Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Marcus Vinícius Vieitas
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Curi,Nilton, Motta,Paulo Emílio Ferreira da, Vitorino,Antonio Carlos Tadeu, Ferreira,Mozart Martins, Silva,Marx Leandro Naves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014
Resumo: Sendo as veredas importantes reguladores do equilíbrio dos cursos d'água da região dos cerrados, objetivou-se caracterizar e comparar solo, água e tipo de uso destes ambientes nas superfícies geomórficas Chapadas e Arenito Bauru. Foram coletadas amostras dos solos e da água, das veredas. O uso foi analisado por observações de campo e entrevistas com proprietários rurais. As veredas apresentam solos hidromórficos em toda a sua extensão, havendo maior homogeneidade no Bauru. Do terço superior em direção ao terço inferior, a drenagem piora, e são maiores os teores de argila, matéria orgânica e fertilidade natural. As veredas do Bauru apresentam melhor drenagem, maior fertilidade, menores teores de matéria orgânica de argila. A água enquadrou-se na classe 4, principalmente em função da cor, acompanhando variações do teor de matéria orgânica do solo. Nas veredas da Chapada, o uso da água na agricultura gera risco de contaminação ambiental, enquanto no Bauru, é comum seu represamento para dessedentação do gado. Os solos das veredas do Bauru são utilizados com freqüência para pastagem nativa, os da Chapada, são mantidos sem uso. A cor preta ou cinzenta dos solos é um atributo de fácil identificação no campo para delimitar tais ambientes.
id UFLA-2_0d0078f9cb71370efb078eee44ffc325
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542006000200014
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Veredas do triângulo mineiro: solos, água e usoAmbientenascentescerradosolos hidromórficosSendo as veredas importantes reguladores do equilíbrio dos cursos d'água da região dos cerrados, objetivou-se caracterizar e comparar solo, água e tipo de uso destes ambientes nas superfícies geomórficas Chapadas e Arenito Bauru. Foram coletadas amostras dos solos e da água, das veredas. O uso foi analisado por observações de campo e entrevistas com proprietários rurais. As veredas apresentam solos hidromórficos em toda a sua extensão, havendo maior homogeneidade no Bauru. Do terço superior em direção ao terço inferior, a drenagem piora, e são maiores os teores de argila, matéria orgânica e fertilidade natural. As veredas do Bauru apresentam melhor drenagem, maior fertilidade, menores teores de matéria orgânica de argila. A água enquadrou-se na classe 4, principalmente em função da cor, acompanhando variações do teor de matéria orgânica do solo. Nas veredas da Chapada, o uso da água na agricultura gera risco de contaminação ambiental, enquanto no Bauru, é comum seu represamento para dessedentação do gado. Os solos das veredas do Bauru são utilizados com freqüência para pastagem nativa, os da Chapada, são mantidos sem uso. A cor preta ou cinzenta dos solos é um atributo de fácil identificação no campo para delimitar tais ambientes.Editora da UFLA2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014Ciência e Agrotecnologia v.30 n.2 2006reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542006000200014info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Marcus Vinícius VieitasCuri,NiltonMotta,Paulo Emílio Ferreira daVitorino,Antonio Carlos TadeuFerreira,Mozart MartinsSilva,Marx Leandro Navespor2008-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542006000200014Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:29:51.653517Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
spellingShingle Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
Ramos,Marcus Vinícius Vieitas
Ambiente
nascentes
cerrado
solos hidromórficos
title_short Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_full Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_fullStr Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_full_unstemmed Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_sort Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
author Ramos,Marcus Vinícius Vieitas
author_facet Ramos,Marcus Vinícius Vieitas
Curi,Nilton
Motta,Paulo Emílio Ferreira da
Vitorino,Antonio Carlos Tadeu
Ferreira,Mozart Martins
Silva,Marx Leandro Naves
author_role author
author2 Curi,Nilton
Motta,Paulo Emílio Ferreira da
Vitorino,Antonio Carlos Tadeu
Ferreira,Mozart Martins
Silva,Marx Leandro Naves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Marcus Vinícius Vieitas
Curi,Nilton
Motta,Paulo Emílio Ferreira da
Vitorino,Antonio Carlos Tadeu
Ferreira,Mozart Martins
Silva,Marx Leandro Naves
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente
nascentes
cerrado
solos hidromórficos
topic Ambiente
nascentes
cerrado
solos hidromórficos
description Sendo as veredas importantes reguladores do equilíbrio dos cursos d'água da região dos cerrados, objetivou-se caracterizar e comparar solo, água e tipo de uso destes ambientes nas superfícies geomórficas Chapadas e Arenito Bauru. Foram coletadas amostras dos solos e da água, das veredas. O uso foi analisado por observações de campo e entrevistas com proprietários rurais. As veredas apresentam solos hidromórficos em toda a sua extensão, havendo maior homogeneidade no Bauru. Do terço superior em direção ao terço inferior, a drenagem piora, e são maiores os teores de argila, matéria orgânica e fertilidade natural. As veredas do Bauru apresentam melhor drenagem, maior fertilidade, menores teores de matéria orgânica de argila. A água enquadrou-se na classe 4, principalmente em função da cor, acompanhando variações do teor de matéria orgânica do solo. Nas veredas da Chapada, o uso da água na agricultura gera risco de contaminação ambiental, enquanto no Bauru, é comum seu represamento para dessedentação do gado. Os solos das veredas do Bauru são utilizados com freqüência para pastagem nativa, os da Chapada, são mantidos sem uso. A cor preta ou cinzenta dos solos é um atributo de fácil identificação no campo para delimitar tais ambientes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542006000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.30 n.2 2006
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874962665766912