003/2021, of the Profletras Management Council, of March 31, 2021, as it started still in the context of the Covid-19 pandemic in April of 2021, in which face-to-face classes were suspended, which made a face-to-face approach infeasible as time became insufficient for the full implementation of the project. Therefore, what we present is an idealized methodology, based on the analysis of books and teaching materials, for the application of this proposed pedagogical intervention. It is based on the students' perception of a difficulty in understanding the literary text as such, and consequently the proposed fictional pact, which ends up distancing them from literature, sometimes even for religious reasons. A survey, in which 25 students participated, demonstrated that many of them cannot identify exactly what a work of fiction would be and what it accomplishes. Therefore, it is expected that these students recognize their role in the literary game and form the necessary pacts for reading fictional texts. To achieve this goal, we adopted Michel Thiollent's (1986) action-research methodology, which we share with the importance of combining theory and practice. The work is based on the following theoretical framework: literary literacy, according to Graça Paulino (2002), Paulino and Cosson (2009) and Cosson (2009); multiliteracies, according to Rojo (2012); literary repertoire, according to Even Zohar (2013) and Wolfgang Iser (1996); text repertoire according to Wolfgang Iser (1996); adaptation, based on Linda Hutcheon (2013) and Colomer (2007), literary reading, according to Hércules Tolêdo Correa (2016), Iser (1996) and Vincent Jouve (2002)porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento literárioRepertório literárioAdaptaçãoLeitor literárioVoz femininaLiterary repertoireLiterary repertoireAdaptationLiterary readerFemale voiceA ficção, o leitor e a realidade social: uma proposta de abordagem de A Odisseia de Penélope, de Margaret Atwood, para o nono ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALedneiaaparecidaamancio.pdfedneiaaparecidaamancio.pdfapplication/pdf882205https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15978/1/edneiaaparecidaamancio.pdf67581b1370818aa628f6b1703f909046MD51edneiaaparecidaamancio-cadernopedagogico.pdfedneiaaparecidaamancio-cadernopedagogico.pdfapplication/pdf1770941https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15978/3/edneiaaparecidaamancio-cadernopedagogico.pdf91119fba9af92d3d6d107591c2182db8MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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