O ensino de literatura e a leitura literária como gestos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Dalva de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/753
Resumo: .
id UFLA-6_1bd4494267c876294f8275d07ba5b25d
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/753
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling O ensino de literatura e a leitura literária como gestos Literatura e ensino, leitura, gesto, rizoma.The purpose of this article is a discussion about the relationship between the teaching of literature and the performance of literary reading as gestures, taking into account its potential for the formation of the literary reader. From this perspective, the objective is to understand how the teaching of literature and reading, as gestures, contribute to a greater perception of the signs that involve the reading praxis from which subjects can emancipate themselves. To this end, the concepts of performance, reading and rhizome will be mobilized, based on Paul Zumthor and Gilles Deleuze, respectively. The text starts from a brief conception of reading in the performative context as a gesture that moves towards rhizomatization. Finally, some considerations will be made highlighting the possibilities and potential of reading as a fundamental gesture in the construction of knowledge. Key-words: Literature and teaching, reading, gesture, rhizome..A proposta deste artigo é uma discussão acerca da relação entre o ensino de literatura e a performance de leitura literária enquanto gestos, levando em conta sua potencialidade para a formação do leitor literário. Nessa perspectiva, objetiva-se compreender como o ensino de literatura e a leitura, enquanto gestos, contribuem para maior percepção dos signos que envolvem a práxis leitora a partir da qual os sujeitos se podem se emancipar. Para tanto, serão mobilizados os conceitos de performance, leitura e de rizoma, a partir de, Paul Zumthor e Gilles Deleuze, respectivamente. O texto parte de uma breve concepção sobre a leitura no âmbito performático enquanto um gesto que segue para a rizomatização. Por fim, algumas considerações serão tecidas sinalizando possibilidades e potencialidades da leitura como gesto fundamental na construção de conhecimento.  EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/75310.30905/rde.v7i1.753Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-753Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-753Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-753Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-7532526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/753/500Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Dalva de Souza2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/753Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
title O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
spellingShingle O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
Lobo, Dalva de Souza
Literatura e ensino, leitura, gesto, rizoma
title_short O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
title_full O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
title_fullStr O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
title_full_unstemmed O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
title_sort O ensino de literatura e a leitura literária como gestos
author Lobo, Dalva de Souza
author_facet Lobo, Dalva de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Dalva de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura e ensino, leitura, gesto, rizoma
topic Literatura e ensino, leitura, gesto, rizoma
description .
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/753
10.30905/rde.v7i1.753
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/753
identifier_str_mv 10.30905/rde.v7i1.753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/753/500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-753
Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-753
Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-753
Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-753
2526-849X
10.30905/rde.v7i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375702892544