Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo Lima, Juliana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Juliana Maria de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente.
id UFLA-6_3b856deec7bb99f5590731f3b6c82bae
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/549
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores Formação; Estratégias Formativas; Mediação.O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/54910.30905/rde.v6i1.549Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5492526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549/390Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Lima, JulianaAna Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Juliana Maria de Barros2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/549Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
title Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
spellingShingle Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
de Melo Lima, Juliana
Formação; Estratégias Formativas; Mediação.
title_short Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
title_full Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
title_fullStr Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
title_full_unstemmed Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
title_sort Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
author de Melo Lima, Juliana
author_facet de Melo Lima, Juliana
Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Juliana Maria de Barros
author_role author
author2 Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Juliana Maria de Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo Lima, Juliana
Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Juliana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Formação; Estratégias Formativas; Mediação.
topic Formação; Estratégias Formativas; Mediação.
description O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549
10.30905/rde.v6i1.549
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549
identifier_str_mv 10.30905/rde.v6i1.549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549/390
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549
Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549
Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549
Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-549
2526-849X
10.30905/rde.v6i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375226839040