O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00308 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13659 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi reconstruir a unidade do pensamento do filósofo e teólogo místico Hugo de São Vitor (1096-1141) e compreendê-lo à luz da tradição filosófica que ele se coloca. A proposição de uma síntese entre filosofia e mística especulativa é assumida a partir da própria motivação pedagógica do autor. Ele insere o postulante nos saberes que integram as ciências e as artes liberais em uma via preparatória de ascensão espiritual. Para estudo deste projeto, que engloba dimensões metafísicas, éticas e estéticas, buscamos no status quaestiones uma inserção mais ampla para análise dessa tradição que identificamos como perene e centralizada no platonismo cristão. O estudo trata, então, das transformações do Platonismo no começo do segundo milênio e o papel de Hugo e da Escola de São Vitor nesse ambiente. As fontes primárias que visitamos e interpretamos foram em especial o De Arca Noe Morali; De Institutione Novitiorum Liber; De Sacramentis Christianae Fidei; De Unione Corporis Et Spiritus; De Vanitate Mundi Et Rerum Transeuntium Usu Libri Quatuo; Eruditionis Didascalicae Libri Septem; e o Soliloquium De Arrha Animae. A partir delas verificamos que o autor busca estabelecer graus progressivos para o conhecimento de Deus, a partir de práticas ou exercícios (memoria, meditatio, moralia) que objetivam a “re-forma” da alma pelo conhecimento e pelas virtudes. Demos ênfase na ascensão para Deus como ponto alto de sua busca filosófica, privilegiando a investigação sobre a alma e a psicologia agostiniana marcada pela autoconsciência e pelo conhecimento de si mesmo. Verificamos a conciliação entre “coração e mente” que o elevou a universalidade de um humanismo medieval. Demonstramos como o programa vitorino reflete a “imagem arquitetônica do gótico” em direção à síntese e à unificação. Hugo de São Vitor estabelece o homem como intermediário entre dois planos, concebe especial lugar à alma, à razão e à inteligência. A contemplação da verdade requer esforço intelectual até a demonstração do homem interior e imaterial por excelência. Sua via mística baseada no pensamento, na meditação e na contemplação, desse modo, tem seu valor para a pesquisa filosófica. |
id |
UFJF_fa595e02a5ef65fa2c284d8a2b97be70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13659 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Coelho, Humberto Schuberthttp://lattes.cnpq.br/5846607951367788Martins, Antonio Henrique Campolinahttp://lattes.cnpq.br/7046274479231048Costa, Ricardo Luiz Silveira dahttp://lattes.cnpq.br/5461913639249868http://lattes.cnpq.br/3911850984288233Belchior, Pedro Eduardo Gomes2021-12-09T13:00:51Z2021-12-082021-12-09T13:00:51Z2021-09-14https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00308https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13659O objetivo desta pesquisa foi reconstruir a unidade do pensamento do filósofo e teólogo místico Hugo de São Vitor (1096-1141) e compreendê-lo à luz da tradição filosófica que ele se coloca. A proposição de uma síntese entre filosofia e mística especulativa é assumida a partir da própria motivação pedagógica do autor. Ele insere o postulante nos saberes que integram as ciências e as artes liberais em uma via preparatória de ascensão espiritual. Para estudo deste projeto, que engloba dimensões metafísicas, éticas e estéticas, buscamos no status quaestiones uma inserção mais ampla para análise dessa tradição que identificamos como perene e centralizada no platonismo cristão. O estudo trata, então, das transformações do Platonismo no começo do segundo milênio e o papel de Hugo e da Escola de São Vitor nesse ambiente. As fontes primárias que visitamos e interpretamos foram em especial o De Arca Noe Morali; De Institutione Novitiorum Liber; De Sacramentis Christianae Fidei; De Unione Corporis Et Spiritus; De Vanitate Mundi Et Rerum Transeuntium Usu Libri Quatuo; Eruditionis Didascalicae Libri Septem; e o Soliloquium De Arrha Animae. A partir delas verificamos que o autor busca estabelecer graus progressivos para o conhecimento de Deus, a partir de práticas ou exercícios (memoria, meditatio, moralia) que objetivam a “re-forma” da alma pelo conhecimento e pelas virtudes. Demos ênfase na ascensão para Deus como ponto alto de sua busca filosófica, privilegiando a investigação sobre a alma e a psicologia agostiniana marcada pela autoconsciência e pelo conhecimento