Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência e Agrotecnologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542004000500023 |
Resumo: | Ensaios de captura-recaptura constituem técnica amostral comumente utilizada para estimar o tamanho e outros componentes da dinâmica de uma população. Neste artigo, o objetivo foi estimar a rotatividade (entrada e saída) da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras-MG. O período estudado inclui a última semana de agosto até a segunda semana de setembro de 2002, que coincidiu com as férias semestrais. Foram utilizados modelos generalizados Poisson (log-lineares), segundo apresentado por Cormack (1989). Tais modelos requerem registros de cada indivíduo e sua história de captura anterior, compondo grupos mutuamente exclusivos com a mesma história de captura. As placas dos veículos foram utilizadas em sua marcação. Não foi detectada qualquer fonte de interação significativa entre as recapturas, o que indica uma população fechada geográfica e demograficamente. Estimativas pontuais para o tamanho da frota apresentaram valor próximo de 6.000 veículos; no entanto, os intervalos de confiança foram muito amplos. Sugere-se que modelos mais parcimoniosos (de população fechada) resultam em estimativas mais precisas do tamanho da frota. |
id |
UFLA-2_d942cc3aa08e4bf48f4e4355fc0e4f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-70542004000500023 |
network_acronym_str |
UFLA-2 |
network_name_str |
Ciência e Agrotecnologia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MGCaptura-recapturaModelo linear generalizadoModelo de CormackEnsaios de captura-recaptura constituem técnica amostral comumente utilizada para estimar o tamanho e outros componentes da dinâmica de uma população. Neste artigo, o objetivo foi estimar a rotatividade (entrada e saída) da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras-MG. O período estudado inclui a última semana de agosto até a segunda semana de setembro de 2002, que coincidiu com as férias semestrais. Foram utilizados modelos generalizados Poisson (log-lineares), segundo apresentado por Cormack (1989). Tais modelos requerem registros de cada indivíduo e sua história de captura anterior, compondo grupos mutuamente exclusivos com a mesma história de captura. As placas dos veículos foram utilizadas em sua marcação. Não foi detectada qualquer fonte de interação significativa entre as recapturas, o que indica uma população fechada geográfica e demograficamente. Estimativas pontuais para o tamanho da frota apresentaram valor próximo de 6.000 veículos; no entanto, os intervalos de confiança foram muito amplos. Sugere-se que modelos mais parcimoniosos (de população fechada) resultam em estimativas mais precisas do tamanho da frota.Editora da UFLA2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542004000500023Ciência e Agrotecnologia v.28 n.5 2004reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542004000500023info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,José Otaviano deBueno Filho,Júlio Sílvio de Sousapor2010-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542004000500023Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:29:37.253712Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG |
title |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG |
spellingShingle |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG Oliveira,José Otaviano de Captura-recaptura Modelo linear generalizado Modelo de Cormack |
title_short |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG |
title_full |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG |
title_fullStr |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG |
title_full_unstemmed |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG |
title_sort |
Dinâmica da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras, MG |
author |
Oliveira,José Otaviano de |
author_facet |
Oliveira,José Otaviano de Bueno Filho,Júlio Sílvio de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Bueno Filho,Júlio Sílvio de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,José Otaviano de Bueno Filho,Júlio Sílvio de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Captura-recaptura Modelo linear generalizado Modelo de Cormack |
topic |
Captura-recaptura Modelo linear generalizado Modelo de Cormack |
description |
Ensaios de captura-recaptura constituem técnica amostral comumente utilizada para estimar o tamanho e outros componentes da dinâmica de uma população. Neste artigo, o objetivo foi estimar a rotatividade (entrada e saída) da frota de veículos que estacionam no centro de Lavras-MG. O período estudado inclui a última semana de agosto até a segunda semana de setembro de 2002, que coincidiu com as férias semestrais. Foram utilizados modelos generalizados Poisson (log-lineares), segundo apresentado por Cormack (1989). Tais modelos requerem registros de cada indivíduo e sua história de captura anterior, compondo grupos mutuamente exclusivos com a mesma história de captura. As placas dos veículos foram utilizadas em sua marcação. Não foi detectada qualquer fonte de interação significativa entre as recapturas, o que indica uma população fechada geográfica e demograficamente. Estimativas pontuais para o tamanho da frota apresentaram valor próximo de 6.000 veículos; no entanto, os intervalos de confiança foram muito amplos. Sugere-se que modelos mais parcimoniosos (de população fechada) resultam em estimativas mais precisas do tamanho da frota. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542004000500023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542004000500023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-70542004000500023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFLA |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFLA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência e Agrotecnologia v.28 n.5 2004 reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online) instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Ciência e Agrotecnologia (Online) |
collection |
Ciência e Agrotecnologia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br |
_version_ |
1799874961584685056 |