Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente. |
id |
UFLA-6_3b856deec7bb99f5590731f3b6c82bae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/549 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores Formação; Estratégias Formativas; Mediação.O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/54910.30905/rde.v6i1.549Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5492526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549/390Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Melo Lima, JulianaAna Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Juliana Maria de Barros2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/549Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores |
title |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores |
spellingShingle |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores de Melo Lima, Juliana Formação; Estratégias Formativas; Mediação. |
title_short |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores |
title_full |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores |
title_fullStr |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores |
title_full_unstemmed |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores |
title_sort |
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores |
author |
de Melo Lima, Juliana |
author_facet |
de Melo Lima, Juliana Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Juliana Maria de Barros |
author_role |
author |
author2 |
Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Juliana Maria de Barros |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Melo Lima, Juliana Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Juliana Maria de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação; Estratégias Formativas; Mediação. |
topic |
Formação; Estratégias Formativas; Mediação. |
description |
O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549 10.30905/rde.v6i1.549 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v6i1.549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/549/390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549 Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549 Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-549 Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-549 2526-849X 10.30905/rde.v6i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375226839040 |