Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478 |
Resumo: | Este texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência. |
id |
UEFS-1_78ff7159f747f91fa3a0d16928dc8aa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/7478 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceitoPreconceito linguísticoBullyingViolência escolarEste texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/747810.13102/cl.v22iEsp..7478A Cor das Letras; v. 22 n. Esp. (2021): Ensino de Língua e Literatura ; 186-2002594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478/614810.13102/rscdauefs.v9i0.3745.s2193Copyright (c) 2021 A Cor das Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Castro, Antonilma Santos 2023-01-02T20:04:19Zoai:ojs3.uefs.br:article/7478Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2023-01-02T20:04:19A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito |
title |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito |
spellingShingle |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito Almeida Castro, Antonilma Santos Preconceito linguístico Bullying Violência escolar |
title_short |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito |
title_full |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito |
title_fullStr |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito |
title_full_unstemmed |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito |
title_sort |
Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito |
author |
Almeida Castro, Antonilma Santos |
author_facet |
Almeida Castro, Antonilma Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Castro, Antonilma Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preconceito linguístico Bullying Violência escolar |
topic |
Preconceito linguístico Bullying Violência escolar |
description |
Este texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478 10.13102/cl.v22iEsp..7478 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v22iEsp..7478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478/6148 10.13102/rscdauefs.v9i0.3745.s2193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 A Cor das Letras https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 A Cor das Letras https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 22 n. Esp. (2021): Ensino de Língua e Literatura ; 186-200 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321161535225856 |