REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123 |
Resumo: | Discutir a relação entre o preconceito racial e a educação a partir de estudos sobre o preconceito racial na escola, procurando identificar os elementos intrínsecos ao preconceito, presentes nas relações sociais e nas instituições educativas e como eles se constituem na atualidade é uma necessidade premente. A escola, em relação as questões raciais, apresenta ambiguidades, pois, de um lado é vista como um caminho no processo de mobilidade social, e por outro é espaço de relações inter-raciais desfavoráveis para as crianças negras. Entendendo que numa sociedade de classes que produz e reproduz diferenças, o debate acerca de uma educação inclusiva fomenta questões significativas para se pensar a formação cultural e social brasileira, assim como a estrutura educacional que pode criar e recriar relações de discriminação e de preconceito. Dessa forma, é necessário um olhar crítico para desvelar a forma como as práticas permeadas de preconceito e pensamento preconceituoso são construídas no espaço escolar, pois a escola é uma instituição constantemente desafiada por práticas que produzem e reproduzem os conflitos sociais, evidenciando preconceitos, dominação, alienação, intolerâncias e racismos. Para romper esse ciclo é necessário, segundo Horkheimer e Adorno (1985), livrar os homens, das trevas da ignorância e possibilitar a compreensão da sociedade e da cultura, exercendo prática pedagógica crítica que contribua para a transformação social, o esclarecimento e a emancipação. |
id |
UFLA-6_162e9d9c19c061f48e2ac17e8be9b061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/123 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLAEducaçãoPreconceitoViolência.Discutir a relação entre o preconceito racial e a educação a partir de estudos sobre o preconceito racial na escola, procurando identificar os elementos intrínsecos ao preconceito, presentes nas relações sociais e nas instituições educativas e como eles se constituem na atualidade é uma necessidade premente. A escola, em relação as questões raciais, apresenta ambiguidades, pois, de um lado é vista como um caminho no processo de mobilidade social, e por outro é espaço de relações inter-raciais desfavoráveis para as crianças negras. Entendendo que numa sociedade de classes que produz e reproduz diferenças, o debate acerca de uma educação inclusiva fomenta questões significativas para se pensar a formação cultural e social brasileira, assim como a estrutura educacional que pode criar e recriar relações de discriminação e de preconceito. Dessa forma, é necessário um olhar crítico para desvelar a forma como as práticas permeadas de preconceito e pensamento preconceituoso são construídas no espaço escolar, pois a escola é uma instituição constantemente desafiada por práticas que produzem e reproduzem os conflitos sociais, evidenciando preconceitos, dominação, alienação, intolerâncias e racismos. Para romper esse ciclo é necessário, segundo Horkheimer e Adorno (1985), livrar os homens, das trevas da ignorância e possibilitar a compreensão da sociedade e da cultura, exercendo prática pedagógica crítica que contribua para a transformação social, o esclarecimento e a emancipação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/12310.30905/ded.v3i1.123Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-1392526-849X10.30905/ded.v3i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123/79Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Cândida Alayde de Carvalho2023-12-31T14:04:51Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/123Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:51Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho Educação Preconceito Violência. |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A FACE OBSCURA DO PRECONCEITO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA |
author |
Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho |
author_facet |
Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Preconceito Violência. |
topic |
Educação Preconceito Violência. |
description |
Discutir a relação entre o preconceito racial e a educação a partir de estudos sobre o preconceito racial na escola, procurando identificar os elementos intrínsecos ao preconceito, presentes nas relações sociais e nas instituições educativas e como eles se constituem na atualidade é uma necessidade premente. A escola, em relação as questões raciais, apresenta ambiguidades, pois, de um lado é vista como um caminho no processo de mobilidade social, e por outro é espaço de relações inter-raciais desfavoráveis para as crianças negras. Entendendo que numa sociedade de classes que produz e reproduz diferenças, o debate acerca de uma educação inclusiva fomenta questões significativas para se pensar a formação cultural e social brasileira, assim como a estrutura educacional que pode criar e recriar relações de discriminação e de preconceito. Dessa forma, é necessário um olhar crítico para desvelar a forma como as práticas permeadas de preconceito e pensamento preconceituoso são construídas no espaço escolar, pois a escola é uma instituição constantemente desafiada por práticas que produzem e reproduzem os conflitos sociais, evidenciando preconceitos, dominação, alienação, intolerâncias e racismos. Para romper esse ciclo é necessário, segundo Horkheimer e Adorno (1985), livrar os homens, das trevas da ignorância e possibilitar a compreensão da sociedade e da cultura, exercendo prática pedagógica crítica que contribua para a transformação social, o esclarecimento e a emancipação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123 10.30905/ded.v3i1.123 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v3i1.123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/123/79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139 Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139 Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139 Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 127-139 2526-849X 10.30905/ded.v3i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374506467328 |