Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10524 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo refletir acerca da utilização do corpo enquanto um elemento artístico no contexto brasileiro, levando-se em consideração o contexto histórico e o fato de que esta utilização remete a um movimento artístico de transformação, onde a arte deixa de estar relacionada apenas a um objeto e passa a ser entendida como uma linguagem de comunicação, onde o partícipe também contribui com sua percepção da expressão artística. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, construído a partir de uma revisão bibliográfica, através da coleta de textos dos mais diversos autores que discorrem acerca do surgimento do corpo enquanto elemento artístico, bem como autores que discorrem acerca da transformação da arte nesse período. Este estudo teve como foco principal abordar, sob a ótica da utilização do corpo enquanto um elemento artístico, as obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica, uma vez que estes autores, são importantes representantes desse movimento no Brasil. Nesta perspectiva este estudo fundamenta-se no seguinte objetivo: Este estudo justifica-se pela importância do corpo enquanto um elemento artístico, ao se considerar o contexto em que este movimento artístico nasce, bem como suas contribuições para a transformação da arte nesse período. Com base no apreendido no decorrer do estudo pode-se afirmar que a utilização do corpo enquanto um elemento artístico caracteriza-se como uma transformação da forma de se conceber, interpretar e se expressar artisticamente, transformando dessa maneira, todo o contexto artístico. |
id |
UFJF_f845be3bd7e7e067636fdd601a125bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10524 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonadio, Maria Claudiahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/Nascimento, Denise Dutra2019-08-22T14:15:26Z2019-08-082019-08-22T14:15:26Z2019https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10524Este estudo tem como objetivo refletir acerca da utilização do corpo enquanto um elemento artístico no contexto brasileiro, levando-se em consideração o contexto histórico e o fato de que esta utilização remete a um movimento artístico de transformação, onde a arte deixa de estar relacionada apenas a um objeto e passa a ser entendida como uma linguagem de comunicação, onde o partícipe também contribui com sua percepção da expressão artística. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, construído a partir de uma revisão bibliográfica, através da coleta de textos dos mais diversos autores que discorrem acerca do surgimento do corpo enquanto elemento artístico, bem como autores que discorrem acerca da transformação da arte nesse período. Este estudo teve como foco principal abordar, sob a ótica da utilização do corpo enquanto um elemento artístico, as obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica, uma vez que estes autores, são importantes representantes desse movimento no Brasil. Nesta perspectiva este estudo fundamenta-se no seguinte objetivo: Este estudo justifica-se pela importância do corpo enquanto um elemento artístico, ao se considerar o contexto em que este movimento artístico nasce, bem como suas contribuições para a transformação da arte nesse período. Com base no apreendido no decorrer do estudo pode-se afirmar que a utilização do corpo enquanto um elemento artístico caracteriza-se como uma transformação da forma de se conceber, interpretar e se expressar artisticamente, transformando dessa maneira, todo o contexto artístico.This study aims to reflect on the use of the body as an artistic element in the Brazilian context, taking into account the historical context and the fact that this use refers to an artistic movement of transformation, where art is no longer related only to an object and becomes understood as a communication language, where the participant also contributes with his perception of the artistic expression. This is a qualitative study, based on a bibliographical review, through the collection of texts by the most diverse authors that discuss the emergence of the body as an artistic element, as well as authors who discuss the transformation of art in that period . This study had as its main focus the work of Lygia Clark and Hélio Oiticica, since these authors are important representatives of this movement in Brazil, considering the use of the body as an artistic element. In this perspective, this study is based on the following objective: This study is justified by the importance of the body as an artistic element, considering the context in which this artistic movement is born, as well as its contributions to the transformation of art in that period. Based on what has been learned during the course of the study, it can be stated that the use of the body as an artistic element is characterized as a transformation of the way of conceiving, interpreting and expressing itself artistically, thus transforming the entire artistic context.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArteCorpoLinguagemExpressãoArtBodyLanguageExpressionComo utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALdenisedutranascimento.pdfdenisedutranascimento.pdfapplication/pdf178102https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/1/denisedutranascimento.pdf5ce50d0be5039dd813d968c98d3ce907MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTdenisedutranascimento.pdf.txtdenisedutranascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain30448https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/4/denisedutranascimento.pdf.txtfb2f45535d300ba2a19fef325cb1e94cMD54THUMBNAILdenisedutranascimento.pdf.jpgdenisedutranascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/5/denisedutranascimento.pdf.jpg598321d2bc9d74d05f60653923f33d1aMD55ufjf/105242019-08-23 03:07:39.032oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T06:07:39Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica |
title |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica |
spellingShingle |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica Nascimento, Denise Dutra CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Arte Corpo Linguagem Expressão Art Body Language Expression |
title_short |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica |
title_full |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica |
title_fullStr |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica |
title_full_unstemmed |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica |
title_sort |
Como utilizar o corpo como obra de arte: aspectos da obra de Lygia Clark e Helio Oiticica |
author |
Nascimento, Denise Dutra |
author_facet |
Nascimento, Denise Dutra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bonadio, Maria Claudia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Denise Dutra |
contributor_str_mv |
Bonadio, Maria Claudia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Arte Corpo Linguagem Expressão Art Body Language Expression |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Corpo Linguagem Expressão Art Body Language Expression |
description |
Este estudo tem como objetivo refletir acerca da utilização do corpo enquanto um elemento artístico no contexto brasileiro, levando-se em consideração o contexto histórico e o fato de que esta utilização remete a um movimento artístico de transformação, onde a arte deixa de estar relacionada apenas a um objeto e passa a ser entendida como uma linguagem de comunicação, onde o partícipe também contribui com sua percepção da expressão artística. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, construído a partir de uma revisão bibliográfica, através da coleta de textos dos mais diversos autores que discorrem acerca do surgimento do corpo enquanto elemento artístico, bem como autores que discorrem acerca da transformação da arte nesse período. Este estudo teve como foco principal abordar, sob a ótica da utilização do corpo enquanto um elemento artístico, as obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica, uma vez que estes autores, são importantes representantes desse movimento no Brasil. Nesta perspectiva este estudo fundamenta-se no seguinte objetivo: Este estudo justifica-se pela importância do corpo enquanto um elemento artístico, ao se considerar o contexto em que este movimento artístico nasce, bem como suas contribuições para a transformação da arte nesse período. Com base no apreendido no decorrer do estudo pode-se afirmar que a utilização do corpo enquanto um elemento artístico caracteriza-se como uma transformação da forma de se conceber, interpretar e se expressar artisticamente, transformando dessa maneira, todo o contexto artístico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T14:15:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-08 2019-08-22T14:15:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10524 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/1/denisedutranascimento.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/4/denisedutranascimento.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10524/5/denisedutranascimento.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ce50d0be5039dd813d968c98d3ce907 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb2f45535d300ba2a19fef325cb1e94c 598321d2bc9d74d05f60653923f33d1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661395288195072 |