de si mesmo. Verificamos a conciliação entre “coração e mente” que o elevou a universalidade de um humanismo medieval. Demonstramos como o programa vitorino reflete a “imagem arquitetônica do gótico” em direção à síntese e à unificação. Hugo de São Vitor estabelece o homem como intermediário entre dois planos, concebe especial lugar à alma, à razão e à inteligência. A contemplação da verdade requer esforço intelectual até a demonstração do homem interior e imaterial por excelência. Sua via mística baseada no pensamento, na meditação e na contemplação, desse modo, tem seu valor para a pesquisa filosófica.The objective of this research was to rebuild the unity of the thought from the philosopher and mistic theologian Hugh of Saint Victor (1096-1141) and understand it by the light of the philosophic tradition that he is settled. The proposition of a synthesis between philosophy and speculative mystic is assumed from the own pedagogic motivation of the author. He inserts the postulant on the knowledge that integrates the science and liberal arts in a preparatory way of spiritual ascesis. For the study of this Project, that incorporates metaphysical dimensions, ethical and aesthetical, we seek by the status quaestiones a wider insertion for the analysis of this tradition that we identify as perennial and centralized on the christian platonism. Therefore the study treats the transformations of the platonism in the beginning of the second millennium and the role of Hugh and the School of Saint Vitor on this setting. The primary sources that we visited and interpreted was, specialy, the Arca Noe Morali; De Institutione Novitiorum Liber; De Sacramentis Christianae Fidei; De Unione Corporis Et Spiritus; De Vanitate Mundi Et Rerum Transeuntium Usu Libri Quatuo; Eruditionis Didascalicae Libri Septem; and the Soliloquium De Arrha Animae. Through them we verified that the author seeks to establish progressive degrees in the knowledge of God, by the practices and exercises (memoria, meditatio, moralia) that aim the ‘’re-form’’ of the soul by the knowledge and virtues. We emphasized on the ascension to God as a high point of his philosophical search, by privileging the investigation about the soul and Augustinian psychology marked by self-consciousness and by the self-knowledge. We verified the conciliation between ‘’heart and mind’’ that elevated him to the universality of a medieval humanism. We demonstrate how the victorin program reflects ‘’the architectural image of the gothic” on direction to the synthesis and unification. Hugh of St. Victor establishes the man as an intermediary between two plans, conceives a special place to the soul, the reason and the intelligence. The contemplation of the truth requires intellectual effort until the demonstration of the inner and immaterial man par excellence. His mystic way based on thought, meditation and contemplation, consequently, has its value for the philosophic researchporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em FilosofiaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAHugo de São VitorFilosofia místicaExercícios espirituaisHugh of Saint VictorMystical philosophySpiritual exercisesO lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALpedroeduardogomesbelchior.pdfpedroeduardogomesbelchior.pdfapplication/pdf1499914https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/1/pedroeduardogomesbelchior.pdf212d410121b15c3a3cb78732e405f23fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTpedroeduardogomesbelchior.pdf.txtpedroeduardogomesbelchior.pdf.txtExtracted texttext/plain402286https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/4/pedroeduardogomesbelchior.pdf.txt1e5c7a709be0b79ff0d1ec6e659666feMD54THUMBNAILpedroeduardogomesbelchior.pdf.jpgpedroeduardogomesbelchior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/5/pedroeduardogomesbelchior.pdf.jpg4bff8b0efe2daa871f05f2cad79b89e0MD55ufjf/136592022-10-31 09:48:48.557oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-10-31T11:48:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
title |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
spellingShingle |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual Belchior, Pedro Eduardo Gomes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA Hugo de São Vitor Filosofia mística Exercícios espirituais Hugh of Saint Victor Mystical philosophy Spiritual exercises |
title_short |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
title_full |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
