Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flori,José Egídio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Scarpare Filho,João Alexio, Resende,Geraldo Milanez de, Gava,Carlos Alberto Tuão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100005
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar algumas correlações entre as características da planta em bananeira 'Prata-Anã' grupo genômico (AAB) conduzidas de uma forma diferente da tradicional e em diferentes épocas no período de fevereiro de 2002 a janeiro de 2003. O experimento foi instalado na Fazenda Reunidas FLL Ltda em uma área cultivada com a cultura da bananeira com cinco anos de idade e plantadas no espaçamento de 3,5 m x 2,0 m, no município de Cristais Paulista SP. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado no esquema de parcelas subdivididas, com três repetições, sendo as parcelas constituídas pelos tipos de manejos (M1) planta-filha desenvolvida sem a planta-mãe, a qual teve o pseudocaule retirado logo após a emissão floral e (M2) planta-filha e planta-mãe desenvolvidas normalmente até a colheita de seus cachos (manejo convencional). As subparcelas foram constituídas por doze épocas de seleção da planta-filha (fev./02 a jan./03). Avaliou-se as características circunferência do pseudocaule, peso do cacho das plantas-mãe e filhas e o ciclo vegetativo da planta-filha. De acordo com as análises das variáveis avaliadas, observou-se correlação positiva entre as circunferências dos pseudacaules das plantas-mãe e plantas-filha, correlação positiva entre a circunferência do pseudocaule da planta-mãe e o peso do seu cacho, porém esta correlação não foi significativa na planta-filha, os pesos dos cachos das plantas-mãe e plantas-filha não foram correlacionados entre si, o ciclo vegetativo das plantas-filha correlacionou-se negativamente com a circunferência do pseudocaule das mesmas e os manejos nas touceiras (M1) e (M2) e as épocas de seleção da planta-filha não afetaram as correlações avaliadas neste trabalho.
id UFLA-2_58328fdfcf9f4605bfb61912f30de393
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542007000100005
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'Musa ssp (AAB)programação de colheitapseudocauleO objetivo deste trabalho foi avaliar algumas correlações entre as características da planta em bananeira 'Prata-Anã' grupo genômico (AAB) conduzidas de uma forma diferente da tradicional e em diferentes épocas no período de fevereiro de 2002 a janeiro de 2003. O experimento foi instalado na Fazenda Reunidas FLL Ltda em uma área cultivada com a cultura da bananeira com cinco anos de idade e plantadas no espaçamento de 3,5 m x 2,0 m, no município de Cristais Paulista SP. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado no esquema de parcelas subdivididas, com três repetições, sendo as parcelas constituídas pelos tipos de manejos (M1) planta-filha desenvolvida sem a planta-mãe, a qual teve o pseudocaule retirado logo após a emissão floral e (M2) planta-filha e planta-mãe desenvolvidas normalmente até a colheita de seus cachos (manejo convencional). As subparcelas foram constituídas por doze épocas de seleção da planta-filha (fev./02 a jan./03). Avaliou-se as características circunferência do pseudocaule, peso do cacho das plantas-mãe e filhas e o ciclo vegetativo da planta-filha. De acordo com as análises das variáveis avaliadas, observou-se correlação positiva entre as circunferências dos pseudacaules das plantas-mãe e plantas-filha, correlação positiva entre a circunferência do pseudocaule da planta-mãe e o peso do seu cacho, porém esta correlação não foi significativa na planta-filha, os pesos dos cachos das plantas-mãe e plantas-filha não foram correlacionados entre si, o ciclo vegetativo das plantas-filha correlacionou-se negativamente com a circunferência do pseudocaule das mesmas e os manejos nas touceiras (M1) e (M2) e as épocas de seleção da planta-filha não afetaram as correlações avaliadas neste trabalho.Editora da UFLA2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100005Ciência e Agrotecnologia v.31 n.1 2007reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542007000100005info:eu-repo/semantics/openAccessFlori,José EgídioScarpare Filho,João AlexioResende,Geraldo Milanez deGava,Carlos Alberto Tuãopor2007-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542007000100005Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:29:59.804430Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
title Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
spellingShingle Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
Flori,José Egídio
Musa ssp (AAB)
programação de colheita
pseudocaule
title_short Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
title_full Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
title_fullStr Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
title_full_unstemmed Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
title_sort Correlações entre características morfológicas e produtivas em bananeira 'Prata-anã'
author Flori,José Egídio
author_facet Flori,José Egídio
Scarpare Filho,João Alexio
Resende,Geraldo Milanez de
Gava,Carlos Alberto Tuão
author_role author
author2 Scarpare Filho,João Alexio
Resende,Geraldo Milanez de
Gava,Carlos Alberto Tuão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flori,José Egídio
Scarpare Filho,João Alexio
Resende,Geraldo Milanez de
Gava,Carlos Alberto Tuão
dc.subject.por.fl_str_mv Musa ssp (AAB)
programação de colheita
pseudocaule
topic Musa ssp (AAB)
programação de colheita
pseudocaule
description O objetivo deste trabalho foi avaliar algumas correlações entre as características da planta em bananeira 'Prata-Anã' grupo genômico (AAB) conduzidas de uma forma diferente da tradicional e em diferentes épocas no período de fevereiro de 2002 a janeiro de 2003. O experimento foi instalado na Fazenda Reunidas FLL Ltda em uma área cultivada com a cultura da bananeira com cinco anos de idade e plantadas no espaçamento de 3,5 m x 2,0 m, no município de Cristais Paulista SP. O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado no esquema de parcelas subdivididas, com três repetições, sendo as parcelas constituídas pelos tipos de manejos (M1) planta-filha desenvolvida sem a planta-mãe, a qual teve o pseudocaule retirado logo após a emissão floral e (M2) planta-filha e planta-mãe desenvolvidas normalmente até a colheita de seus cachos (manejo convencional). As subparcelas foram constituídas por doze épocas de seleção da planta-filha (fev./02 a jan./03). Avaliou-se as características circunferência do pseudocaule, peso do cacho das plantas-mãe e filhas e o ciclo vegetativo da planta-filha. De acordo com as análises das variáveis avaliadas, observou-se correlação positiva entre as circunferências dos pseudacaules das plantas-mãe e plantas-filha, correlação positiva entre a circunferência do pseudocaule da planta-mãe e o peso do seu cacho, porém esta correlação não foi significativa na planta-filha, os pesos dos cachos das plantas-mãe e plantas-filha não foram correlacionados entre si, o ciclo vegetativo das plantas-filha correlacionou-se negativamente com a circunferência do pseudocaule das mesmas e os manejos nas touceiras (M1) e (M2) e as épocas de seleção da planta-filha não afetaram as correlações avaliadas neste trabalho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542007000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.31 n.1 2007
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874963138674688