Possibilidades de enfrentamento da evasão no curso de licenciatura em educação do campo: a pesquisa enquanto instrumento político e social de transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Duarte, Roberta
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro do Amaral, Débora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/467
Resumo: Este artigo apresenta as ações de enfrentamento da evasão e da descontinuidade dos estudos propostas como resultado de uma pesquisa que buscou compreender os desafios da permanência estudantil no curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Também discute as possibilidades e as dificuldades que emergiram na tentativa de aplicação de algumas dessas ações. Considerando a intervenção como uma das características das pesquisas desenvolvidas em mestrados profissionais, a pesquisa participante apresentou-se como uma opção adequada neste estudo. Para a produção dos dados apresentados neste artigo foram utilizados questionários, entrevistas coletivas e análises compartilhadas, tendo os estudantes do curso como sujeitos ativos em todo o processo. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em Paulo Freire e em teóricos da educação popular e da Educação do Campo. A pesquisa apontou que os desafios da permanência estudantil neste curso articulam-se em uma teia de fatores, cujas motivações podem ser tanto internas quanto externas à Licenciatura em Educação do Campo. Os relatos dos estudantes destacaram o desconhecimento dos discentes e dos próprios docentes em relação aos princípios e concepções desta graduação como uma das principais causas da descontinuidade dos estudos. O estudo mostrou, ademais, que a universidade ainda não está preparada para receber a classe trabalhadora, em especial a camponesa, havendo a necessidade de reinventar-se para dialogar com as especificidades que o meio rural demanda.
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Também discute as possibilidades e as dificuldades que emergiram na tentativa de aplicação de algumas dessas ações. Considerando a intervenção como uma das características das pesquisas desenvolvidas em mestrados profissionais, a pesquisa participante apresentou-se como uma opção adequada neste estudo. Para a produção dos dados apresentados neste artigo foram utilizados questionários, entrevistas coletivas e análises compartilhadas, tendo os estudantes do curso como sujeitos ativos em todo o processo. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em Paulo Freire e em teóricos da educação popular e da Educação do Campo. A pesquisa apontou que os desafios da permanência estudantil neste curso articulam-se em uma teia de fatores, cujas motivações podem ser tanto internas quanto externas à Licenciatura em Educação do Campo. Os relatos dos estudantes destacaram o desconhecimento dos discentes e dos próprios docentes em relação aos princípios e concepções desta graduação como uma das principais causas da descontinuidade dos estudos. O estudo mostrou, ademais, que a universidade ainda não está preparada para receber a classe trabalhadora, em especial a camponesa, havendo a necessidade de reinventar-se para dialogar com as especificidades que o meio rural demanda.This article presents the actions to deal with the evasion and discontinuity of the studies proposed as a result of a research that sought to understand the challenges of student’s stay in the Rural Education College Degree – Federal University of Espírito Santo State (Ufes), in Goiabeiras campus. It debates the possibilities and difficulties that emerged in the attempt to apply some of these actions, as well. Considering the intervention as one of the features of the research developed in a professional Master's degrees, the research presented itself as an adequate option in this study. For the production of the data showed in this article, questionnaires, group interviews and shared analyzes were used with the students of the course as active subjects throughout the process. The theoretical-methodological framework is based on Paulo Freire and on theoreticians of popular education and also Rural Education. The work pointed out that the challenges of a student’s stay in this course are articulated in a web of factors, whose motivations can be both internal and external to the Degree in Rural Education. The students' reports emphasize the lack of knowledge of the students and teachers concerning the principles and concepts of this graduation as one of the main causes of the discontinuity of their studies. The work also showed that the university is not yet prepared to receive the working class, especially the peasants, with the need to reinvent itself to dialogue with the specificities that the rural setting requires.Este artículo presenta las acciones de enfrentamiento del abandono estudiantil y de la discontinuidad de los estudios propuestos como resultado de una investigación que ha buscado comprender los desafíos de la permanencia estudiantil en el curso de Licenciatura en Educación del Campo – campus Goiabeiras de la Universidad Federal de Espírito Santo (Ufes). También se discuten las posibilidades y las dificultades que han emergido con el intento de aplicación de algunas de esas acciones. Considerando la intervención como una de las características de las investigaciones desarrolladas en maestrías profesionales, la investigación participante se presentó como una opción adecuada en este estudio. Para la producción de los datos de este trabajo se utilizaron cuestionarios, entrevistas colectivas y análisis compartidas, teniendo a los estudiantes como sujetos activos en todo el proceso. El marco teórico-metodológico se basa en Paulo Freire y en teóricos de la educación popular y de la Educación del Campo. La investigación señaló que los desafíos de la permanencia estudiantil en ese curso se articulan en una red de factores, cuyas motivaciones pueden ser tanto internas como externas a la Licenciatura en Educación del Campo. Los relatos de los estudiantes destacaron el desconocimiento de los discentes y de los propios docentes con relación a los principios y concepciones de esa licenciatura como una de las principales causas de la discontinuidad de los estudios. Este trabajo ha demostrado, además, que la Universidad todavía no está preparada para recibir a la clase trabajadora, en particular a la campesina, teniendo que reinventarse para dialogar con las especificidades que el medio rural demanda.Este artigo apresenta as ações de enfrentamento da evasão e da descontinuidade dos estudos propostas como resultado de uma pesquisa que buscou compreender os desafios da permanência estudantil no curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Também discute as possibilidades e as dificuldades que emergiram na tentativa de aplicação de algumas dessas ações. Considerando a intervenção como uma das características das pesquisas desenvolvidas em mestrados profissionais, a pesquisa participante apresentou-se como uma opção adequada neste estudo. Para a produção dos dados apresentados neste artigo foram utilizados questionários, entrevistas coletivas e análises compartilhadas, tendo os estudantes do curso como sujeitos ativos em todo o processo. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em Paulo Freire e em teóricos da educação popular e da Educação do Campo. A pesquisa apontou que os desafios da permanência estudantil neste curso articulam-se em uma teia de fatores, cujas motivações podem ser tanto internas quanto externas à Licenciatura em Educação do Campo. Os relatos dos estudantes destacaram o desconhecimento dos discentes e dos próprios docentes em relação aos princípios e concepções desta graduação como uma das principais causas da descontinuidade dos estudos. O estudo mostrou, ademais, que a universidade ainda não está preparada para receber a classe trabalhadora, em especial a camponesa, havendo a necessidade de reinventar-se para dialogar com as especificidades que o meio rural demanda.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestext/htmlapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/46710.30905/rde.v5i2.467Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 104-125Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 104-125Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 104-125Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 104-1252526-849X10.30905/rde.v5i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/467/289https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/467/301Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Duarte, RobertaMonteiro do Amaral, Débora2023-12-31T13:56:06Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/467Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:56:06Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
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