REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123
Resumo: Discutir a relação entre o preconceito racial e a educação a partir de estudos sobre o preconceito racial na escola, procurando identificar os elementos intrínsecos ao preconceito, presentes nas relações sociais e nas instituições educativas e como eles se constituem na atualidade é uma necessidade premente. A escola, em relação as questões raciais, apresenta ambiguidades, pois, de um lado é vista como um caminho no processo de mobilidade social, e por outro é espaço de relações inter-raciais desfavoráveis para as crianças negras. Entendendo que numa sociedade de classes que produz e reproduz diferenças, o debate acerca de uma educação inclusiva fomenta questões significativas para se pensar a formação cultural e social brasileira, assim como a estrutura educacional que pode criar e recriar relações de discriminação e de preconceito. Dessa forma, é necessário um olhar crítico para desvelar a forma como as práticas permeadas de preconceito e pensamento preconceituoso são construídas no espaço escolar, pois a escola é uma instituição constantemente desafiada por práticas que produzem e reproduzem os conflitos sociais, evidenciando preconceitos, dominação, alienação, intolerâncias e racismos. Para romper esse ciclo é necessário, segundo Horkheimer e Adorno (1985), livrar os homens, das trevas da ignorância e possibilitar a compreensão da sociedade e da cultura, exercendo prática pedagógica crítica que contribua para a transformação social, o esclarecimento e a emancipação.
id UFLA-6_162e9d9c19c061f48e2ac17e8be9b061
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/123
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLAEducaçãoPreconceitoViolência.Discutir a relação entre o preconceito racial e a educação a partir de estudos sobre o preconceito racial na escola, procurando identificar os elementos intrínsecos ao preconceito, presentes nas relações sociais e nas instituições educativas e como eles se constituem na atualidade é uma necessidade premente. A escola, em relação as questões raciais, apresenta ambiguidades, pois, de um lado é vista como um caminho no processo de mobilidade social, e por outro é espaço de relações inter-raciais desfavoráveis para as crianças negras. Entendendo que numa sociedade de classes que produz e reproduz diferenças, o debate acerca de uma educação inclusiva fomenta questões significativas para se pensar a formação cultural e social brasileira, assim como a estrutura educacional que pode criar e recriar relações de discriminação e de preconceito. Dessa forma, é necessário um olhar crítico para desvelar a forma como as práticas permeadas de preconceito e pensamento preconceituoso são construídas no espaço escolar, pois a escola é uma instituição constantemente desafiada por práticas que produzem e reproduzem os conflitos sociais, evidenciando preconceitos, dominação, alienação, intolerâncias e racismos. Para romper esse ciclo é necessário, segundo Horkheimer e Adorno (1985), livrar os homens, das trevas da ignorância e possibilitar a compreensão da sociedade e da cultura, exercendo prática pedagógica crítica que contribua para a transformação social, o esclarecimento e a emancipação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/12310.30905/ded.v3i1.123Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-1392526-849X10.30905/ded.v3i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123/79Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Cândida Alayde de Carvalho2023-12-31T14:04:51Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/123Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:51Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
title REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho
Educação
Preconceito
Violência.
title_short REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
title_full REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
title_sort REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
author Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho
author_facet Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Preconceito
Violência.
topic Educação
Preconceito
Violência.
description Discutir a relação entre o preconceito racial e a educação a partir de estudos sobre o preconceito racial na escola, procurando identificar os elementos intrínsecos ao preconceito, presentes nas relações sociais e nas instituições educativas e como eles se constituem na atualidade é uma necessidade premente. A escola, em relação as questões raciais, apresenta ambiguidades, pois, de um lado é vista como um caminho no processo de mobilidade social, e por outro é espaço de relações inter-raciais desfavoráveis para as crianças negras. Entendendo que numa sociedade de classes que produz e reproduz diferenças, o debate acerca de uma educação inclusiva fomenta questões significativas para se pensar a formação cultural e social brasileira, assim como a estrutura educacional que pode criar e recriar relações de discriminação e de preconceito. Dessa forma, é necessário um olhar crítico para desvelar a forma como as práticas permeadas de preconceito e pensamento preconceituoso são construídas no espaço escolar, pois a escola é uma instituição constantemente desafiada por práticas que produzem e reproduzem os conflitos sociais, evidenciando preconceitos, dominação, alienação, intolerâncias e racismos. Para romper esse ciclo é necessário, segundo Horkheimer e Adorno (1985), livrar os homens, das trevas da ignorância e possibilitar a compreensão da sociedade e da cultura, exercendo prática pedagógica crítica que contribua para a transformação social, o esclarecimento e a emancipação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123
10.30905/ded.v3i1.123
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123
identifier_str_mv 10.30905/ded.v3i1.123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123/79
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139
Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139
Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139
Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139
2526-849X
10.30905/ded.v3i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374506467328