Avaliação de algumas características pós-colheita e índice de aceitação pelos consumidores de novas cultivares de banana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Lair Victor
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Oliveira e Silva,Sebastião de, Alves,Elio José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000300002
Resumo: RESUMO - As cultivares Nam, Pioneira, Caipira, SH 3640, FHIA 01, FHIA 18, Mysore, Nanicão, Grande Naine, Maçã, Prata e Prata Anã foram avaliadas quanto às características de pós-colheita (longevidade pós-colheita, período de comercialização e resistência ao despencamento dos frutos), aspectos visuais (tamanho do fruto e coloração da casca e da polpa), índice de aceitação pelos consumidores por meio da degustação da fruta madura (sabor, aroma, consistência da polpa e semelhança de sabor e aroma com as cultivares tradicionais Prata, Prata Anã, Maçã e Nanicão). O trabalho foi conduzido por meio de ensaios de laboratório usando 6 pencas de bananas de cada cultivar e entrevistas após os testes de degustação com 80 consumidores de Lavras e Maria da Fé-MG), no período de outubro de 2000 a abril de 2001. Pelos resultados, verifica-se que, quanto aos aspectos visuais, somente a cv. Caipira obteve baixo índice de aceitação pelos consumidores (< 50%). Quanto às características de pós-colheita, destacaram-se as cultivares Prata Anã, Maçã, Prata e SH 3640, com maiores longevidade pós-colheita e período de comercialização. Somente a cv. Mysore apresentou resistência ao despencamento dos frutos no ponto ideal de consumo, ao passo que as cultivares Maçã, Nam, Caipira e SH 3640 foram moderadamente resistentes e as demais, não resistentes. As cultivares Prata, Maçã, Prata Anã e SH 3640 obtiveram os maiores índices de aceitação pelos consumidores com base no sabor e aroma e a cv. Caipira, o menor. A cv. SH 3640 foi considerada de sabor e aroma semelhantes aos da 'Prata' e 'Prata Anã' por 92,8% dos consumidores e obteve cerca de 45% da preferência, em relação a essas mesmas cultivares, e 85% a 'Nanicão'.
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