O trabalho pedagógico com imagens na contramão do choque imagético
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/102 |
Resumo: | A produção e a disseminação das imagens audiovisuais pela indústria cultural tem se fortalecido enormemente em tempos de cultura digital. De fato, as imagens fixas e em movimento adquiriram tamanho poderio e onipotência que a interpretação crítica da palavra impressa, historicamente sedimentada, já não é mais suficiente para se relacionar efetivamente com os produtos culturais e com a construção do conhecimento. Assim, além da leitura reflexiva da palavra, a interpretação crítica da forma com que as imagens são produzidas e do conteúdo que expressam tem se tornado indispensável para o processo educativo e para a compreensão e elaboração de novos conceitos por parte de professores e alunos. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e o consumo imagético na contemporaneidade tendo como escopo discutir a utilização das imagens fixas e em movimento como possibilidade de trabalho pedagógico em sala de aula. Palavras-chave: Indústria Cultural; Choque imagético; Prática docente. |
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O trabalho pedagógico com imagens na contramão do choque imagéticoA produção e a disseminação das imagens audiovisuais pela indústria cultural tem se fortalecido enormemente em tempos de cultura digital. De fato, as imagens fixas e em movimento adquiriram tamanho poderio e onipotência que a interpretação crítica da palavra impressa, historicamente sedimentada, já não é mais suficiente para se relacionar efetivamente com os produtos culturais e com a construção do conhecimento. Assim, além da leitura reflexiva da palavra, a interpretação crítica da forma com que as imagens são produzidas e do conteúdo que expressam tem se tornado indispensável para o processo educativo e para a compreensão e elaboração de novos conceitos por parte de professores e alunos. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e o consumo imagético na contemporaneidade tendo como escopo discutir a utilização das imagens fixas e em movimento como possibilidade de trabalho pedagógico em sala de aula. Palavras-chave: Indústria Cultural; Choque imagético; Prática docente. EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/10210.30905/ded.v2i2.102Devir Educação; Bd. 2 Nr. 2 (2018): Devir Educação; 16-32Devir Educação; Vol. 2 No. 2 (2018): Devir Educação; 16-32Devir Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Devir Educação; 16-32Devir Educação; v. 2 n. 2 (2018): Devir Educação; 16-322526-849X10.30905/ded.v2i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/102/72Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Camila Sandim deZuin, Antônio Álvaro Soares2019-04-17T16:12:26Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/102Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-17T16:12:26Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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