Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Antonio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cabral , Marcelle Gonçalves Peçanha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28252
Resumo: In this article, we reflect on the gestures of reading literary texts in Spanish manifested in activities written by a group of students of the Portuguese-Spanish undergraduate course of a Federal University located in Rio de Janeiro. The negotiation with the other's discourse, the enunciative heterogeneity and the expression of subjectivity are presented in different ways in the texts, belonging to different genres, produced by the undergraduates. Different regularities and forms of inscription of the subject-reader in the practices of textualization of literary reading developed in these spaces of additional language teacher training were detected in our analyzes.
id PUC_MINS-6_791512bfccce93be5a604972fa4a4a78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28252
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em LetrasGestos de leituraDiscursoHeterogeneidade enunciativaLiteratura em língua espanholaFormação de professoresIn this article, we reflect on the gestures of reading literary texts in Spanish manifested in activities written by a group of students of the Portuguese-Spanish undergraduate course of a Federal University located in Rio de Janeiro. The negotiation with the other's discourse, the enunciative heterogeneity and the expression of subjectivity are presented in different ways in the texts, belonging to different genres, produced by the undergraduates. Different regularities and forms of inscription of the subject-reader in the practices of textualization of literary reading developed in these spaces of additional language teacher training were detected in our analyzes.Neste artigo, refletimos a respeito dos gestos de leitura de textos literários em língua espanhola, manifestados em atividades escritas por um grupo de estudantes da licenciatura em Letras Português-Espanhol de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. A negociação com o discurso do outro, a heterogeneidade enunciativa e a expressão da subjetividade apresentam-se de modos variados nos textos, pertencentes a diferentes gêneros, produzidos pelos licenciandos. Foram detectadas, em nossa análise, distintas regularidades e formas de inscrição do sujeito-leitor nas práticas de textualização da leitura literária desenvolvidas nesses espaços de formação inicial de professores de línguas adicionais.PUC Minas2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/2825210.5752/P.2358-3428.2023v27n59p264-295Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 264-295Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 264-295Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 264-2952358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28252/20877Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, AntonioCabral , Marcelle Gonçalves Peçanha2023-08-01T13:52:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28252Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2023-08-01T13:52:17Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
title Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
spellingShingle Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
Andrade, Antonio
Gestos de leitura
Discurso
Heterogeneidade enunciativa
Literatura em língua espanhola
Formação de professores
title_short Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
title_full Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
title_fullStr Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
title_full_unstemmed Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
title_sort Gestos de leitura de textos literários em Língua Espanhola na licenciatura em Letras
author Andrade, Antonio
author_facet Andrade, Antonio
Cabral , Marcelle Gonçalves Peçanha
author_role author
author2 Cabral , Marcelle Gonçalves Peçanha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Antonio
Cabral , Marcelle Gonçalves Peçanha
dc.subject.por.fl_str_mv Gestos de leitura
Discurso
Heterogeneidade enunciativa
Literatura em língua espanhola
Formação de professores
topic Gestos de leitura
Discurso
Heterogeneidade enunciativa
Literatura em língua espanhola
Formação de professores
description In this article, we reflect on the gestures of reading literary texts in Spanish manifested in activities written by a group of students of the Portuguese-Spanish undergraduate course of a Federal University located in Rio de Janeiro. The negotiation with the other's discourse, the enunciative heterogeneity and the expression of subjectivity are presented in different ways in the texts, belonging to different genres, produced by the undergraduates. Different regularities and forms of inscription of the subject-reader in the practices of textualization of literary reading developed in these spaces of additional language teacher training were detected in our analyzes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28252
10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p264-295
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28252
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p264-295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28252/20877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 264-295
Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 264-295
Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 264-295
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526822895616