Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Vander Bruno dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de, Silva,Fabyano Fonseca e, Freato,Thiago Archangelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500032
Resumo: Com o objetivo de avaliar curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápias em função dos pesos de abate, um experimento foi conduzido no setor de piscicultura da Universidade Federal de Lavras, M.G.- Brasil. Foram avaliados 362 peixes da linhagem Chitralada e 345 da Supreme, pesando entre 1,7 e 800 g. Com o crescimento dos animais, amostras aleatórias foram tomadas, sendo os peixes abatidos, pesados e submetidos à avaliação morfométrica. Foram ajustados diferentes modelos de crescimento de medidas corporais em função do peso de abate. Pequenas diferenças entre os ajustes dos modelos foram encontradas para o valor assintótico (A) e grandes diferenças para a taxa de crescimento relativo à maturidade (K) para todas as medidas. Os modelos de Brody e Logístico apresentaram maiores diferenças, ficando os modelos de Gompertz e von Bertalanffy em posição intermediária. A linhagem Supreme obteve valores de "A" ligeiramente maiores, para o comprimento padrão (CP), e ligeiramente menores, para a altura do corpo, em relação aos valores obtidos pela linhagem Chitralada, e essa apresentou maior "K" para a relação comprimento da cabeça/comprimento padrão. Conclui-se que os modelos não lineares de Gompertz, Brody, von Bertalanffy e Logístico descrevem adequadamente o crescimento morfométrico de tilápias do Nilo em função do peso corporal, sendo mais indicados os modelos de Gompertz e von Bertalanffy, tanto para a linhagem Chitralada quanto para a Supreme, considerando que foram pequenas as diferenças existentes entre as duas linhagens.
id UFLA-2_dbbff25b5cb5dd0c1c91bc4fdbf85f7a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542007000500032
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)Chitraladamedidas morfométricasSupremeTailandesaCom o objetivo de avaliar curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápias em função dos pesos de abate, um experimento foi conduzido no setor de piscicultura da Universidade Federal de Lavras, M.G.- Brasil. Foram avaliados 362 peixes da linhagem Chitralada e 345 da Supreme, pesando entre 1,7 e 800 g. Com o crescimento dos animais, amostras aleatórias foram tomadas, sendo os peixes abatidos, pesados e submetidos à avaliação morfométrica. Foram ajustados diferentes modelos de crescimento de medidas corporais em função do peso de abate. Pequenas diferenças entre os ajustes dos modelos foram encontradas para o valor assintótico (A) e grandes diferenças para a taxa de crescimento relativo à maturidade (K) para todas as medidas. Os modelos de Brody e Logístico apresentaram maiores diferenças, ficando os modelos de Gompertz e von Bertalanffy em posição intermediária. A linhagem Supreme obteve valores de "A" ligeiramente maiores, para o comprimento padrão (CP), e ligeiramente menores, para a altura do corpo, em relação aos valores obtidos pela linhagem Chitralada, e essa apresentou maior "K" para a relação comprimento da cabeça/comprimento padrão. Conclui-se que os modelos não lineares de Gompertz, Brody, von Bertalanffy e Logístico descrevem adequadamente o crescimento morfométrico de tilápias do Nilo em função do peso corporal, sendo mais indicados os modelos de Gompertz e von Bertalanffy, tanto para a linhagem Chitralada quanto para a Supreme, considerando que foram pequenas as diferenças existentes entre as duas linhagens.Editora da UFLA2007-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500032Ciência e Agrotecnologia v.31 n.5 2007reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542007000500032info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Vander Bruno dosFreitas,Rilke Tadeu Fonseca deSilva,Fabyano Fonseca eFreato,Thiago Archangelopor2007-10-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542007000500032Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:30:11.676439Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
title Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
spellingShingle Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
Santos,Vander Bruno dos
Chitralada
medidas morfométricas
Supreme
Tailandesa
title_short Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
title_full Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
title_fullStr Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
title_full_unstemmed Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
title_sort Avaliação de curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus)
author Santos,Vander Bruno dos
author_facet Santos,Vander Bruno dos
Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
Silva,Fabyano Fonseca e
Freato,Thiago Archangelo
author_role author
author2 Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
Silva,Fabyano Fonseca e
Freato,Thiago Archangelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Vander Bruno dos
Freitas,Rilke Tadeu Fonseca de
Silva,Fabyano Fonseca e
Freato,Thiago Archangelo
dc.subject.por.fl_str_mv Chitralada
medidas morfométricas
Supreme
Tailandesa
topic Chitralada
medidas morfométricas
Supreme
Tailandesa
description Com o objetivo de avaliar curvas de crescimento morfométrico de linhagens de tilápias em função dos pesos de abate, um experimento foi conduzido no setor de piscicultura da Universidade Federal de Lavras, M.G.- Brasil. Foram avaliados 362 peixes da linhagem Chitralada e 345 da Supreme, pesando entre 1,7 e 800 g. Com o crescimento dos animais, amostras aleatórias foram tomadas, sendo os peixes abatidos, pesados e submetidos à avaliação morfométrica. Foram ajustados diferentes modelos de crescimento de medidas corporais em função do peso de abate. Pequenas diferenças entre os ajustes dos modelos foram encontradas para o valor assintótico (A) e grandes diferenças para a taxa de crescimento relativo à maturidade (K) para todas as medidas. Os modelos de Brody e Logístico apresentaram maiores diferenças, ficando os modelos de Gompertz e von Bertalanffy em posição intermediária. A linhagem Supreme obteve valores de "A" ligeiramente maiores, para o comprimento padrão (CP), e ligeiramente menores, para a altura do corpo, em relação aos valores obtidos pela linhagem Chitralada, e essa apresentou maior "K" para a relação comprimento da cabeça/comprimento padrão. Conclui-se que os modelos não lineares de Gompertz, Brody, von Bertalanffy e Logístico descrevem adequadamente o crescimento morfométrico de tilápias do Nilo em função do peso corporal, sendo mais indicados os modelos de Gompertz e von Bertalanffy, tanto para a linhagem Chitralada quanto para a Supreme, considerando que foram pequenas as diferenças existentes entre as duas linhagens.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500032
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542007000500032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.31 n.5 2007
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874964088684544