Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Adolpho Marlon Antoniol de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Oliveira,Newton Tavares Escocard de, Thiebaut,José Tarcísio Lima, Melo,Thiago Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000200036
Resumo: Avaliou-se o efeito de temperatura de estocagem e tipo de embalagem, na qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica, Temminck & Schlegel, 1849), no 5º, 10º, 15º e 20º dias experimentais. Utilizaram-se 192 ovos de codornas japonesas em delineamento experimental inteiramente casualizado e esquema de parcelas subdivididas, com vinte e quatro tratamentos e oito repetições de um ovo por unidade experimental. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas temperaturas de estocagem (ambiente e sob refrigeração) versus três tipos de embalagem (papel, isopor e plástico), casualizada nas parcelas, versus quatro tempos (5º, 10º, 15º e 20º dias de estocagem), alocados nas subparcelas. As variáveis estudadas foram perda de peso (PP), em porcentagem, altura de albume (AA), em milímetros, e unidade Haugh (UH). Com o aumento do tempo de estocagem, houve redução da altura de albume e da unidade Haugh e aumento da perda de peso de ovos de codornas japonesas, armazenados sob temperatura ambiente. No decorrer do período de estocagem, os valores médios de altura de albume e unidade Haugh de ovos de codornas japonesas, estocados sob refrigeração foram maiores do que as respectivas médias de altura de albume e unidade Haugh de ovos estocados sob temperatura ambiente. O uso da embalagem de isopor proporcionou menor perda de peso dos ovos do que o uso das embalagens de papel e de plástico, independente do tempo e da temperatura de estocagem.
id UFLA-2_20785474373ffd3df5bb0bf0d8d7f400
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542008000200036
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)Altura de albumecodorna japonesaqualidade de ovounidade Haughvida de prateleiraAvaliou-se o efeito de temperatura de estocagem e tipo de embalagem, na qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica, Temminck & Schlegel, 1849), no 5º, 10º, 15º e 20º dias experimentais. Utilizaram-se 192 ovos de codornas japonesas em delineamento experimental inteiramente casualizado e esquema de parcelas subdivididas, com vinte e quatro tratamentos e oito repetições de um ovo por unidade experimental. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas temperaturas de estocagem (ambiente e sob refrigeração) versus três tipos de embalagem (papel, isopor e plástico), casualizada nas parcelas, versus quatro tempos (5º, 10º, 15º e 20º dias de estocagem), alocados nas subparcelas. As variáveis estudadas foram perda de peso (PP), em porcentagem, altura de albume (AA), em milímetros, e unidade Haugh (UH). Com o aumento do tempo de estocagem, houve redução da altura de albume e da unidade Haugh e aumento da perda de peso de ovos de codornas japonesas, armazenados sob temperatura ambiente. No decorrer do período de estocagem, os valores médios de altura de albume e unidade Haugh de ovos de codornas japonesas, estocados sob refrigeração foram maiores do que as respectivas médias de altura de albume e unidade Haugh de ovos estocados sob temperatura ambiente. O uso da embalagem de isopor proporcionou menor perda de peso dos ovos do que o uso das embalagens de papel e de plástico, independente do tempo e da temperatura de estocagem.Editora da UFLA2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000200036Ciência e Agrotecnologia v.32 n.2 2008reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542008000200036info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Adolpho Marlon Antoniol deOliveira,Newton Tavares Escocard deThiebaut,José Tarcísio LimaMelo,Thiago Vasconcelospor2008-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542008000200036Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:30:20.698961Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
title Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
spellingShingle Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
Moura,Adolpho Marlon Antoniol de
Altura de albume
codorna japonesa
qualidade de ovo
unidade Haugh
vida de prateleira
title_short Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
title_full Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
title_fullStr Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
title_full_unstemmed Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
title_sort Efeito da temperatura de estocagem e do tipo de embalagem sobre a qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica)
author Moura,Adolpho Marlon Antoniol de
author_facet Moura,Adolpho Marlon Antoniol de
Oliveira,Newton Tavares Escocard de
Thiebaut,José Tarcísio Lima
Melo,Thiago Vasconcelos
author_role author
author2 Oliveira,Newton Tavares Escocard de
Thiebaut,José Tarcísio Lima
Melo,Thiago Vasconcelos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,Adolpho Marlon Antoniol de
Oliveira,Newton Tavares Escocard de
Thiebaut,José Tarcísio Lima
Melo,Thiago Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Altura de albume
codorna japonesa
qualidade de ovo
unidade Haugh
vida de prateleira
topic Altura de albume
codorna japonesa
qualidade de ovo
unidade Haugh
vida de prateleira
description Avaliou-se o efeito de temperatura de estocagem e tipo de embalagem, na qualidade interna de ovos de codornas japonesas (Coturnix japonica, Temminck & Schlegel, 1849), no 5º, 10º, 15º e 20º dias experimentais. Utilizaram-se 192 ovos de codornas japonesas em delineamento experimental inteiramente casualizado e esquema de parcelas subdivididas, com vinte e quatro tratamentos e oito repetições de um ovo por unidade experimental. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de duas temperaturas de estocagem (ambiente e sob refrigeração) versus três tipos de embalagem (papel, isopor e plástico), casualizada nas parcelas, versus quatro tempos (5º, 10º, 15º e 20º dias de estocagem), alocados nas subparcelas. As variáveis estudadas foram perda de peso (PP), em porcentagem, altura de albume (AA), em milímetros, e unidade Haugh (UH). Com o aumento do tempo de estocagem, houve redução da altura de albume e da unidade Haugh e aumento da perda de peso de ovos de codornas japonesas, armazenados sob temperatura ambiente. No decorrer do período de estocagem, os valores médios de altura de albume e unidade Haugh de ovos de codornas japonesas, estocados sob refrigeração foram maiores do que as respectivas médias de altura de albume e unidade Haugh de ovos estocados sob temperatura ambiente. O uso da embalagem de isopor proporcionou menor perda de peso dos ovos do que o uso das embalagens de papel e de plástico, independente do tempo e da temperatura de estocagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000200036
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000200036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542008000200036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.32 n.2 2008
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874964906573824