Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Denise Dutra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10524
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir acerca da utilização do corpo enquanto um elemento artístico no contexto brasileiro, levando-se em consideração o contexto histórico e o fato de que esta utilização remete a um movimento artístico de transformação, onde a arte deixa de estar relacionada apenas a um objeto e passa a ser entendida como uma linguagem de comunicação, onde o partícipe também contribui com sua percepção da expressão artística. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, construído a partir de uma revisão bibliográfica, através da coleta de textos dos mais diversos autores que discorrem acerca do surgimento do corpo enquanto elemento artístico, bem como autores que discorrem acerca da transformação da arte nesse período. Este estudo teve como foco principal abordar, sob a ótica da utilização do corpo enquanto um elemento artístico, as obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica, uma vez que estes autores, são importantes representantes desse movimento no Brasil. Nesta perspectiva este estudo fundamenta-se no seguinte objetivo: Este estudo justifica-se pela importância do corpo enquanto um elemento artístico, ao se considerar o contexto em que este movimento artístico nasce, bem como suas contribuições para a transformação da arte nesse período. Com base no apreendido no decorrer do estudo pode-se afirmar que a utilização do corpo enquanto um elemento artístico caracteriza-se como uma transformação da forma de se conceber, interpretar e se expressar artisticamente, transformando dessa maneira, todo o contexto artístico.
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Este estudo teve como foco principal abordar, sob a ótica da utilização do corpo enquanto um elemento artístico, as obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica, uma vez que estes autores, são importantes representantes desse movimento no Brasil. Nesta perspectiva este estudo fundamenta-se no seguinte objetivo: Este estudo justifica-se pela importância do corpo enquanto um elemento artístico, ao se considerar o contexto em que este movimento artístico nasce, bem como suas contribuições para a transformação da arte nesse período. Com base no apreendido no decorrer do estudo pode-se afirmar que a utilização do corpo enquanto um elemento artístico caracteriza-se como uma transformação da forma de se conceber, interpretar e se expressar artisticamente, transformando dessa maneira, todo o contexto artístico.This study aims to reflect on the use of the body as an artistic element in the Brazilian context, taking into account the historical context and the fact that this use refers to an artistic movement of transformation, where art is no longer related only to an object and becomes understood as a communication language, where the participant also contributes with his perception of the artistic expression. This is a qualitative study, based on a bibliographical review, through the collection of texts by the most diverse authors that discuss the emergence of the body as an artistic element, as well as authors who discuss the transformation of art in that period . This study had as its main focus the work of Lygia Clark and Hélio Oiticica, since these authors are important representatives of this movement in Brazil, considering the use of the body as an artistic element. In this perspective, this study is based on the following objective: This study is justified by the importance of the body as an artistic element, considering the context in which this artistic movement is born, as well as its contributions to the transformation of art in that period. Based on what has been learned during the course of the study, it can be stated that the use of the body as an artistic element is characterized as a transformation of the way of conceiving, interpreting and expressing itself artistically, thus transforming the entire artistic context.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArteCorpoLinguagemExpressãoArtBodyLanguageExpressionComo utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALdenisedutranascimento.pdfdenisedutranascimento.pdfapplication/pdf178102https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/1/denisedutranascimento.pdf5ce50d0be5039dd813d968c98d3ce907MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTdenisedutranascimento.pdf.txtdenisedutranascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain30448https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/4/denisedutranascimento.pdf.txtfb2f45535d300ba2a19fef325cb1e94cMD54THUMBNAILdenisedutranascimento.pdf.jpgdenisedutranascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/5/denisedutranascimento.pdf.jpg598321d2bc9d74d05f60653923f33d1aMD55ufjf/105242019-08-23 03:07:39.032oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T06:07:39Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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