Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Curi, Nilton, Motta, Paulo Emílio Ferreira da, Vitorino, Antonio Carlos Tadeu, Ferreira, Mozart Martins, Silva, Marx Leandro Naves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6199
Resumo: Sendo as veredas importantes reguladores do equilíbrio dos cursos d'água da região dos cerrados, objetivou-se caracterizar e comparar solo, água e tipo de uso destes ambientes nas superfícies geomórficas Chapadas e Arenito Bauru. Foram coletadas amostras dos solos e da água, das veredas. O uso foi analisado por observações de campo e entrevistas com proprietários rurais. As veredas apresentam solos hidromórficos em toda a sua extensão, havendo maior homogeneidade no Bauru. Do terço superior em direção ao terço inferior, a drenagem piora, e são maiores os teores de argila, matéria orgânica e fertilidade natural. As veredas do Bauru apresentam melhor drenagem, maior fertilidade, menores teores de matéria orgânica de argila. A água enquadrou-se na classe 4, principalmente em função da cor, acompanhando variações do teor de matéria orgânica do solo. Nas veredas da Chapada, o uso da água na agricultura gera risco de contaminação ambiental, enquanto no Bauru, é comum seu represamento para dessedentação do gado. Os solos das veredas do Bauru são utilizados com freqüência para pastagem nativa, os da Chapada, são mantidos sem uso. A cor preta ou cinzenta dos solos é um atributo de fácil identificação no campo para delimitar tais ambientes.
id UFLA_c7c6980a14c7541a462664cfa01ca9ac
oai_identifier_str oai:localhost:1/6199
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Veredas do triângulo mineiro: solos, água e usoAmbienteNascentesCerradoSolos hidromórficosSendo as veredas importantes reguladores do equilíbrio dos cursos d'água da região dos cerrados, objetivou-se caracterizar e comparar solo, água e tipo de uso destes ambientes nas superfícies geomórficas Chapadas e Arenito Bauru. Foram coletadas amostras dos solos e da água, das veredas. O uso foi analisado por observações de campo e entrevistas com proprietários rurais. As veredas apresentam solos hidromórficos em toda a sua extensão, havendo maior homogeneidade no Bauru. Do terço superior em direção ao terço inferior, a drenagem piora, e são maiores os teores de argila, matéria orgânica e fertilidade natural. As veredas do Bauru apresentam melhor drenagem, maior fertilidade, menores teores de matéria orgânica de argila. A água enquadrou-se na classe 4, principalmente em função da cor, acompanhando variações do teor de matéria orgânica do solo. Nas veredas da Chapada, o uso da água na agricultura gera risco de contaminação ambiental, enquanto no Bauru, é comum seu represamento para dessedentação do gado. Os solos das veredas do Bauru são utilizados com freqüência para pastagem nativa, os da Chapada, são mantidos sem uso. A cor preta ou cinzenta dos solos é um atributo de fácil identificação no campo para delimitar tais ambientes.Editora da Universidade Federal de Lavras2006-04-012015-04-30T13:33:43Z2015-04-30T13:33:43Z2015-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014RAMOS, M. V. V. et al. Veredas do Triângulo Mineiro: solos, água e uso. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 30, n. 2 , p. 283-293, mar. 2006.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6199Ciência e Agrotecnologia v.30 n.2 2006reponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLARamos, Marcus Vinícius VieitasCuri, NiltonMotta, Paulo Emílio Ferreira daVitorino, Antonio Carlos TadeuFerreira, Mozart MartinsSilva, Marx Leandro Navesporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-26T20:15:10Zoai:localhost:1/6199Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-09-26T20:15:10Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
spellingShingle Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
Ambiente
Nascentes
Cerrado
Solos hidromórficos
title_short Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_full Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_fullStr Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_full_unstemmed Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
title_sort Veredas do triângulo mineiro: solos, água e uso
author Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
author_facet Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
Curi, Nilton
Motta, Paulo Emílio Ferreira da
Vitorino, Antonio Carlos Tadeu
Ferreira, Mozart Martins
Silva, Marx Leandro Naves
author_role author
author2 Curi, Nilton
Motta, Paulo Emílio Ferreira da
Vitorino, Antonio Carlos Tadeu
Ferreira, Mozart Martins
Silva, Marx Leandro Naves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marcus Vinícius Vieitas
Curi, Nilton
Motta, Paulo Emílio Ferreira da
Vitorino, Antonio Carlos Tadeu
Ferreira, Mozart Martins
Silva, Marx Leandro Naves
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente
Nascentes
Cerrado
Solos hidromórficos
topic Ambiente
Nascentes
Cerrado
Solos hidromórficos
description Sendo as veredas importantes reguladores do equilíbrio dos cursos d'água da região dos cerrados, objetivou-se caracterizar e comparar solo, água e tipo de uso destes ambientes nas superfícies geomórficas Chapadas e Arenito Bauru. Foram coletadas amostras dos solos e da água, das veredas. O uso foi analisado por observações de campo e entrevistas com proprietários rurais. As veredas apresentam solos hidromórficos em toda a sua extensão, havendo maior homogeneidade no Bauru. Do terço superior em direção ao terço inferior, a drenagem piora, e são maiores os teores de argila, matéria orgânica e fertilidade natural. As veredas do Bauru apresentam melhor drenagem, maior fertilidade, menores teores de matéria orgânica de argila. A água enquadrou-se na classe 4, principalmente em função da cor, acompanhando variações do teor de matéria orgânica do solo. Nas veredas da Chapada, o uso da água na agricultura gera risco de contaminação ambiental, enquanto no Bauru, é comum seu represamento para dessedentação do gado. Os solos das veredas do Bauru são utilizados com freqüência para pastagem nativa, os da Chapada, são mantidos sem uso. A cor preta ou cinzenta dos solos é um atributo de fácil identificação no campo para delimitar tais ambientes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
2015-04-30T13:33:43Z
2015-04-30T13:33:43Z
2015-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014
RAMOS, M. V. V. et al. Veredas do Triângulo Mineiro: solos, água e uso. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 30, n. 2 , p. 283-293, mar. 2006.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6199
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000200014
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/6199
identifier_str_mv RAMOS, M. V. V. et al. Veredas do Triângulo Mineiro: solos, água e uso. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 30, n. 2 , p. 283-293, mar. 2006.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Lavras
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.30 n.2 2006
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550125539950592