title_fullStr |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
title_full_unstemmed |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
title_sort |
O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
author |
Belchior, Pedro Eduardo Gomes |
author_facet |
Belchior, Pedro Eduardo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coelho, Humberto Schubert |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5846607951367788 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Martins, Antonio Henrique Campolina |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7046274479231048 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Costa, Ricardo Luiz Silveira da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5461913639249868 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3911850984288233 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belchior, Pedro Eduardo Gomes |
contributor_str_mv |
Coelho, Humberto Schubert Martins, Antonio Henrique Campolina Costa, Ricardo Luiz Silveira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA Hugo de São Vitor Filosofia mística Exercícios espirituais Hugh of Saint Victor Mystical philosophy Spiritual exercises |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hugo de São Vitor Filosofia mística Exercícios espirituais Hugh of Saint Victor Mystical philosophy Spiritual exercises |
description |
O objetivo desta pesquisa foi reconstruir a unidade do pensamento do filósofo e teólogo místico Hugo de São Vitor (1096-1141) e compreendê-lo à luz da tradição filosófica que ele se coloca. A proposição de uma síntese entre filosofia e mística especulativa é assumida a partir da própria motivação pedagógica do autor. Ele insere o postulante nos saberes que integram as ciências e as artes liberais em uma via preparatória de ascensão espiritual. Para estudo deste projeto, que engloba dimensões metafísicas, éticas e estéticas, buscamos no status quaestiones uma inserção mais ampla para análise dessa tradição que identificamos como perene e centralizada no platonismo cristão. O estudo trata, então, das transformações do Platonismo no começo do segundo milênio e o papel de Hugo e da Escola de São Vitor nesse ambiente. As fontes primárias que visitamos e interpretamos foram em especial o De Arca Noe Morali; De Institutione Novitiorum Liber; De Sacramentis Christianae Fidei; De Unione Corporis Et Spiritus; De Vanitate Mundi Et Rerum Transeuntium Usu Libri Quatuo; Eruditionis Didascalicae Libri Septem; e o Soliloquium De Arrha Animae. A partir delas verificamos que o autor busca estabelecer graus progressivos para o conhecimento de Deus, a partir de práticas ou exercícios (memoria, meditatio, moralia) que objetivam a “re-forma” da alma pelo conhecimento e pelas virtudes. Demos ênfase na ascensão para Deus como ponto alto de sua busca filosófica, privilegiando a investigação sobre a alma e a psicologia agostiniana marcada pela autoconsciência e pelo conhecimento de si mesmo. Verificamos a conciliação entre “coração e mente” que o elevou a universalidade de um humanismo medieval. Demonstramos como o programa vitorino reflete a “imagem arquitetônica do gótico” em direção à síntese e à unificação. Hugo de São Vitor estabelece o homem como intermediário entre dois planos, concebe especial lugar à alma, à razão e à inteligência. A contemplação da verdade requer esforço intelectual até a demonstração do homem interior e imaterial por excelência. Sua via mística baseada no pensamento, na meditação e na contemplação, desse modo, tem seu valor para a pesquisa filosófica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-09T13:00:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-08 2021-12-09T13:00:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13659 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00308 |
url |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00308 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICH – Instituto de Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/1/pedroeduardogomesbelchior.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/4/pedroeduardogomesbelchior.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13659/5/pedroeduardogomesbelchior.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
212d410121b15c3a3cb78732e405f23f e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 1e5c7a709be0b79ff0d1ec6e659666fe 4bff8b0efe2daa871f05f2cad79b89e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661296982097920 |